sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SURF: HERÓIS DA RESISTÊNCIA.


O Surf no Maranhão, na década de 90 sofreu um duro golpe.
No mesmo dia um Tubarão atacou e mutilou o pé de um surfista e horas mais tarde atacaria nosso amigo Gustavo e arrancaria um dos seus braços, deixando ali uma cena apavoradora e muito marcante nas nossas vidas e na do Surf no Maranhão.

Nenhuma mãe ou pai, daquele episódio em diante incentivou um filho a surfar.
Surfistas da época mesmo deixaram suas pranchas de lado e o que passamos a ouvir foi a frase dolorosa e marcante: "O Surf no Maranhão acabou!"

Só esqueceram de combinar com alguns heróis da resistência do surf maranhense, como Marcelo Piupiu, presente no ataque do tubarão a Gustavo (ele surfava lado a lado e ele foi quem resgatou em meio uma quantidade de sangue enorme que tornava as águas manguezais num cenário vermelho de puro pânico) que não posso deixar de citar nessa matéria por ser ele sinônimo do surf local, e vários outros como Marão, Nestor, e muitos outros agora não citados e entre eles o meu amigo Eduardo Lobato que faz do surf um estilo de vida na contra mão, no paradoxal aos ataques de tubarão que são sinônimos de dor e morte.

Os registros de ataques ficaram para trás mas confesso a vocês que entrar num mar que você não enxerga um palmo de onde você está mergulhado é no mínimo um aditivo a mais para o imaginário, mas isso para caras comuns como eu, não para heróis como Eduardo que não abaixa a cabeça para as imposições, escolheu morar de frente pro mar e ter um estilo de vida saudavel, sem stress, junto com sua familia e que eu admiro.


Eduardo foi flagrado pelas lentes de outro irmão nosso Meireles Jr. fotógrafo com reconhecimento internacional e de extrema sensibilidade, provando em seus cliks uma única verdade:


o Surf no Maranhão nunca morreu e jamais morrerá!












Um comentário:

  1. Falou e disse, Grande Olivar! Você também está na história do Surf Maranhense, sempre presente, nos campeonatos, festas de premiações, saídas do mar etc. incentivando sempre. O surf não estaria tão vivo como hoje está, sem a Sua Presença Sempre Próxima - quer física ou em espírito. Aloha Nui.

    ResponderExcluir