quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PAULO AFONSO : O KARATÊ COMO VIDA .

 


Uma das lendas do Karatê que eu vi lutar que está num grupo seleto que eu tenho na minha memória como Altamiro Cruz o Didi, os irmãos Caribé, Johannes Freiberg , Ugo Arrigoni, Vinicio Antony e os irmãos Machidas , trago para vocês um casca grossa da pesada, Karateca raiz  de Belém do Pará , Paulo Afonso !!!

Confira o rico bate papo com a fera :

1 Rebuscando o passado, quando e como foi seu início no Karatê ?

1- Comecei em 1984 com um amigo no quintal de casa e depois fui pra uma escola na periferia Belém(Pinheiro porto) com o professor Mário Sérgio aluno do Machida e depois com a faixa verde fui treinar com Machida.




2 Sobre as competições, quais foram mais marcantes e importantes pra você ?

2- Cada competição tem sua importância, quando participamos de uma competição na academia nossa mente é do tamanho da academia e quando participamos de um mundial nossa mente amplia ao tamanho do mundo então eu acredito que todas são importantes para somar em nosso aprendizado final.



3 Você foi um karateca que se aventurou no Vale Tudo com sucesso. Conte sobre essa época.

3- Na minha época vale tudo era uma guerra entre as artes e eu queria mostrar a eficiência do karatê, então me aventurei e alcancei meu objetivo embora respeite todas as artes marciais e acredito que conhecer o caminho de outras artes nos ajuda a melhorar a que treinamos.




4 O seu Karatê é um karatê extremamente prático, eficaz , trás a tradição mas ao mesmo tempo muito digamos " moderno " , fale sobre isso ?

4- Eu percebi que o karatê treinado para competição não tem muita eficácia em uma luta real, mas a essência das técnicas adaptadas podem ajudar os praticantes a terem uma experiência mais real nos treinos e em caso de necessidade aplicar com letalidade as técnicas!


5 Qual sua análise hoje sobre o karatê ?

5- A grande maioria dos profissionais de karatê aprendeu o estilo Shotokan que é apenas uma pequena mas eficiente parte do karatê como um todo, e logo  os treinos são feitos por  karatecas contra outros karatecas, formando assim as redes neurais dos praticantes para se defenderem apenas contra praticantes de karatê, isso acontece porque a maioria treina karatê para competição levando assim a perda de muitas ricas técnicas que existem no karatê, quando um karateca vai treinar outras artes fica perdido com a distância diferente com os golpes que toma na cara, com as quedas e assim por diante, então por não ter as redes formadas(experiência real) muitos deixam de treinar karatê e vão praticar outras artes.



6 Quais foram os grandes nomes do Karatê pra vc?

6 - Sensei Watanabe , Andy Hug e Lyoto Machida.


7 Deixe sua mensagem e faça seus agradecimentos.

7- Minha mensagem é que os karatecas procurem voltar seus olhares um pouco mais para um karatê fora da caixa de competição e treinar mais real, e agradeço a Deus e minha família por sempre apoiar e viver o mundo do karatê comigo, Oss!



                                                   Olivar Leite.

2 comentários: