segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MESTRE ADRIANO SILVA: LENDA VIVA CONTA A HISTÓRIA DO CONTATO TOTAL.























Você já ouviu falar do nome Adriano Silva ?
Adriano Silva o "português " ?
Já ouviu falar da Arte Marcial chamada Contato Total Português ?
Pra você que gosta de Artes Marciais mas é da geração nova, que começou a acompanhar a pouco tempo mas que está habituado com nomes como Flávio Alvaro, Evilázio Feitosa,  Mestre Torrão, Paulo Zorello, Junior Macaco entre outros então mais um motivo para você absorver cultura marcial diante da história do Mestre Adriano Silva, contada por ele mesmo.
História viva, importante para as novas gerações que só conhecem Arte Marcial em frente a TV a partir da edição 100 do UFC ...
Confira  a linda trajetória do Mestre Adriano Silva, abaixo:





" Em 1955 eu com 4 anos ia ver meu amigo José Miguel tendo aulas  Karatê estilo Shorinji   kempo durante um ano  assisti  meu amigo tendo aulas sem ter condições financeiras para também poder treinar até que um dia de tanto me ver lá ele acabou por me dar um curso gratuito a partir dessa data nunca mais parei de praticar artes marciais e esportes de combate.

Tendo treinado Karatê , Kung Fu,  luta Greco Romana,   Boxe,  Full contact, Kug do tê, Karatê, até ser convocado para a guerra de África
E meu destacamento foi para Angola onde meus oficiais vendo que eu me destacava nas técnicas de defesa pessoal me mandaram fazer curso de táticas de guerrilha, defesa pessoal e sobrevivência na selva para ministrar aulas para os soldados, foi ai  que cai na real e vi que mais da metade do que eu tinha treinado não servia de nada numa luta real.
Aí na verdade virou uma questão pessoal em me transformar num grande especialista em defesa pessoal ficando 4 anos no exército português mais 4 no exército de Angola, Moçambique e África do sul dando aulas de tática de guerrilha e defesa pessoal.
Quando da independência de Angola e Moçambique  resolvi voltar para a Europa agora com a mente mais aberta em relação as artes marciais e querendo dar aulas para sobreviver fazendo aquilo que eu mais me identificava que era dar aulas de defesa pessoal e como não tinha lógica na Europa dar aulas de tática de guerrilha e defesa pessoal tinha que criar um nome para  aquilo que eu ministrava ai um aluno me deu a ideia de por o nome de Contato Total Português e  assim nasceu esse nome

Fui para a guerra com 18 anos.



Dando aulas e cursos em Portugal,  Espanha,  Holanda,  Alemanha,  Bélgica,  Marrocos e França.   Até vir para o Brasil nomeado pelo mestre Rui de Mendonça para divulgar o Kung Fu estilo Kung do tê em toda a América do sul pois todos comentavam naquela época 1977 que se eu desse aulas de Contato Total eu não teria alunos pois esse nome ninguém conhecia ainda mais uma luta com o nome de Contato Total Português poderia esquecer !



Na minha chegada ao Brasil meus país tinham uma lanchonete que só funcionava a noite e durante o dia eu dava aulas de Contato Total com o nome de Kung do tê  até conhecer o Mestre Brasília da capoeira que abriu as portas da sua academia  para eu poder dar aulas de Contato Total mas com o nome de Kung do tê,  mas quando o aluno vinha para treinar comigo e não via os movimentos clássicos do Kung fu  me questionavam então contra a opinião de todos os alunos e mestres que eu conhecia que achavam que financeiramente seria o certo continuar com kung fu ,   organizei  Associação Paulista de Contato Total e a Confederação Brasileira de Contato Total e Artes Marciais e Esportes de contato onde eu poderia praticar uma luta baseada na Defesa pessoal sem o limite de movimentos das lutas clássicas onde o praticante poderia lutar tanto em pé como no solo sem nunca perder o foco da defesa pessoal.
Mas com uma luta portuguesa na mão sendo português e com 1metro e 62 cm



Minha academia não tinha muitos alunos foi quando tive a ideia de fazer torneios abertos a todas as artes marciais e esportes de combate pois seria a única maneira de provar para todos que os praticantes Contato Total lutariam com qualquer lutador de qualquer arte marcial.
Aí éramos nós praticantes de Contato Total  na maioria das vezes campeões, transformando o Contato Total numa das lutas mais faladas e comentadas do momento com  várias capas de revista no Brasil e na Europa,  com mais de 300 alunos  em minha academia com professores de todo o Brasil me procurando com federações em quase todos os estados do Brasil.
De nossa organização saíram grandes campeões brasileiros   sul americano e mundiais e são tantos que você nem vai acreditar tais como Mestre Torrão Isaul,  Marcus Suares  Evilázio Feitosa,  Pedro Gattaz,   Sérgio Suárez,   Ricardo Freire.   Mestre Martelo,  Flávio Álvaro    Mestre Drago, Mestre Marcus Delonei, Mestre Paulo Zorello, Mestre Carlos Silva Chakuriki, Mestre Luís Brum, Mestre Joel Silva, Marcelo Ribas, Mestre Toninho, Mestre Júnior macaco que mês passado foi campeão mundial MMA,  são tantos que passaram por nós que ficarei até amanhã escrevendo nomes.
Nesses torneios organizados por nós tínhamos o Contato Livre modalidade que se lutava sem luvas e sem tempo até um bater e aí tivemos grandes atletas campeões de Vale Tudo e MMA



Foram formados por mim mais de 600 faixas pretas de nossa arte marcial e com academias em todos os estados do Brasil, Paraguai, Chile, Venezuela, Inglaterra, Portugal e Angola

Até que um dia depois de formar grandes campeões do Brasil, da América do sul e do mundo e chegar a ser um dos mestres mais  conhecidos no Brasil eu não estava pleno no meu caminho de artistas  marcial, algo me faltava,  eu me questionava a todo o momento : será que dar aulas de Contato Total e só dar socos, chutes, golpes e finalizações ?
Até que um dia minha esposa me  levou para Camburi litoral norte de São Paulo onde comprei um terreno para dar aulas de Contato Total e sobrevivência na selva.
Com algum tempo livre eu e minha esposa resolvemos dar aulas gratuitas para as crianças do bairro do Sertão,  começamos com 5 crianças na primeira semana , na segunda semana já estávamos com 20 depois 30 e 40,  hoje com mais de 100 crianças  transformamos a ideia numa ONG que tem 14 anos de existência e me sinto realizado como mestre e como educador em poder transformar vidas em descobrir que através do Contato Total nossa arte marcial podemos fazer a diferença na vida de uma criança e transformar essa criança num grande ser humano.
Por isso você não me tem visto na mídia ultimamente.

Depois escrevo sobre nossa situação atual que está muito legal com o título Mundial ganho por meu aluno Júnior Macaco e o sul americano ganho por outro aluno meu o Paulo,  estou muito realizado como Mestre, muito obrigado por se lembrar de mim pois geralmente no Brasil só se lembram de nós quando morremos obrigado,


Adriano Silva.





























                                                              Olivar Leite.

9 comentários:

  1. Eu não sou lutador. Mas gostei da sua história e da sua persistência parabéns que Deus te abençoe nessa nova empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Grande mestre Adriano Silva, contato Mestre 👊👊 eu sou praticante de Contato Total Português aqui do interior de Alagoas, é um belíssimo trabalho esse que o senhor faz... Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre Adriano Silva, contato Mestre 👊👊 eu sou praticante de Contato Total Português aqui do interior de Alagoas, é um belíssimo trabalho esse que o senhor faz... Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Lenda viva das Artes Marciais parabéns Mestre orgulho de ser seu aluno.Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. CARAMBA! lendo isto me arrepiou a alma e saudades de voltar a treinar. Fui aluno por anos do Ricardo Freire. na região de porto alegre tem alguém dando aulas do nosso eterno contato total Português. Por favor, se souberem de algo me avisem. obrigado

    ResponderExcluir
  6. Eu sou parte dessa familia !!! Depois Q academia saiu de Pinheiros não tive mas contato com o Mestre alguem sabe o paradeiro dele?????.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ele está em camburi litoral norte.
      Procura no face Adriano Silva.

      Excluir
  7. Que legal!! Foi aluno do mestre Adriano em São Paulo, de 1994 até 1998! Aprendemos MMA antes desse termo existir. Muito bom ver esse registro aqui.

    ResponderExcluir