terça-feira, 21 de setembro de 2021

RICARDO GONÇALVES : BATE PAPO COM O PRESIDENTE DA IFBB MARANHÃO .

 


Conversei com o dinâmico e atuante Presidente da IFBB Maranhão Ricardo Gonçalves , o Ricardinho da World  e você confere abaixo os rumos do Fisiculturismo que a entidade planeja para manter o esporte em constante evolução.

Confira abaixo o papo com o Presidente :



 1Quando você começou na musculação?

Aos 15 anos comecei a praticar capoeira aonde fiquei por 7 anos , tbm praticando atividades recreativas na praia e com uns ferros que tinha em casa por não ter dinheiro para entrar em uma academia.


 2 Você já teve a experiência em competições?

 Eu sempre ia assistir os eventos de fisiculturismo daqui do estado , fiz várias amizades do meio e aos 25 anos decidi competir pela primeira vez.



 3 Quem foram seus ídolos na musculação?

 Os ídolos que ainda tenho local do Maranhão que foram e sempre deram exemplo de atleta de verdade são Emerson pinheiro (maluco) , Dedé Araújo , Jordean Rocha (Deco) , Wendel Alves e Orlando Gomes  . Todos esses atletas tem um legado muito forte no Estado alguns com mais de 20  anos de palco e continuam na ativa . 

A nível nacional aonde tive a honra de tê-los comigo dentro da minha própria casa , Júlio Cesar Balestrin , Bruno Moraes , Eduardo Correia , Ricardo Pannain , Diana Monteiro . 

De ídolos passaram a ser amigos pessoais e me ensinaram e continuam me ensinando  muito que hj sei dentro desse esporte .

 

4 Como surgiu a IFBB Maranhão?

Quando minha redes de lojas começou a crescer , formei um time de atletas de fisiculturismo .E após alguns deles vencer campeonatos regionais , brasileiro e outros .

Fui pesquisar afundo sobre federações e descobrir que a antiga confederação brasileira foi fechada em 2004 em Suzano ( SP) , dessa forma ficaria impossível dar futuro para esses atletas , até mesmo capitar futuros patrocínios para os mesmos .

 Percebi que como a IFBB é a única federação reconhecida pelo ministério dos esportes ,e é a sexta maior federação do mundo  entre todos os esportes , única que dar bolsa atletas e capacita os atletas para um futuro realmente promissor .

 Comecei a ver as possibilidades de trazer essa entidade para nosso Estado . 

Sem nenhuma intenção de ser presidente , procurei a antiga federação do Estado para juntos vermos a possibilidade de trazer a IFBB para o Maranhão . Infelizmente eles fizeram pouco caso disso , chegando a dizer que nós não tínhamos chance alguma na IFBB , dentre outros obstáculos que colocaram naquele tempo .Decidi então trazer a federação sozinho onde tive muito a ajuda do presidente do rio grande do Norte que ficou interino por  2 anos até fundarmos a IFBB MA .



 5 Você foi um dos dirigentes que mais realizou mesmo na pandemia. Cite alguns dos seus eventos de sucesso.

Sobre os eventos , descobri que para todos os esportes existe um processo desportivo até o atleta se profissionalizar de verdade . 

Processo esse que vem de campeonato estadual, brasileiro, sul americano e mundiais .

Na pandemia fora a falta de patrocínios para realizar os eventos , ainda tínhamos a incertezas de não haver eventos por decretos locais.  

Tive um grande incentivo dos próprios atletas que não desistiram de forma alguma e conseguirmos realizar o campeonato estadual e a V copa World Classic .


 6 Como conciliar o empresário, o dirigente, ainda dá tempo para um treino?

 O fato deu ir treinar dos os dias as 5:30 da manhã , acredito que deixa meu metabolismo até mais ativo para as atividades diárias . Mas o difícil mesmo é separar a minha rotina de empresário e dirigente de uma entidade tão importante .


 7 Quais os próximos passos da IFBB Maranhão?

 Os próximos passos da IFBB MA , poderá ser um marco muito grande para nosso Estado . O primeiro é que estamos com 3 atletas classificados para o sul americano na Argentina . Ter um campeão sul americano dentro do nosso  Estado, é um marco inédito para o Maranhão . 

Segundo é a VI COPA WORLD CLASSIC que pegou uma proporção imensa e esse ano será um aberto nacional . Onde virá atletas de todas as IFBB do Brasil . Esse evento com certeza será nosso maior desafio daqui pra frente.


8 Deixe sua mensagem e faça seus agradecimentos.

Meus agradecimentos vão em especial a todos os atletas filiados a IFBB MA  que acreditam no futuro do nosso esporte .Ao vice presidente Prof Márcio Lindoso , para meus árbitros estaduais que estão comigo nessa luta em prol do esporte ,ao Prof Olivar Leite por está sempre conosco e com o mesmo propósito e a toda minha equipe que ajudam no interno.



















                                                                Olivar Leite.

Um comentário:

  1. Esse esporte, é mágico! Entrou em minha vida, quando eu estava passando por uma fase cruel... Na verdade,era para ter entrado antes, Ricardo, sempre insistindo,dizendo que eu tinha potencial, e ele não errou. Mas tudo é no tempo de Deus.
    Esse cargo, era para ser dele. Já vi gente amar um esporte, mas como RICARDO GONÇALVES,ainda não tinha visto. Parabéns, Ricardo!
    E obrigada ❤️

    ResponderExcluir