terça-feira, 19 de março de 2013

EVOLUÇÃO DOS ESPORTES DE COMBATE POR EDUARDO FIGUEIRA.








EVOLUÇÃO DOS ESPORTES DE COMBATE:

A evolução das lutas caminha a passos largos, quer seja na preparação física, técnica, tática e psicológica.
Vemos hoje os “super  atletas” onde não existe mais a melhor arte marcial, mas sim, o atleta mais bem preparado e que tenha a oportunidade de mostrar o que sabe.
Levando em conta essa afirmação, podemos concluir que com a enorme competividade atual precisamos modernizar nossa forma de acompanhamento da evolução dos nossos atletas.
Uma forma interessante de visualizar e acompanhar essa evolução seria filmar todo treinamento e preparação para uma posterior comparação dos resultados.
Como foi apresentado na última convenção internacional de preparação física para modalidades de combate, Temos uma nova tendência de preparação física não linear para o MMA e isso exige dos preparadores uma maior criatividade e empenho nas aferições do treinamento, tornando assim a preparação física mais específica, seja em treinamentos de resistência, força e potência.
Vamos lembrar ainda que nos últimos artigos científicos mostrou-se a importância da característica temporal que se vai desenvolver um treinamento.

Por exemplo:   No kick boxing a relação de esforço pausa (E: P) é de 1:2 (Buse 2009), tae-kwon-do 1:3 a 1:4 e no Judô, por exemplo, temos uma característica temporal de aproximadamente 18 seg. de ações motoras por 9,0seg descanso ativo.
Podemos observar nesses números a importância dos estudos científicos para o aprimoramento das metodologias de treinamento.

Vamos dar um bom exemplo no treinamento de potência:

Potencia (watts) = velocidade (met./seg. )  x  Força (N)
O processo que uso para verificar a melhoria e evolução nos golpes dos atletas é filmar vários golpes desferidos como chute, soco etc... Além de verificar o posicionamento técnico, tudo isso é colocado em um SOFTWARE que me informa a velocidade em milissegundos.
É feito então com esse atleta um treinamento de potência e após o final do programa de treinamento eu filmo novamente os mesmos golpes desferidos antes do início do programa.
São analisadas nesse sistema melhorias técnicas, posicionamento e a velocidade do golpe.
Com isso eu posso afirmar ou não se o atleta melhorou a potência através da velocidade de execução dos golpes.
O que vemos hoje em dia são treinadores alegarem que o atleta está mais potente, mais rápido, mas não possuem nenhuma PROVA CONCRETA que essa melhoria aconteceu, não possuem números comparativos para tal afirmação.

Nesse sistema podemos até comparar com a velocidade de grandes atletas, como por exemplo, a velocidade do chute do seu atleta com a de Melvin Manhoef.
Posso ainda nesse sistema analisar lutas de adversários dos meus atletas e traçar melhorias técnicas tácticas.

Como podemos observar nas imagens abaixo:

1)



2)



Na segunda imagem vemos um chute de 367 milissegundos, que foi fracionado em levantar o joelho 200 milissegundos e 167 milissegundos até o impacto.
Isso nas mãos de um preparador inteligente e criativo pode ser uma excelente ferramenta para trabalhar separadamente as fases do chute no treinamento de potência, quer seja específico ou até mesmo na sala de musculação, no Cross over por exemplo.
As possibilidades são infinitas de trabalho e essa ferramenta pode e deve ser de grande valia para preparadores e atletas.
Sei que ainda temos em nosso meio  Preparadores físicos vaidosos, atletas que ainda não se conscientizaram do grau de profissionalismo que devem trilhar e eventos que não valorizam devidamente os atletas e ainda beneficiam “seus” atletas para um fictício sherdog ... Isso tem travado e deixado pelo caminho grandes atletas no nosso cenário nacional.
Mas eu acredito que podemos mudar esse quadro, evoluir e jamais esquecer que:

“’Pequenos caminhos podem alcançar coisas grandiosas, a minunciosidade pode fazer a diferença!”






 Prof..  Eduardo Figueira Rodrigues  
Cref- 29429-g/rj
Professor de Educação física pós graduado em Fisiologia do exercício e treinamento desportivo e musculação.
Pós graduado em docência de Ensino superior
Capacitação em medicina esportiva
Preparador  físico equipe Pitbull Barra Gracie
Faixa preta de jiu-jitsu e Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário