segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DO JUDÔ: HOMENAGEM A PAULO LEITE PIONEIRO DA ARTE NO MARANHÃO E A MARQUINHO LEITE, DANDO CONTINUIDADE AO SEU LEGADO.





Paulo Leite Pioneiro do Judô no Maranhão



PAULO LEITE

 foi o pioneiro da arte milenar chamada JUDÔ (suave caminho), quando na década de 60, mais precisamente no ano de 1966, após terminar o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará, onde iniciou a prática do JUDÔ com o Professor Antonio Lima. Em São Luís - MA fundou a academia "JUDÔ CLUBE IRMÃOS LEITE", tendo como primeira sede um salão nos altos do antigo Banco do Maranhão, na rua da Estrela nº 175 - Praia Grande, mudando-se depois para rua Rio Branco nº 276 - Centro. Como atleta sagrou-se campeão em vários torneios e campeonatos no estado do Ceará, no estado do Rio de Janeiro, no estado da Bahia e no estado de São Paulo. Seu principal título conquistado de forma invicta foi o importante torneio da "BUDOKAN" realizado no estado de São Paulo na década de 70.



No Maranhão promoveu a vinda da seleção Baiana de JUDÔ, evento este que lotou o Ginásio Costa Rodrigues, quando foi homenageado juntamente com o professor Lhofei Shiozawa , pelo também judoca da época, Cláudio Vaz dos Santos, o conhecido desportista "ALEMÃO".
Além de iniciar todos os seus irmãos na prática do JUDÔ, formou vários atletas, inclusive as primeiras mulheres judocas dentre elas sua esposa Margarida. Iniciou o JUDÔ nas escolas de São Luis, sendo pioneiro o Colégio Maristas.


Hoje seus irmãos e sobrinhos dão continuidade a formação de novos judocas. Na Academia Ação sob o comando do seu sobrinho Marco Leite


PAULO LEITE, além de ser faixa preta de JUDÔ era Engenheiro Civil, foi diretor do 1º distrito do DER-MA, diretor técnico da CODERMA-MA, diretor dos serviços de transporte do D.N.E.R. na cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul, foi condecorado com a Medalha de Mérito Rodoviário, pelos serviços prestados ao DER-MA e D.N.E.R.-RGS(Condecoração concedida pelo então Governador José Reinaldo Tavares quando era Ministro dos Transportes).

PAULO LEITE, faleceu às 23:30hs do dia 1º de março de 2003, no Hospital do Coração Dr. José Murad, sendo sepultado no Cemitério do Gavião às 11:30hs do dia 02. Era filho do Dr. Olivar da Silveira Leite, advogado de renome, já falecido, e da Sra. Marina Fernandes Araújo da Silveira Leite, também falecida. Casado com a Sra. Margarida Teixeira Leite, deixou três filhos, quatro netas e um bisneto.


Sensei Marquinho Leite;

sobrinho e afilhado do Sensei Paulo Leite, continua com o legado da família Leite a frente da AÇÃO sua academia de Judô formando cidadões e atletas durante décadas, arbitro nacional reconhecido com vário faixas pretas formados Marquinho Leite vem contando e fazendo  a história do Judô durante gerações, abaixo alguams fotos para confraternizarmos essa data importante do Judô;


































Nenhum comentário:

Postar um comentário