quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

LUIS SAPO: 2.015 PRA FICAR NA HISTÓRIA.




Luis Sapo,

mais de 70 lutas !

















Poderia acabar aqui o texto que já era o suficiente.
Vitórias em cima de grandes nomes, cascas grossas, tive a oportunidade de conhecer Sapo no inicio da carreira, apresentei e fui árbitro central de algumas das suas lutas e vi nos primórdios, ainda na época do Vale Tudo, Sapo com pouco mais de 70 kilos enfrentar oponentes com 86 kg.,  98 kg e até com mais de 100 kg.
Já na época Sapo se diferenciava dos demais.
Vindo de um dos maiores celeiros de lutadores da história do Brasil, onde tudo começou, Belém do Pará, hoje Sapo está radicado nos E.U.A. e defende a bandeira da ATT.
Conversei com Sapo e relembramos o passado, falamos do presente e de um futuro bem próximo.
Acompanhe o bate papo com a fera abaixo;




Vamos rebuscar o passado quando você lutava no Maranhão e fui árbitro de algumas lutas suas final da década de 90. Você se lembra de algo relevante para que você seja o lutador que é hoje ?

1-acredito que todas as dificuldades que passei no início da minha carreira serviram de aprendizado para que eu tenha me tornado o lutador que sou hoje!!Naquela época as lutas eram duríssimas também e não existia um limita de peso certo, isso foi fazendo com que eu endurecesse mais e a cada dia buscasse melhorar minhas técnicas.




Você veio do Judô e depois ficou conhecido como representante do Jiujitsu. De onde vem esses chutes tão poderosos?

2-Eu iniciei nas artes marciais  bem pequeno graças a meu pai, que fazia questão que eu treinasse Judo, isso aos cinco anos de idade. Em seguida comecei a praticar também
Jiu jitsu ainda na minha pre -adolescência , porém quando assisti pela primeira vez a um evento de vale tudo na época decidi ali mesmo que me tornaria um lutador de Vale Tudo, hoje MMA, procurei apreender a luta em pé :boxe e muay e não parei mais, nessa época eu tinha 18 anos ! Acredito que tive uma identificação muito boa com a luta em pé, sempre fui muito dedicado aos treinos e isso com certeza me faz ser o lutador que sou hoje!



 São setenta lutas que estão no Sherdog daria para você rankiar 5 das mais importantes?

Não !Te garanto que cada luta foi uma história diferente, foi um camping diferente, não consigo distinguir uma melhor ou mais importante!!Toda vez que eu lutei ,lutei com a mesma vontade, com o mesmo sangue nos olhos!!!Cada uma delas sei como foi, consigo me lembrar e torná-las inesquecíveis !




Você é de Belém do Pará, mesmo distante sei que você tem acompanhado. Como você analisa o MMA de Belém hoje já que são se não me engano 5 a 6 lutadores no UFC principal evento de MMA.

4-Belém é um grande celeiro de grandes talentos, grandes lutadores, a maioria que hoje luta em algum evento grande são quase todos da minha época .Isso motiva a nova geração a ser melhor do que a minha geração, pois abrimos as portas que até então ao existiam!



Que conselho você daria a um garoto q pretende se tornar profissional de MMA?

5-Persista, insista,trabalhe muito, treine muito, respeite seu mestre ,pois o caminho é longo ,mais o sabor da Glória não tem preço !



 Conte nos em especial como é feita sua preparação física?

6-Treino diariamente, em época de competição não tenho fim de semana ou data comemorativa, sempre treinando! Hoje sei como uma noite de sono é importante na vida de um atleta , uma alimentação e suplementação balanceada e muito treino, faço treinos técnicos, específicos de luta, condicionamento físico funcional e também de carga e intercalo tudo com descanso entre treinos !Investir no seu sonho, investir no seu treino todo seu tempo, sua vontade traz resultado!!



 Você foi homenageado recentemente como o nocaute do ano, nos conte sobre isso.



7-Esse prêmio  é muito gratificante! Acredito que seja  recompensa de um trabalho que tenha sido bem feito! Esse prêmio não ganhei sozinho, tem muita gente que me ajudou a consegui-lo: Meu time ATT, meus treinadores :Mestre Katel Kubis, Macarrão, Libório, Agulha, Conan, Carina Damm, Custódio ,meus amigos e principalmente Deus!



Fale sobre Carina Damm






















8- Carina e um presente que Deus colocou na minha vida,minha amiga,parceira,batalhadora demais. cresci muito ao lado dela, vê-la lutando, treinando e sendo tão apaixonada pela
Luta como ela é ! Uma mulher incrível, minha vida!



 Fale sobre ATT e Ricardo Libório?

9-American top team é uma grande equipe , motivadora, local onde a qualquer hora que você chega tem campeão treinando ,tem feras dando aulas, como por exemplo Mestre Katel, que a cada treino com ele é um aprendizado diferente ,um verdadeiro livro de arte marcial. Aliás ,tem treino top de tudo, todas as modalidades, tem material humano pra treinar. Fui acolhido pela equipe e sou grato por isso!



Mestre Libório: Um cara incrível, um mestre ne, a todo momento ele tem consciência do conhecimento que ele tem e consegue passar cada ensinamento de maneira que parece está fazendo aquilo pra você, pro seu jogo! Incrivel, sinto um enorme carinho e admiração por ele como meu mestre.



 Metas para 2.015?

10- 2015 pra mim já começou em Dezembro de 2014, quando já havia sido avisado sobre a possível pelo cinturão do One! Quero fazer grande luta, trazer esse cinturão e continuar fazendo o que mais amo fazer na minha vida que é lutar! Muitas conquistas ainda estão por vir e espero tudo com atenção de Deus!!



Deixe seu recado e seus agradecimentos


Obrigado  a você meu amigo Olivar pra oportunidade de estar falando um pouco da minha carreira !Acredito que a busca pelo sonho é possível  se você for atrás ,não desistir jamais ,então lute com bravura, treine com vontade, busque acreditando sempre!!!!!




                                                            Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário