sexta-feira, 15 de março de 2013

EUGÊNIO KOPROWSKI POR OLIVAR LEITE.






Tenho feito grandes entrevistas durante esses anos todos, entre elas entrevistas com pessoas que realmente eu admiro muito como Royler Gracie, Pedro Rizzo, Rodrigo Minotauro, Anderson Silva, entre tantos caras que merecem meu respeito, mas hoje tenho a alegria de entrevistar um homem que nos faz perceber o quanto temos feito pouco pelos esportes, tenho ouvido de bocas de grandes líderes como Fabinho da Nova União, Rodrigo Minotauro, Ricardo Vieira, Roberto Gordo, Artur Mariano entre tantos outros que tenho feito algo mas ao conhecer de perto a vida de Eugênio Koprowski entendemos o quanto precisamos trabalhar para um dia podemos sequer "achar" que contribuímos um pouco para o esporte.

Confira abaixo a entrevista  com esse incansavel garoto a beira dos seus 70 anos;




Querido Eugênio, vamos rebuscar o passado.


 Que imagem vem na sua mente quando se lembra do seu primeiro treino com pesos?

Um barracão de madeira ao lado da pista de atletismo do Esporte Clube Pinheiros, onde aos 13 anos eu era "sócio militante"(podia frequentar o clube para treinar atletismo).Ali no barracão vi muitos pesos livres e uns caras grandes e fortes que me acolheram com simpatia e me ensinaram os primeiros movimentos do então halterofilismo.




Quem foram os seus incentivadores na época?

Meus pais e amigos que também treinavam atletismo no Pinheiros, além do meu técnico que me mandou para o barracão levantar uns pesos para ficar mais forte.


Fale da sua primeira competição




Eu já possuía a minha academia (Espártaco) , mas era mais afeito às lutas. Então no final dos anos 70, aceitei um convite e entrei junto com o meu grande amigo Francisco Hermes Coelho num campeonato paulista de Estreantes, acho que foi em 1.976.Foi realizado no Clube Homs na avenida paulista e fiquei em 3o. lugar na minha categoria, haviam apenas duas categorias por altura.


Quem eram seus ídolos?

No fisiculturismo aqui no Brasil eram Alex Ribak e Agnaldo Cortêz.No exterior, Steve Reeves, Reg Park e Clarence Ross.


Descreva em rápidas frases as seguintes pessoas;

Wilson Santos:

Um atleta excepcional, com grande potencial genético. Hoje talvez não estaria entre os top, mas na época foi o melhor ou um dos melhores, incluso internacionalmente na categoria até 80 kg.



















Luiz Otávio Duarte:

O nome é Luis Otavio Batista de Freitas. Um cara com coxas, panturrilhas e braços gigantes naturalmente. Foi comigo que obteve as primeiras orientações e treinou alguns anos na minha academia e ao mesmo tempo no Clube Pinheiros. Extremamente disciplinado, inteligente e obstinado, foi o primeiro Mr. Universe  Brasileiro pela IFBB em 1.987 na categoria pesada. Nessa época eu era presidente da IFBB Brasil.



















Hugo Sebastião de Faria:

Um mesomorfo quase puro. Um físico tremendamente proporcional e grande para a sua época, apenas não conseguia uma definição mais apurada, mesmo assim foi um dos grandes do Brasil nos anos 70/80


Cite alguns nomes que você treinou a marcaram sua vida

Foram muitos, inclusive de outras especialidades esportivas, No culturismo igualmente foram uma infinidade. Lembro mais por questões de afinidade do "Paredão", do Mauro Silva, Serginho, Clélia Maria, todos foram campeões paulista e brasileiro, a Clélia foi recordista mundial de Terra. Mas muito atletas bem conhecidos e até com títulos internacionais passaram pela minha orientação.




Sua opinião sobre o Fisiculturismo hoje no Brasil

Muitos ainda reclamam, por quê é mais fácil reclamar do que trabalhar. O crescimento foi extraordinário se comparado com os primórdios. A partir dos anos 60 o movimento foi crescendo como uma boa de neve e nos anos 80 já estávamos num patamar internacional. De lá para cá o crescimento está cada vez mais visível, com multidões praticando e prestigiando o bodybuilding e principalmente a musculação. Nenhum outro esporte no Brasil, trouxe mais títulos e vitórias do que o fisiculturismo nestes últimos dez anos. Mas lamentávelmente  ainda vivemos no "País do Futebol", do carnaval, da roubalheira do mau caratismo, da pilantragem...entretanto, existem setores sérios, o que nos da esperanças.

Como é o dia a dia de um dos mais importantes incentivadores da musculação que o Brasil já teve e tem? (o Sr. rs)





rsss...ai é o tal negócio "uma só andorinha não faz o verão", "um general sem soldados não é ninguém", etc. Se tenho um mérito, é o de saber me cercar de pessoas íntegras, honestas e trabalhadoras, que cultivam a sinceridade, a honestidade e a ética. As vezes erro na escolha, mas é melhor errar na tentativa de acertar do que nada fazer.
Nesse ano em que completo 70, estou um pouco mais tranquilo. Minha academia faz 50 anos em Abril, felizmente vai muito bem. Escrevo matérias, leio muito e faço revisão de textos para a revista. Trabalho também nos meus livros e às vezes realizo palestras. Por volta das 12 horas vou treinar, muitas vezes com o meu parceiro, o Alex dos Anjos (que ninguém conhece).Estava muito gordo com 123 quilos, entrei em dieta há três meses, perdi 12 quilos e pretendo estar com pouco menos de 100  até o final do ano, quem sabe ainda subo num palco pra competir com os velhotes? O Alex acha que levo jeito...rssss...
Depois do treino, almoço e quando posso tiro um cochilo. Volto ao trabalho e lá pelas 6, me livro do computador e quando dá pego a moto e dou umas voltas para ver os amigos ou fazer algum atendimento e serviço externo. Lá pelas 11 a minha esposa e eu fechamos academia, fazemos uma boquinha e vamos repousar. Nas folgas, adoro passear de moto, pescar e trabalhar com madeira reciclada.
Basicamente é essa a minha rotina.




Deixe sua mensagem e faça seus agradecimentos.

Devemos sempre fazer o melhor uso possível do nosso conhecimento e ter ciência de que quanto mais sabemos, mais precisamos aprender. Agradeço de coração aos tantos amigos, muitos que sequer conheço, mas que me respeitam e admiram o meu trabalho, sei que estão do meu lado por que esse também é o lado deles. Quem tem coragem de enfrentar as dificuldades de frente vence-as antes mesmo que que elas se tornem uma ameaça real.

abração


Eugênio


                                                            Olivar Leite.

2 comentários:

  1. Academia na casa de 2 andares da rua 24 de maio no meier.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Fui aluno em 1985,gostaria de saber porquê não existe mais o símbolo do Leão com os halteres!
    Muito obrigado...Um abração à todos!!!Saudades...

    ResponderExcluir