segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MARCELO ALONSO LANÇA LIVRO!






Jornalista que acompanha o mundo do MMA desde 1992, Marcelo Alonso, apresentador do canal Combate, lança o livro “Do Vale-Tudo ao MMA – 100 anos de luta”. A obra, produzida pela editora PVT e que teve o canal Combate como grande parceiro, foi feita em conjunto do jornalista japonês Susumu Nagão, um dos maiores fotógrafos de luta em todo o mundo, tendo acompanhado de perto os primeiros desafios de ídolos como Royce Gracie. O lançamento é no dia 17 de janeiro, na livraria FNAC Pinheiros (Praça Omaguás, 34), em São Paulo, a partir das 19h30min, a dois dias do UFC São Paulo, que será realizado no ginásio do Ibirapuera. Já o evento de lançamento no Rio de Janeiro está programado para a FNAC do Barra Shopping, no dia 22, também a partir das 19h30min. Em ambos é aguardada a presença de algumas das grandes personalidades do mundo das lutas.    

“O livro procura resgatar, mesclando imagens marcantes e um texto conciso, os capítulos mais importantes da história do MMA. Conta com imagens desde o encontro do japonês Conde Koma com os irmãos Gracie, que marcou o início do jiu-jitsu brasileiro, e as lutas de Helio e Carlson Gracie, o pontapé inicial para o que hoje chamamos de MMA. Vai deste ponto à consagração do esporte através de ídolos como Royce Gracie, Rodrigo Minotauro e Anderson Silva, entre outros, além de acompanhar desde os primeiros momentos o crescimento de organizações como o UFC”, comenta Marcelo Alonso.

Com 150 páginas e capa dura, o livro é resultado de um meticuloso trabalho de pesquisa contando com registros históricos do início do século passado. Além das fotografias dos próprios autores Marcelo Alonso e Susumu Nagão, “Do Vale-Tudo ao MMA – 100 anos de luta” traz fotos recuperadas através de pesquisas e imagens inéditas de fotógrafos como Ricardo Azoury e Roberto Price, de eventos emblemáticos como o Vale-Tudo do Grajaú (jiu-jitsu vs luta livre), em 1991, e os combates no Maracanãzinho, em 1984.

“A obra remonta através das suas ilustrações e textos grande parte da história deste esporte que cada vez alcança mais fãs ao redor do mundo”, explica Susumu Nagao.

Sobre os autores:

Marcelo Alonso começou como fotógrafo e repórter da revista KIAI, em 1992, posteriormente trabalhou durante 15 anos como editor da revista Tatame. Em 20 anos como jornalista de artes marciais, Alonso foi correspondente de diversos veículos internacionais. Por intermédio de suas fotos e reportagens, grandes ícones do esporte como Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva, Anderson Silva e Vitor Belfort foram apresentados mundialmente antes mesmo de fazerem história nos ringues. Hoje Alonso é apresentador do Canal Combate e sócio do site e da Editora PVT.

Susumu Nagao é considerado o maior fotógrafo de MMA do mundo, sendo o único profissional que cobriu as 60 primeiras edições do UFC e todas as edições do evento japonês Pride. Autor de algumas das imagens mais marcantes da história do esporte, Nagao fotografou para as mais renomadas revistas de luta como Gong Magazine e Kakutougi Tsushin, sendo também fotógrafo oficial dos eventos UFC, K-1 e Sengoku.

CARLOS EDUARDO OZÓRIO
Consultor de comunicação / Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário