quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CLAUDIO MOREIRA: JIU-JITSU E MMA EM BSB!






                                           Ana Maria e Claudio Moreira no Spartan MMA


Eu pedi para que Claudio Moreira, faixa preta, treinador, árbitro internacional de MMA, Coordenador de arbitragem do Spartan MMA, preparador físico, personal Trainner festejado em Brasilia e meu amigo pessoal que fizesse um apanhado geral do que foi o MMA e o Jiu-jitsu em Brasilia nesse ano que passou.
Claudio Moreira fez uma reflexão da seguinte maneira:





" Brasília sempre foi conhecida como celeiro de atletas. Como não poderia ser diferente, as artes marciais seguem este preceito desde tempos outros. Anelson Guerra, Ezequiel Paraguaçu, Tranquilini, Altamiro Cruz, Altaceste, Carlos Inocente, Celio Rene e tantos outros, deram espaço para Paulo Thiago, Pedro Galiza, Renato Moicano, Vicente Luque, Guto Inocente, Massaranduba, Ronildo, Cassio Werneck, Bernardo Pitel, Rani Yahia, Carlo Prate, Eliene Pit, enfim, uma série interminável de atletas que vem se destacando no cenário nacional e internacional, deixando sua marca na história da luta em Brasília.




Como não poderia deixar de ser, o jiu-jitsu e o MMA também estão inseridos no mecanismo da globalização e, como tal, sujeitos ao inexorável processo de evolução. Aqueles que não atentarem para este pequeno detalhe estarão fadados ao atraso no que concerne às técnicas de treinamento, práticas ideais de recuperação de lesões, condicionamento físico, alimentação adequada, suplementação específica para o lutador. Em todos estes aspectos Brasília hoje se iguala aos grandes centros da luta, inclusive no que diz respeito a equipamentos e espaços de treinamento.

Atletas oriundos da cidade, hoje tem residência e profissão fixadas no exterior a exemplo de Bernardo Pitel e Cassio Werneck, verdadeiros ícones do jiu-jitsu local e fonte de inspiração para as gerações vindouras. Outros tantos desenvolvem sua carreira na cidade, o que não impede que conquistem o mundo com suas vitórias.
Se formos fazer uma breve análise das equipes locais, é possível constatar mudanças e adequações em quase todos os aspectos, o que vem propiciando inquestionável evolução técnica e aumento da qualidade de treinamento e material humano.




A equipe de jiu-jitsu da Nova União, liderada pelo Mestre João Roque, segue imbatível com seus atletas, um número considerável de faixas pretas e multiplicadores dos seus ensinamentos. João Roque, desde que chegou a Brasília, encontrou adeptos e admiradores da arte e da pessoa do Mestre. Ministra suas aulas no Clube Vizinhança, situado na entre quadra 108/109 sul.

Algumas mudanças marcaram o ano de 2012 na equipe Constrictor, capitaneada pelo Mestre Ataíde Junior, com a transposição do camp de treinamento e algumas alterações no quadro de atletas do jiu-jitsu e do MMA, o que não comprometeu em nada o brilho da equipe que segue forte em 2013 com atletas contratados pelo UFC e grandes representantes no tatame da arte suave.
A equipe Cerrado MMA com o Mestre Daniel vem angariando novos alunos diariamente e conta com um reforço de peso, Toquinho Saldanha, faixa preta de Carlson Gracie, que vem desenvolvendo um ótimo trabalho nos tatames da Cerrado. Conta, ainda, com uma grande promessa no octógono que se chama Vicente Luque, um jovem atleta que vem conquistando seu espaço de forma sólida e convincente.
A 5 ROUNDS, equipe comandada pelo Mestre e atleta faixa preta do Tanque, Pedro Galiza, vem crescendo de forma vertiginosa, sendo obrigado, no ano de 2013, a expandir seu espaço físico, ampliando, ainda mais, a área de tatame, cage e funcional. Atletas novos de jiu-jitsu e MMA vem amadurecendo tecnicamente e levantando o nome da equipe, sempre presente em todos os campeonatos e eventos na região. Hoje é possível encontrar na 5 ROUNDS praticamente todas as modalidades de arte marcial."



A FFT, com o Mestre João Torraca, também representa o MMA de Brasília sempre revelando atletas muito duros, geralmente oriundos do muay thai, a prata da casa. A equipe conta com instalações privilegiadas que nada deixam a dever aos melhores centros de treinamento do mundo.
Ainda é possível citar a RKT do mestre Carlos Inocente, maior representante local do kickboxing, em plena ebulição, pronta pra gerar um atleta que em breve assustará o mundo com suas combinações explosivas de técnica e força descomunais: Guto Inocente.
Destaca-se também a 2 BROTHERS, dos irmãos e Mestres Júlio Pudim e Sandro Bala, com sua legião de seguidores fiéis, apresentando atletas duríssimos em todas os eventos de trocação, submission e MMA do Centro-Oeste.
Sem demérito para qualquer equipe que não foi citada, já que seria impossível faze-lo, uma vez que são tantos exponenciais, tanto locais, como nas adjacências, podemos perceber um processo evolutivo que não retrocederá. Atletas conscientes e com uma visão cada vez mais profissional de uma modalidade que vem conquistando admiradores e “especialistas” em todo o mundo. São atletas com um nível de conhecimento bastante relevante e que vem, a cada ano, mostrando seu valor. Para Brasília, 2013 será mais um degrau nessa escada que só tem um sentido: para frente e para cima!


Claudio Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário