terça-feira, 11 de setembro de 2012

OLIVAR LEITE ENTREVISTA CARYNA AMERICANO.


                                           
                                            Eu bati um papo com Caryna Americano

que com pouco tempo na frente das câmeras do canal COMBATE já provou que não é só um rostinho bonito. Humilde, inteligente Caryna é antenada e vem conquistando cada vez mais seu espaço em meio os telespectadores e fãs do MMA.
Confira como tudo começou, grandes momentos e fatos marcantes da carreira promissora de Caryna que está só começando. 






1 Vamos começar perguntando como foi seu envolvimento para se tornar repórter de lutas?

Eu era uma estudante de Publicidade que estava aproveitando todas as oportunidades. Eu procurei passar por todas as áreas da comunicação que a faculdade me oferecia. Na época, estava fazendo monitoria na TV como assistente de produção, e então um professor achou que eu levava jeito para apresentar um programa, e então mudei de cargo na monitoria. Durante esse período, a Vivi Ribeiro foi dar uma palestra sobre locução e apresentação na faculdade, lembro que nas 2 vezes em que ela esteve lá eu não pude ir e esse professor, que também foi professor dela, comentou que ela havia pedido a ele que indicasse alguns alunos para ir ao canal e fazer um teste pois estavam a procura de novas repórteres.
Como sempre fui muito tímida, no inicio não achei boa ideia, principalmente sobre um assunto que não conhecia absolutamente nada! Mas como sempre gostei de coisas novas, acabei indo. Lembro que no dia do teste, eu estava chegando de um trabalho em SP, cheguei correndo e fui de malas e tudo para fazer o teste. Fiz o teste e uns 2 meses depois (nesse período, eu já imaginava ter sido chutada!) me ligaram avisando que eu havia passado. Fiquei chocada, de verdade!
É algo que nunca havia imaginado na vida, foi uma surpresa para todo mundo. Fiquei um período em uma especie de treinamento e 6 meses depois já estava fazendo o meu primeiro evento "ao vivo".
E durante esse período de treinamento, eu cai dentro de vídeos de lutas, revistas, livros, frequentei academias para ver como era realmente o dia a dia do pessoal...cai dentro mesmo!
E hoje, cá estou. Aprendendo todos os dias e caindo pra dentro!


2 Você já praticou ou pratica algum esporte de lutas ou outro qualquer?

Eu tento ser praticante de Muay Thai, rs (quando os trabalhos no canal dão folga) e sempre gostei muito de fazer trilhas, adoro qualquer esporte que me coloque em contato com a natureza.



3 O que mais te surpreendeu positivamente nesse mundo da luta?

Sem dúvida o respeito. E digo o respeito em todos os sentidos da palavra. Fui muito bem recebida, todos se dispuseram em me ajudar, tirar dúvidas, foram realmente muito receptivos e não me trataram cheio de dedos por ser mulher, rs. E convivendo, eu vi o quanto as pessoas que lutam vivem esse fundamento do arte marcial, o respeito ao próximo. Realmente me surpreendi ao ver isso.


4 Ainda que tenham mulheres como entrevistadoras, apresentadoras, é um universo masculino. Como "passear" em meio a isso tudo sendo jovem e gata?

rs. Ser mulher em um meio predominantemente masculino não é fácil. Mas eu entrei em uma boa época, Ana Hissa, Vivi Ribeiro e Paula Sack, por exemplo, abriram o caminho para mim e para as meninas que vieram depois. É claro que, vez ou outra vejo algum comentário machista mas isso vai ser sempre e, não é algo exclusivo do mundo das lutas, o mundo esportivo no geral ainda é meio machista.
Apesar de não me achar gata assim, rs, eu sei que tem os que vão olhar e por conta disso procuro deixar de lado qualquer lado mais sensual, evito até certos tipos de roupas para trabalhar para não dar motivos. Infelizmente, sendo mulher a gente tem que provar o tempo todo que beleza até conta, mas que não estamos ali exclusivamente por isso.



