terça-feira, 7 de junho de 2016

1 COPA PAULO LEITE MASTER. EM HOMENAGEM AO INTRODUTOR DO JUDÔ NO MARANHÃO.





A Copa Paulo Leite





 já teve 10 edições contemplando todas as categorias, dos 7 anos ao Sênior, esse ano será a primeira edição Máster que tem como objetivo principal, homenagear a memória do Professor Paulo Leite introdutor do Judô no Maranhão e fomentar a classe Máster no estado e na região.
A Copa Paulo Leite é uma iniciativa do Sensei Marco Leite através da Academia Ação com o apoio da Federação Maranhense de Judô, da Arena Mania, e do governo do Estado. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de junho. No dia 11 das 14 ás 16 h. será a pesagem e dia 12 no domingo haverá uma abertura as 9 horas e logo após serão iniciados os combates
Todos os atletas serão premiados com medalha de ouro independente de sua classificação, será considerado um campeão, um vice e dois terceiros colocados, mas as medalhas todas serão de ouro para prestigiar os participantes, além disso teremos sorteios de sandálias da Mormaii, de livros do Sensei Rodrigo Mota, 1 kimono Dragão série ouro branco, 1 kimono Grenn Hill azul, tudo isso como forma de incentivo aos másters.
O movimento Máster no Judô do Maranhão começou a tomar corpo após a iniciativa do Sensei Marco Leite, bi campeão do Open Brasil no Rio Grande do Sul, vice campeão da Copa São Paulo e medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de 2.015 e integrante da seleção brasileira que participou do Mundial em Málaga na Espanha em 2.012



PAULO LEITE

















foi o pioneiro da arte milenar chamada JUDÔ (suave caminho), quando na década de 60, mais precisamente no ano de 1966, após terminar o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará, onde iniciou a prática do JUDÔ com o Professor Antonio Lima. Em São Luís - MA fundou a academia "JUDÔ CLUBE IRMÃOS LEITE", tendo como primeira sede um salão nos altos do antigo Banco do Maranhão, na rua da Estrela nº 175 - Praia Grande, mudando-se depois para rua Rio Branco nº 276 - Centro. Como atleta sagrou-se campeão em vários torneios e campeonatos no estado do Ceará, no estado do Rio de Janeiro, no estado da Bahia e no estado de São Paulo. Seu principal título conquistado de forma invicta foi o importante torneio da "BUDOKAN" realizado no estado de São Paulo na década de 70. No Maranhão promoveu a vinda da seleção Baiana de JUDÔ, evento este que lotou o Ginásio Costa Rodrigues, quando foi homenageado juntamente com o professor Lhofei Shiozawa .  pelo também judoca da época, Cláudio Vaz dos Santos, o conhecido desportista "ALEMÃO".
Além de iniciar todos os seus irmãos na prática do JUDÔ, formou vários atletas, inclusive as primeiras mulheres judocas dentre elas sua esposa Margarida. Iniciou o JUDÔ nas escolas de São Luis, sendo pioneiro o Colégio Maristas.






                                                                  Olivar Leite.

Um comentário:

  1. Uma linda homenagem a este grande homem.��
    Sensei marcos leite está de parabéns.

    ResponderExcluir