quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

JOE HENRIQUE : A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM SUPINO !



 

A primeira academia de musculação que eu entrei na minha vida , levado pelo meu saudoso tio Álvaro Leite, foi na academia JOE HENRIQUE amigo dos meus tios em especial do meu tio Paulo Leite e um dos  precursores  no Boxe do Maranhão.

Lembro exatamente onde ficava, do mesmo lado que tinha o cine Éden, nós subindo as escadas, eu era criança, fui apenas acompanhando meu tio .

Foi a primeira vez que eu olhei um banco de supino, haltéres , o famoso sapato de ferro , e claro os caras fortes da época.

Anos mais tarde, já com 18 anos, treinando com Ivar Saldanha, com meses de treinamento, esporadicamente íamos ao Cassino Maranhense onde tinha a academia Muscularis, onde não sei o certo se era de Joe e fora passado para Helano e seu pai, ou ele só era frequentador ( Joe ) mas nos encontramos lá e ele apareceu no meu primeiro emprego , que Ivar tinha na época conseguido , no Tribunal de Contas e me fez o convite : " Vai ter o campeonato Brasileiro de Musculação em campinas, São Paulo, tu não queres ir , pois eu vou como representante do Maranhão e seria legal levar um atleta e tu estás porreta ! "

E assim foi a história verdadeira do primeiro maranhense a participar de um campeonato brasileiro de Fisiculturismo.

Na minha categoria , juvenil ,  o vencedor foi Sérgio Cruz ( em memória ) o segundo lugar foi Wladmir Camilo de Oliveira que era amigo do Ivar de Brasília que era treinado pelo professor Michael Costea ( em memória ) na época dono da emblemática Academia Apolo de Brasilia. Wladmir se tornou um grande amigo e morou muitos anos no Maranhão .


Acima , o curso que o professor  Joe Henrique está se referindo, eu fiz também, era o curso do Mike Mentzer que o Roger Pareja junto com o Professor Laerte Martines traduziram.

Nesse ano, 1.983 foi a última competição de Luiz Otávio Batista de Freitas que depois foi nosso Mister Universo e primeiro brasileiro a disputar um Mr. Olympia.

Num próximo post eu vou contar os primeiros campeonatos que existiram no Maranhão, quem organizou , quem participou com um único intuito, contar a verdade, contar História com H. para que oportunistas que chegaram outro dia, atropelem a verdadeira história da Musculação.

Viva Joe Henrique , viva Edilson Penha Alves, Viva Otoniel, Viva Albarelli, Viva Soldado, Viva Ivar ... tem muita gente antes da gente chegar, respeita !!!!



                                        Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário