sexta-feira, 15 de junho de 2012

Estado inaugura sala de MMA no CRJ de Manguinhos








Espaço oferecerá aulas de diversas artes marciais a mais de 500 jovens da comunidade

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Superintendência de Juventude (SupJ), inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 14 de junho, o Centro de MMA (Arte Marcial Mista) do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. A iniciativa é uma parceria com a Team Nogueira, dos irmãos Rogério Minotouro  eRodrigo Minotauro,  o Ultimate Fighting Championship (UFC), a Prime Sports, o Grupo Haiti e a Legião da Boa Vontade (LBV).

O espaço oferecerá aulas de artes marciais para 500 jovens, de 12 a 29 anos da comunidade. A intenção é treinar e profissionalizar jovens atletas para competir em torneios como o Ultimate Fighting Championship (UFC).

Lutador desde os 11 anos, o vendedor de balas Anderson Martins Ribeiro, de 26 anos, vê no novo espaço uma oportunidade para melhorar seu desempenho.

“Eu comecei a lutar no chão grosso quando era criança, em Jardim Primavera. Há 10 anos vim morar em Manguinhos e quando inauguraram o CRJ eu vim treinar aqui e passei a integrar a equipe do CRJ e a competir. Para quem não tem recursos, como eu, esse espaço é maravilhoso, uma oportunidade para crescer no esporte. Nunca treinei em um local com uma estrutura como essa”, contou Anderson.

O espaço oferecerá aulas de Boxe Tailandês, Karatê, Boxe, Jiu jitsu, MMA, Capoeira e Luta Livre. As inscrições podem ser feitas no CRJ Manguinhos, que fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1.184, Manguinhos. Os documentos necessários são: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

“A ideia dos Centros de MMA nos CRJs nasceu após identificarmos essa demanda dos jovens das comunidades que querem lutar MMA. Após a inauguração da Centro na unidade do Complexo do Alemão, nos trouxemos todos os parceiros aqui em Manguinhos para mostrar que podíamos ter um Centro de formação completo de MMA, já que temos um auditório. Aqui os jovens serão treinados e farão a formação ideológica, de saúde, que é como se prepara para ser um lutador de MMA”, explica o superintendente de Juventude da SEASDH, Allan Borges.

“A arte marcial e o esporte mudaram a minha vida, me deram a oportunidade de viajar o mundo todo competindo. Para mim é um grande sonho um dia ver alguns desses jovens competindo em eventos internacionais em suas modalidades. Estamos aqui para trazer o know how, tudo o que a gente aprendeu ao longo dos anos, nossas experiências e exemplo para esses jovens correrem atrás dos seus sonhos, para que sejam bons atletas, bons professores e cidadãos. Eu fiquei impressionado com o espaço do CRJ, com tanta gente praticando arte marcial e com certeza será uma parceria de sucesso, vamos tirar grandes campeões daqui”, disse Rogério Minotouro.


Além dos treinos, o espaço oferecerá a cada dois meses seminários sobre Segurança Alimentar, Drogas e Anabolizantes, Como ser um profissional completo, dentre outros, para os jovens que praticam luta em todos os CRJs.


“Nós sabemos que tem mais de 500 pessoas praticando artes marciais aqui no CRJ, e todos os professores estão de parabéns. É com muita honra que a Team Nogueira se agrega a esse espaço na parte de MMA. Vamos trazer os melhores atletas para ensinarem aqui”, ressaltou Rodrigo Minotauro.

O investimento no espaço foi de R$ 300 mil, com octógono oficial da UFC, doado pela Haiti Tatames. A Team Nogueira irá fornecer suplementos alimentares e professores de MMA. À LBV coube a articulação dos parceiros.

“Esse espaço contribui para a elevação da auto-estima desses jovens, aquisição de novas condutas e redução de condutas de risco, e de serem os futuros lutadores dos octógonos do Brasil e do mundo. Estamos dando a esses jovens as mesmas condições dos jovens de classe média, de experimentar uma arte marcial, de ser um lutador, ou de ser um profissional dentro do CRJ”, ressalta Allan.


Este é o segundo Centro de MMA montado em uma unidade do CRJ. O primeiro foi inaugurado em maio na unidade do Complexo do Alemão, e atende a 220 jovens.

O CRJ é um espaço de juventude gerido pela SUPJ-RJ, com o objetivo de apresentar novas perspectivas de futuro aos jovens de comunidades de baixa renda, em situação de risco social e/ou pessoal, através da inclusão social. Os equipamentos, montados dentro das comunidades, oferecem cursos, atividades esportivas e culturais com estratégias socioeducativas.

Atualmente são dez unidades do CRJ em todo o estado. A última foi inaugurada no município de Silva Jardim.

Também prestigiaram a inauguração o superintendente de Relações Institucionais da Super Rádio Brasil, da LBV, Pedro Paulo Torres; e a subsecretária executiva da SEASDH, Maria Célia Vasconcelos Pucu.



Danielle Rabello

Nenhum comentário:

Postar um comentário