5 - Nesse período que você vem trabalhando que momento até agora você pontua como o "mais bacana" que já te marcou e vai ficar pra sempre?

São tantos momentos legais, que fica difícil escolher um. Mas podem ser 2? rs
Um foi o meu primeiro evento "ao vivo". Foi um mega desafio, estava a pouco tempo na casa e fui escalada. Quando recebi a escala, gelei! No dia que recebi a noticia fiquei sem dormir, estava muito ansiosa, nervosa e com medo!
A equipe que trabalha nos bastidores do canal conversou muito comigo, me passaram muita segurança e isso foi fundamental.
No dia da viagem para o evento a Vivi (quase minha fada madrinha, né? rs) me ligou e conversou muito comigo, me deu várias dicas, me acalmou de verdade. Naquele dia consegui dormir.
Fui para o evento tremendo um pouco, e na hora da minha primeira entrada vi que estava ali e que tinha que fazer o meu melhor. Fiz a transmissão, e acho que não fui tão mal pq o organizador do evento, no final veio me cumprimentar e elogiou bastante as reportagens. Foi bem legal, pq ele não sabia que era a minha estréia nos eventos ao vivo, naquele momento vi que tinha feito um bom trabalho.
O segundo, foi o UFC em BH. Nem preciso dizer muito né? O primeiro UFC ao vivo de verdade a gente nunca esquece!Foi emocionante ver o Wand em ação.


6 - Quem você admira de verdade não só como lutador, mas como pessoa, exemplo dentro do MMA?

Sem pensar muito, o José Aldo. Tive a oportunidade de encontra-lo várias vezes. O cara é campeão do maior evento do mundo, e continua uma pessoa incrivelmente simples! Eu fiquei impressionada em ver como ele é gente boa. O admiro muito como lutador e mais ainda como pessoa, pela história dele.





7 Que matéria você mais gostou de fazer e cite um evento que você realmente gosta de fazer?

Eu gostei muito de fazer a entrevista com o Murilo Bustamante. Ele tem um histórico bem legal, é um cara tranquilo, a conversa flui fácil.Pra mim, foi uma das melhores entrevistas que fiz.
Quanto a evento, é difícil citar um especifico. Dentre os ao vivo o Shooto é bem legal de fazer, já fiz uns 3 ou 4, estou familiarizada com o pessoal de lá...rs.
Já bastidores, ahhh..gosto de tantos! O Nitrix, apesar de não estar mais com a gente, era um evento que eu adorava! Fiz amigos de verdade lá.
Ahhh e também tem um tal de Spartan MMA, conhece?? rs Tive a oportunidade de cobrir a segunda edição do evento e amei! Tive contato com um cara muito legal, um tal de Olivar...rs




8 - Faça seus agradecimentos e deixe sua mensagem.

Primeiro agradeço a você Olivar, por me convidar para essa entrevista. Estou sempre de olho no "Blog do Olivar" e é uma honra estar aqui.

Obrigada também a galera que acompanha meu trabalho lá no canal e sempre faz contato comigo, isso inclui as críticas construtivas, viu? Admiro isso, anoto e levo comigo para melhorar a qualidade do meu trabalho.

E um cantinho especial para os amigos que fiz no canal. Todos, desde as repórteres que trocam figurinhas comigo...rs...até a galera dos eventos ao vivo, que a maioria não vê mas que sem eles a transmissão e o Canal não aconteceria. Não vou citar nomes pq é muita gente!!!

E, é claro, os que estão sempre comigo, os que passam perrengues junto comigo, me ajudam, e estão sempre de bom humor, a equipe PRESUNTINHO TIME!
Adoro esses caras de coração é um prazer trabalhar com essas feras brabas Claudinho, Duda, Jeff e Cid. Trabalhar com esses caras é aprender o tempo inteiro. Muito obrigada pela ajuda de vocês.




Um comentário:

  1. Obrigada Olivar. Fiquei muito contente com seu convite.
    E esqueci de citar um cara que mora no meu coração! Sérgio "Bozito" hahaha. Fica triste comigo não sérgio!

    ResponderExcluir