segunda-feira, 23 de agosto de 2021

BRENO GUIMARÃES ; BOAS LEMBRANÇAS DO FISICULTURISMO CARIOCA.

 Pedi para meu amigo Breno Guimarães para selecionar algumas figuras importantes do fisiculturismo carioca que o tenha marcado nessa caminhada , Breno lembrou com alegria e emoção grandes nomes, e boas histórias,  confira abaixo :


: Primeiramente, o nosso mestre mór pioneiro do fisiculturismo de todos os tempos no Brasil, Cláudio Magalhães, nosso Tibi, que se foi mês passado com 95 anos de idade, mas que permaneceu malhando até os 94. Não foi COVID, mas esse afastamento das atividades salutares impostos pelos exageros dos pseudo lockdowns o fez se afastar dos hábitos salutares dos seus treinos e caminhadas ao ar livre, o enclausurando em casa, baixando obviamente sua imunidade e abrindo espaço para uma pneumonia fatal. Entretanto, sua missão foi comprida e cumprida, com seu legado indelével. Mil Bravos! Primeira academia que malhei foi a dele. Hj sou árbitro de uma federação que ele foi o pioneiro e primeiro a valorizar o esporte, com competições icônicas como as do velho Hotel Nacional. Bons tempos.




Vamos citar aqui tb campeões Old School (meus preferidos, por serem brothers guerreiros dos bons e velhos tempos e por terem, com menos recursos que hj, um físico com linha e densidade muscular incomparáveis…claro que entendendo bem o fato de terem bem menos recursos do que hj), Marcelo Pelaio (guerreiro campeão dos palcos e casca grossa dos tatames tb, compartilhamos o tatame nos bons treinos da academia de luta livre do mestre Hugo Duarte). Tb num mesmo nível, numa categoria mais leve um pouco, Gustavo Costa, presidente da atual federação BRAFF da qual sou arbítrio desde 2005 (IFBB RIO na época), criador da categoria Wellness, a qual arbitro desde sempre, e meu antigo sócio quando fomos fundadores da academia de peso pesado do Clube Radar,



em 1983 (Gustavo então conhecido como prof Gugu de ginástica localizada que só tinham gatas saradas, raras na época, malhando). Ele entrou lá no Radar com a ginástica local e eu na musculação, fabricada pelo Shangai (ex Hell Angel) metalúrgico que havia feito os equipamentos da Pumping Iron (depois Heavy Duty), na qual eu já dava aula desde 1981. E levamos a academia toda lá pra cima nas costas, às vezes até de madrugada, baterias, anilhas e halteres, eu Shangai e mais alguns marombas solidários, pois sabíamos que ali ia ser nossa casa e que éramos família unida pelo ferro. Fiquei lá de 1983 a 1990. Tempos maravilhosos do Radar, com piscina, sauna, natação, boxe da Nobre Arte do Claudinho Coelho, mestre Edson dos Santos e Tortinho, Jiu Jitsu com Marcinho dos Santos, taekwondo com Pimpolho do mestre Kim, até Carlinhos de Jesus sublocou sua primeira academia de dança lá. Gustavo Costa saiu pra montar a academia Pergus, entrou o saudoso Ronaldo Mazza como meu sócio. Mazza foi tentar a sorte em Búzios, chamei o Tucano pra fazer uma frente lá junto comigo. O clube fechou por um ano, e tive que sair, arrendando parte do meu equipamento para o já saudoso Pedro Aquino e vendendo outra parte para a academia Pedra Filho em Salvador, Bahia. Tucano reabriu a musculação do Clube Radar, um ano depois, a qual permanece até hj, nas mãos do Delta.



Outro brother mitológico do fisiculturismo, o grande Zebu. Uma dos caras com mais densidade muscular que já vi. Animal. Agachamento com 200k. Já fomos expulsos de uma churrascaria em Copacabana, pq comemos por 3h e 15 e os caras queriam fechar. Zebu ficou puto e acabou comendo um Xtudo na lanchonete da esquina pra “forrar”. Kkkk



São muitas lendas do fisiculturismo que não queria esquecer, Hugo, Santiago, Luiz Otávio, Dilerso, Mikimba dançando break, Mister posando com Bolero de Ravel, Paulo Borracha (nosso faixa preta de 4 modalidades tb era campeão fisiculturista) arrebentando no soul music em suas coreografias, André Falleiros (eterno Calvin Klein top Model). E faço questão de mencionar o nosso primeiro treinador de ponta de alto rendimento, o desbravador da profissão de Personal trainer aqui no Rio, Mr Sérgio Tucano. São muitos ícones e ídolos como o saudoso Adilson Morais, Maia, Abel, Sylvio e outros que já se foram, mas garanto que já teremos academia e, agora com o Tibi chegando, teremos até federação nos Céus nos esperando (com paciência, pois não pretendemos ir…ainda rs). Gratidão a todas essas feras e aos seus legados. Juntos somos mais fortes! Osu!



Breno Guimarães.


                                                          Olivar Leite.

3 comentários:

  1. Excelente!!! Obrigado queridos e amados irmãos Olivar e Breno pela lembrança!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Que bela homenagem, muito importante não deixar que pessoas que fizeram história sejam esquecidas. Parabéns Breno

    ResponderExcluir