quinta-feira, 21 de maio de 2015

JORGE PATINO MACACO: SOBRE CINTURÃO, FÉ, MATURIDADE E HONRA.

















Eu desafio a qualquer um jornalista ou historiador contar a história do Vale Tudo ou do MMA brasileiro sem ter que citar por várias vezes e com menção honrosa um nome:

Jorge Patino Macaco.


Desbravador do Vale Tudo em São Paulo, lutador de Jiujitsu de renome, tem os que amam e os que odeiam, mas tem o respeito de todos.
Ficar ao lado de Jorge Patino Macaco, conversar com ele, ouvir e detectar no som das suas palavras a verdade, quando amigo, ser acolhido de uma forma que nos deixa tranquilos e seguros, amigo dos amigos, apaixonados pelos seus e detentor de uma Fé digna de  personagens bíblicos, esse lutador que começou menino, trazendo raça, explosão e sangue nos olhos pra cima dos então ringues de Vale Tudo cresceu, amadureceu e parece ter virado vinho: melhorou com o tempo.
Seria necessário laudas e laudas falando de Jorge Patino, mas hoje trataremos do seu mais novo desafio, e que desafio, um tri campeão mundial, treinado por uma das lendas do Jiujitsu mundial, mais novo, em grande evolução, forte, explosivo, donos de vários requisitos encontrados também em Jorge Patino, a fera Celso Venicius, carioca radicado em São Paulo que já tem uma legião de alunos na Arte Suave e que vai encarar uma lenda que insiste em continuar a escrever a história como personagem central e não coadjuvante.
Senhoras e Senhores, com vocês Jorge Patino Macaco;




Perguntei ao Jorge Patino como era voltar a lutar como no inicio da sua carreira, pra cima, explosivo e cheio de vontade, ele me respondeu;

1 Quando eu comecei a muito tempo o Vale Tudo, o MMA não era tão competitivo como é hoje,eu tive que me reaprimorar, aprender de novo, tive que aceitar os novos conceitos pra poder o Jorge Patino Macaco voltar a lutar dinamicamente, eu treino com meninos novos, Felipe Sertanejo, Thomaz Almeida o Puro Osso, Lucas Mineiro, Cauê, Egrain Willian Sili, Dudu quebra ossos, Babuíno, muitos outros e o que acontece, eu tenho que acompanhar esses meninos, se eu ficar parado eles me atropelam, eles já me atropelam já rs, mas o que é que eu faço, eu uso a minha experiência e uso o novo conceito de MMA que eu aprendi para usar na minha luta pra poder lutar com empolgação para os meus fãs para nas minhas lutas alcançar meus objetivos


Levantei uma questão em que algumas pessoas acreditam, que pela idade ele terá até o segundo ou terceiro round, pois sendo seu adversário mais novo a luta tende a ir para seu lado. Ele foi firme;


2 As pessoas acham que quando você fica mais velha, na idade de 42 anos que é a idade que eu estou agora, que você fica sem gás, sem força, sem dinâmica, sem explosão, mas não é isso que acontece com o Jorge Patino Macaco, eu sou uma pessoa bem calma, tranquila, que aprendo todo dia, eu tenho meu preparador físico que é o Caio Monstrão ele cuida da minha saúde, do meu gás, da minha explosão, da minha existência, e graças a ele o Jorge Patino Macaco luta 5 rounds sem cansar. Mas não é só a preparação física é a alimentação, é dormir bem, é suplementar , é poder estar 100% focado no seu objetivo e o meu objetivo é essecinturão e se Deus abençoar eu vou chegar nele.

Não tive como não perguntar sobre algo peculiar e marcante na figura de Jorge Patino, a FÉ;


3 A Fé é a coisa mais forte que há no meu coração, é a força que há em mim que não pode te parar, sem Fé você não chega em lugar nenhum em seus sonhos e seus objetivos e é o que eu tenho de mais forte no meu coração , até me emociono de falar ( chorando emocionado ) porquê DEUS está em todos os momentos, dos piores aos melhores momentos da minha vida e nunca me abandonou, então não é agora que isso vai acontecer, (chorando mais ainda) é ELE que sabe quem vai ganhar essa luta e eu tenho Fé que vai ser eu em nome de Jesus.




 Questionado sobre a rivalidade que poderia pesar demais no tempero da luta, ele foi maduro:

4 – É realmente é uma luta muito esperada e muito comentada e as pessoas ficam vendendo a luta como se fosse rivalidade da academia Gracie com a academia da Macaco Gold Team só que isso não existe mais isso já acabou foi há muitos anos atrás, não tem mais essa rivalidade no meu coração, infelizmente o Ryan morreu e quando ele faleceu essa rivalidade acabou, eu senti que isso acabou no meu coração também, então pra mim é mais uma luta , claro importante vou dar o meu melhor para vencer mas eu quero que você saiba que eu estou focado no cinturão e não em rivalidade nenhuma, pra mim tanto faz que adversário vai estar na minha frente, o importante pra mim é vencer!!!!


Com uma luta tão importante como essa para São Paulo e pro mundo, o árbitro central convocado foi o recordista, casca grossa e muito respeitado Roberto Tomhaz o Robertão.
Patino falou sobre a escolha da fera:



5 – Eu fico muito feliz e tranquilo de ser o Robertão que vai estar no centro do Cage pois sei que ele não é um árbitro que se importa em aparecer e não vai tomar nenhuma atitude pra mudar o resultado da luta, pro Robertão é profissão , pra ele vence quem for o melhor, não importa quem seja, se é o Jorge Patino Macaco ou o Celso Vinicius e isso me deixa feliz e tranquilo, pois vejo quem tem árbitro central que só quer aparecer, parar a luta sem motivo, puxam sardinha pra um ou outro e acho que isso nunca deveria acontecer por ser um esporte, mas sendo um esporte que vença o melhor, sei que o Robertão é macho tem 3 culhões pra encarar qualquer parada mas todos nós sabemos que não vai ser preciso juiz lateral nem nada nem ninguém se meter, essa luta vai acabar tanto pela minha mão como pela mão do Celsinho, ali dentro do cage e vai ser porrada, tiro e bomba!!! Mas agradecer ao Robertão por saber que ele não vai peidar na tanga e vai deixar o pau comer e a gente se quebrar, só vai parar quando um bater ou for nocauteado, tenho certeza disso, vai deixar a porrada comer em pé no chão, não vai ter miséria.




Sobre conviver e  treinar com essa nova geração Chute Boxe. 

6 – Pra mim é uma honra poder treinar essa molecada,poder representar e fazer parte do time da Chute Boxe, do Diego Lima e todos os dias treinamos juntos, trabalhamos juntos, evoluimos junto, brincamos junto, os meninos são 100% a molecada é nota mil, não tenho palavras para agradecer a amizade, o incentivo e o carinho que eles tem por mim, é isso que mantém o Macaco vivo e lutando essa energia dessa molecada é eu poder viver esse dia a dia junto a Chute Boxe.



Questionado sobre falatar algo ainda na carreir para realizar, ele falou:


7   Acho que na minha carreira não falta nada, lutei os maiores eventos no mundo, sou conhecido mundialmente e de pouco em pouco fui comendo pelas beiradas e acredito que vou chegar no meu objetivo de encerrar minha carreira num grande evento mas uma hora vai chegar, tenho que respeitar meu corpo que são muitos anos de treinamento de dieta , é difícil e o Jorge Patino Macaco é um ser humano. To com 42 anos de idade e acho que até os 45 consigo lutar em alto rendimento, passando disso fica difícil



Sobre a forma de lutar, de como seria em relação a essa luta:

8 – Bom, rs eu não costumo mudar o meu jeito de lutar,  meu jeito de ser, então procuro todas as minhas lutas vencer, tem hora que não acontece, é um esporte, nem sempre da pra vencer mais pode esperar do Jorge Patino Macaco muita movimentação, agressividade, técnica, vou jogar pra cima, buscar a vitória, a vitória se conquista round a round e dia a dia, é o que eu vou fazer.


 Sobre o Thunder Fight:

9 – O Thunder Fight é um excelente evento que me convidou pra lutar pelo cinturão contra um grande atleta que é o Celsinho vai ser na Portuguesa, 6.000 pessoas vão caber na Portuguesa, serão dois shows, um evento de MMA e uma luta que vai gerar muita divulgação para o mundo do MMA, e graças a Deus fui chamado, eu sou um lutador polêmico e de atitude, então ou eu ganho ou eu perco lutando, não tem meio termo.























Questionado sobre parar de lutar;


10  Eu acho que se eu parar de lutar eu morro, então vou prolongar o máximo que der, então as vezes não consigo fazer tantas por não ter show suficiente para eu lutar, então quando eu for ficando mais velho eu vou lutar uma vez no ano, não vou deixar de lutar, só se meu corpo não deixar ai vou ter que entender e vou só ficar empresariado minha molecada e treinar com eles que eu gosto de fazer  é o que me deixa feliz   





Patino fez uma convocação demostrando maturidade e liderança:

11 Eu queria convocar todos os meus alunos, todos os meus faixas pretas, meus alunos Gold Team e Chute Boxe para estarem presentes no dia 20 de junho no ginásio da Portuguesa para assistir a minha luta contra o Celsinho Vinicius e quero dizer para todos voc~es irem com o coração para assistirem uma luta de MMA, um esporte que é o que vai acontecer ali, não quero ninguém discutindo brigando, dando problemas, é umaluta dentro do cage, eu clamo a Deus que seja uma benção na vida de todos nós e que vença o melhor e que o melhor seja eu.




                                                         Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário