quinta-feira, 18 de outubro de 2012

OLIVAR LEITE ENTREVISTA MESTRE MÁRCIO CROMADO.





Ele tinha tudo pra não dar certo


Nasceu preto e pobre.

Mas esqueceram de combinar com ele.


Descoberto nas ruas de Botafogo optou por treinar Luta Livre ao invés do Jiu-jitsu, afinal a Luta Livre não precisava de kimono que era caro. Se virou entregando fitas de vídeo clube e outros empregos
Magrinho, sem uma condição física previlégiada, tinha tudo para não vingar como lutador mas a técnica o fez um dos maiores lutadores da arte numa época conturbada, numa época em que usar uma camisa da Luta Livre ou do Jiu-jitsu você estava arriscado a ter que brigar na rua pra voltar com ela pra casa, uma época em que jornalista media as palavras para escrever sobre esse ou aquele lutador.
Uma época onde as diferenças eram tiradas não no diálogo, mas as portas fechadas, sem luvas ou em festas como as que haviam na Ilha dos Pescadores.
Assombrou os campeonatos da época vencendo lutas incriveis, em especial um absoluto contra Alexandre Cacareco, na época com bem mais de 100 kg enquanto ele batia seus 65 kg mais ou menos.

Era minoria...

Numa pelada de basquete recebeu  do Jorge "Joinha" Guimarães um convite pra lutar bem ali no Japão contra uma "molezinha" ali outra aqui; arrebentou!


Fez a transição do Vale Tudo para o MMA se tornando um professor antenado, inteligente e com visão, fundou a RFT, deu novos rumos aos seus pupilos, os orientou a serem atletas, invadiu Brasilia e outras cidades do Brasil, junto com seu pupilo Marcelo Brigadeiro fincou a bandeira da Luta Livre na Inglaterra e em outros Países europeus, com a ajuda de outro pupilo Cyrillo Padilha  invadiu os E.U.A. fundou enfim seu CT como sempre sonhou e que muitos duvidaram dele ser capaz, ajudou muita gente, foi traído, esquecido, sacaneado, mas manteve ao seu lado guerreiros capazes de darem a vida por ele.
Evoluiu de professor para Mestre e se tornou o maior líder da Luta Livre no mundo. 
Criou um exército, o exército da RFT Renovação Fight Team.
Ao seu lado uma mulher com M maiúsculo, a Deya que todos nós amamos.

Eu o respeito, admiro e sou seu fã e o entrevistei mais uma vez para o blog, confira abaixo;


Mestre Márcio Cromado:






1 - Estamos chegando ao fim do ano, qual o balanço que o Mestre faz da Luta Livre no contexto atual?

1) O balanço foi positivo não só no MMA como nas competições de Submision. Para você ter uma ideia, a RFT foi a campeã do Campeonato Internacional esse ano mais uma vez (RISC) seguido por outras equipes também da LL no pódio. No MMA tivemos muito êxito em competições como o Maiquel Falcão vencedor do GP meio-médio e o Betão finalista do Bellator, nossos atletas americanos que venceram duas edições do NAGA, foram tantas vitórias em competições nacionais como no Jungle Fight, Shooto, Bitetti etc.

2 - Se hoje o Mestre fosse apontar os seus principais 5 lutadores a sua linha de frente, como seria essa lista?

2) Primeiramente meu amigo Olivar, sou muito novo ainda, não sou senhor (risos). Sem hipocrisia preciso sempre lembrar e colocar no topo meus grandes escudeiros que fundaram essa equipe e nos fizeram ser quem somos como o Luciano Azevedo, Marcelo Brigadeiro, Felipe Borges, Luis Besouro, Leonardo Chocolate, Cyrillo Padilha, Aritano Barbosa (mesmo que hoje ele nem esteja mais conosco). Me desculpe por não lembrar mais nomes mas sou muito grato a todos. Eles sempre serão nossa linha de frente. Temos uma galera nova vindo por aí, com o espírito e o sangue da renovação tanto aqui no Rio, como em Santa Catarina, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Paraíba do Sul e no exterior em Israel, San Francisco, Oklahoma e Cidade do Panamá, são nossas afiliadas que estão formando campeões com a bandeira da Luta Livre. 


3 - Até agora, quais as lutas de seus pupilos que o Mestre mais gostou e indicaria para alguém ver e curtir?

3) Sem dúvida a luta do Luciano Azevedo contra o José Aldo, Junior PQD contra o Iliarde Santos, Leonardo Chocolate contra Elio Dip e Luis Besouro versus Beição. São grandes lutas.

4 - Fale- nos da academia/CT da RFT em relação aos alunos não profissionais. Como funciona?

4) Temos a maior variedade de aulas em artes marciais na Zona Sul do Rio. A Veja Rio até nos indicou recentemente como uma das melhores academias para treinar artes marciais. Nosso diferencial é que além de turmas para atletas, temos aulas para pessoas comuns, que buscam condicionamento físico e desestresse. A luta acaba sendo uma boa terapia! Nosso diferencial é que aqui ofertamos aulas com lutadores profissionais, que estão na ativa e estão atualizados para ensinar o que há de melhor para os alunos.



5 - Metas para o primeiro semestre do ano que vem?

5) Continuar esse trabalho de consolidação da equipe, enviar nosso primeiro atleta para o UFC e conseguir um investidor para manter o crescimento da RFT.

6 - Agradecimentos e mensagem

6) Eu quero agradecer não só a você mas a toda a imprensa que sempre estiveram ao lado na nossa academia RFT e do nosso esporte, agradecer aos fãs, aos nossos atletas, às suas famílias e principalmente à minha família, minha mãe, minha esposa e mais ainda a Deus. Não desistam nunca, acreditem nos seus sonhos, sejam eles quais for. Pode ser que não aconteça hoje, mas ele irá se concretizar, basta ter força de vontade.


2 comentários:

  1. Valeu Cromado, super campeão, humilde, excelente profissinal !!!
    abs,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é um símbolo de persistência e constante superação. Além disso, possui valores raros hoje em dia, como humildade, gratidão e muito amor pelo que faz.

    ResponderExcluir