domingo, 19 de setembro de 2021

GUSTAVO COSTA : BATE PAPO COM O PRESIDENTE DA BRAFF

 


Conversei com um dos mais atuantes presidentes de federações de Fisiculturismo do País, Gustavo Costa.

Acompanhe o bate papo abaixo :




1Vamos rebuscar o passado. Quando começou seu relacionamento com a musculação ?

 Desde criança aquele sonho de ficar forte como um super herói, e ser professor de educação física. Aos 14 anos fui parar no clube Santa Luzia e em seguida para a academia Pumping Iron Copacabana , treinar com o Tucano. Fiquei viciado e com vontade de conhecer mais o Fisiculturismo. Fui assistir algumas competições na ACM da Lapa e  no Clube Grajaú.


 2 Fale da sua participação em competições.

 Em 1984 filiei minha academia a Federação do Rj presidida pelo Cláudio Magalhaes ( Tibi) alguns atletas da academia  participavam, mas eu além de trabalhar muito inclusive finais de semana. Não deixava de treinar, mas não o suficiente  para a preparação de um atleta. Em 1988 eu me formei na UGF, aí sim comecei a preparação, visando Estadual de Estreantes  1991. Foram 3 anos direto, porém ainda inseguro, procurei meu amigo Marcelo Pelaio e fomos treinar juntos. Acabei deixando para o ano seguinte 1992, onde fui campeão até 80 kilos no Hotel Nacional. 

Após eu consegui mais alguns títulos até ser convidado pela Met- Rx para competir na Flórida 1996, voltei com o título e como representante exclusivo deles aqui no Brasil. Competi aqui mais algumas vezes, porém após a saída do casal , Tibi e Dinorah da federação, os campeonatos ficaram fracos e desorganizados. Decidi parar competindo nos EUA novamente, South Flórida 2003 com sucesso.





 3 Quando o competidor deu lugar ao organizador/ dirigente ?


 Em 2004/2005 o Presidente então Otacílio, queria largar e promoveu eleições. Eu que amo esse esporte resolvi me candidatar e ganhei as eleições, inclusive apoiado pelo Cláudio Magalhaes ( Tibi)

Criei as categorias Wellness, que hoje é uma categoria Internacional, inclusive Profissional, com muito orgulho posso dizer que é a única categoria do Fisiculturismo que não foi criada por americanos e sim por um Brasileiro chamado Gustavo Costa.




Promovi aqui no Rio 6 campeonatos Nacionais e fiz parte da Equipe que trouxe o Arnold Schwarzenegger para o Brasil.

 As 4 primeiras edições aqui no Rio toda a parte de Competição eu fui o responsável e organizador.





 4 Fale sobre a Pergus




 Fundei a Pergus em janeiro de 1983. Eu dava aulas de Judô , Musculação e Ginástica numa academia bem próxima, onde  os proprietários venderam a casa para uma construtora e iriam morar no exterior. Tentei emprego em algumas academia da região, mas não consegui. Surgiu então a ideia de abrir a minha própria academia e assim aconteceu.



 5 Como foi presidir em meio a pandemia ? Fale da retomada as competições presenciais.

No ano da pandemia eu tinha no calendário 11 competições e tive que cancelar. 

Consegui ainda  realizar :

Estreantes 

Mr.Rio

Champion 

Com todos os protocolos e restrições.

Apesar de todas as dificuldades, foram sucesso em número de atletas. Dei início a um processo de transmissão ao vivo, que vem batendo recordes de visualizações ( em média 48.000 pessoas)

Esse ano de 2021 já realizei 3 competições e terei mais 2 até fechar o ano.



6 Próximos passos.

 Vejo com bons olhos o futuro, pois a Federação aqui do Rio que estou desde 2005 a Braff desde 2018 e agora também filiado a GBO internacional, tenho muitos planos a fim de formar equipes e seleções estaduais para competir no exterior.


7  Deixe seus agradecimentos e sua mensagem

 Agradeço a Deus por tudo que faço, ao Fundador da Federação (1982) Cláudio Magalhaes, por ter confiado a mim essa missão de levantar a bandeira do Fisiculturismo Honesto para todos.

Minha esposa que assim que eu assumi a Federação éramos recém namorados e ela até hoje assim como meu filho me apoiam e vibram muito com todo esse trabalho. A minha equipe toda , Jayme, Giovana, Daniel, meus árbitros , as academias que fazem as pesagens e medições do atletas e meu Staff.

Um agradecimento especial ao atletas, treinadores e pessoas envolvidas no esporte, por terem um carinho, respeito e acreditam na honestidade do meu trabalho que é feito com muito amor.

Um mensagem para todos:

Acreditem e lutem pelos seus sonhos, o esporte e  para sua satisfação, evolução e prazer, não deixe pessoas negativas atrapalharem esse processo.










                                           Olivar Leite.

2 comentários:

  1. Foi um prazer e uma satisfação ter feito parte da trajetória do querido amigo Gustavo Costa no BODYBUILDING!!! Sucesso hoje e sempre!!! Abs

    ResponderExcluir