sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MANGUINHOS: HOMENAGEM AO CRIADOR DO MMA; DÔA A QUEM DOER!!!




Rio de Janeiro recebe espaço inédito para prática de MMA

Coordenado pelo campeão Pedro Rizzo, núcleo de artes marciais de projeto social inaugurou octógono e alojamento. Inauguração teve a presença de atletas campeões como José Aldo Junior e Rafael Feijão

O projeto social Usina de Cidadania, da Refinaria de Manguinhos, inaugurou hoje (quinta-feira) um Centro de Treinamento para a prática do MMA (artes marciais mistas). Estiveram presentes os atletas patrocinados pela empresa, Pedro Rizzo, Glover Teixeira e Rafael Feijão e o campeão do UFC José Aldo Jr.

A iniciativa festejou, também, o aniversário de 14 anos da Usina de Cidadania, projeto social que trabalha para o desenvolvimento social de mais de 600 crianças e adultos moradores das 30 comunidades dos bairros de Manguinhos, Benfica, São Cristóvão, Bonsucesso, Caju e Maré.

Durante a cerimônia, com direito a discursos dos atletas e do vice-presidente da Refinaria de Manguinhos, Paulo Henrique Menezes, o jovem Carlos Eduardo, de 17 anos, falou em nome dos alunos da U

sina. “Este é um momento muito importante para mim. Sempre quis ser lutador e, agora, graças à Usina de Cidadania e à Refinaria de Manguinhos posso realizar esse sonhos e ver os ídolos de perto,” disse.

Outro momento emocionante do evento foi a homenagem surpresa feita pelo Pedro Rizzo ao seu treinador há mais de 20 anos, Marcos Ruas. Ao ser chamado no palco, Rizzo não conteve a emoção, e, entre lágrimas, ressaltou a importância do Marcos Ruas em sua vida. “Ele não é só uma lenda do M
MA. Ele é o idealizador do cross training, que deu origem ao MMA. O Marcos Ruas me formou como atleta e como homem. É meu segundo pai,” explicou Rizzo.

Entre os veteranos do esporte, estavam Roberto Leitão, definido por Pedro Rizzo como a “biblioteca da luta de chão”, e André Pederneiras, ex-aluno de Ruas e também treinador de Rizzo. Foi uma oportunidade especial para reunir o passado, o presente e o futuro do MMA.

A Usina de Cidadania tem o c
ompromisso de inspirar jovens através de atletas que superaram suas próprias dificuldades. “São atletas que transmitem exemplo de confiança, disciplina, determinação, carreira e visão de oportunidades, para que os alunos ampliem seus sonhos de cidadão,” disse o vice-presidente da Refinaria de Manguinhos, Paulo Henrique Menezes.

O Centro de Treinamento da Refinaria de Manguinhos possui um octógono de dimensões oficiais e um alojamento para que os atletas possam descansar entre os treinos e se hospedar quando estiverem no Rio de Janeiro. É uma estrutura inédita no Brasil. Atletas promissores que não são do Rio de Janeiro terão toda infraestrutura necessária para treino e moradia, como o lutador de Porto Alegre Guilherme Viana. Guilherme estreou no ringue no octógono do CT e teve sua primeira vitória, contra Tiago Barbosa. Guilherme também irá estrear o alojamento do Centro de Treinamento de MMA Refinaria de Manguinhos, onde ficará hospedado em sua temporada de treinos no Rio.

A Usina de Cidadania, fundada em 1997, teve motivos de sobra para comemorar seu 14° aniversário com muita festa para os beneficiados com o projeto. A ONG, que possui diversos núcleos de atividades, como artes, esportes, inclusão digital e educação continuada, iniciou, em abril de 2011, seu núcleo de artes marciais, sob a coordenação do campeão de MMA, Pedro Rizzo. As vagas para as aulas de arte marciais foram preenchidas em duas semanas, deixando 100 jovens na lista de espera.

Rizzo comanda 225 jovens que praticam diversas modalidades de luta: judô, jiu jitsu, capoeira, muay thai e luta olímpica. “O esporte é fundamental para construir adultos responsáveis, determinados e comprometidos com o bem da sociedade. A disciplina do esporte forma o caráter do homem,” garante Rizzo. O MMA, um dos esportes que mais crescem no Brasil e no mundo, recebe o patrocínio da Refinaria de Manguinhos nos setores de profissionalização de atletas, eventos e infraestrutura esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário