quarta-feira, 20 de maio de 2015

EXTRATIVISMO NAS ARTES MARCIAIS.








Qualquer bom livro de história nos conta que o extrativismo é a mais antiga atividade humana, antecedendo até mesmo a agricultura e a pecuária.
Mas falamos de fato de um extrativismo em especial, o extrativismo predatório aquele que só se preocupa com ele.
Nas artes marciais,  nós temos vários extrativistas predatórios, muito deles são reconhecidamente colecionadores de medalhas e troféus, tem reconhecimento de campeão, o campeão do pódio, que considera que seus feitos pessoais são de grande importância para a arte marcial, afinal ele é o grande vencedor dos campeonatos, torneios, copas e tudo que se refere ao que a mídia e os desconhecedores da verdadeira arte marcial tanto enaltecem.
Outras pessoas são extrativistas predatórios também na figura de dirigentes que nunca treinaram uma arte marcial e se tornaram autoridades preenchendo cargos geralmente políticos e ou colocados através de interesses de outros; são extrativistas sedentos por poder, viagens, e inscrições de campeonatos.
Como também são aqueles super atletas, mega campeões de 3,4,5 anos e que assim que não conseguem mais alcançar alta performance por algum fator, seja de contusões, de incapacidade de se submeter aos treinamentos exaustivo, abandonam a arte marcial, pois afinal a única coisa que ele sabia era competir, muita das vezes nem competia em campeonatos, mas na própria academia contra seus amigos, colegas de treino, dos quais ele durante um tempo era o “mais casca grossa” o “campeão mundial dos treinos da academia”   mas, como todos nós sabemos ( ou pelo menos os mais experientes ) que essa fase passa, pra todo mundo, portanto eu pergunto, para que não sejamos um extrativista predatório das artes marciais, o que você está fazendo em prol da sua arte marcial que não seja treina-la para o seu próprio interesse ? – Quando foi que você foi ajudar um amigo a treinar num horário totalmente fora do seu planejamento só para dar a satisfação daquele cara poder “dar uma suada” ? – Quando foi que você se sentou numa mesa de arbitragem para marcar um tempo numa competição da sua arte marcial, foi árbitro, ministrou uma aula para pessoas carentes, uma aula para mostrar na sua comunidade, turma da faculdade, do serviço o que é arte marcial na sua vida? – Quantas vezes você foi ao ginásio torcer pelo um amigo? – Quantas vezes você foi até o seu Sensei e se dispôs a trabalhar em alguma coisa em prol da sua arte marcial? – Quantas vezes você fora de forma, gordo , pesado, sem gás, se dispôs para ajudar no treinamento de alguém nem que seja até conseguir “puxar o ar “ só com o intuito de ajudar ? – Quantas vezes você leu e repassou algum texto interessante e ou importante da sua arte marcial ? Quantas vezes você parou em algum evento social e falou da importância da sua arte marcial na vida de outras pessoas e na sua ? Quantas vezes você treinou essa semana ? Qual o exemplo que você tem dado ?

Sustentabilidade.
Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim "sustentare" , que significa sustentar, apoiar e conservar.

O que você tem feito para sustentar, apoiar e conservar a sua arte marcial ?






















     Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário