quarta-feira, 3 de agosto de 2011

INSTITUTO KAPACIDADE.



O Instituto Kapacidade
No natal de 2007, Kyra Gracie, em ação social, visitou a Família Santa Clara, em Vargem Grande, levando brinquedos, roupas e carinho para as crianças atendidas. Nesse momento, junto com o tio Ryan, a atleta tetracampeã mundial de jiu-jítsu teve a idéia de oferecer aulas da arte suave para as 70 crianças que moravam ali.

Em 2008, após o falecimento de Ryan e o retorno de Kyra ao Brasil, a atleta viu que era h
ora de começar a realizar o sonho que dividia com seu tio e retribuir tudo o que o esporte lhe proporcionara. No carnaval daquele ano, em meio a fantasias, as c
rianças da comunidade de Santa Clara ganharam um quimoninho e a oportunidade de trilhar novos caminhos e de aprender a arte suave com uma campeã mundial.

Os anseios de Kyra foram ao encontro aos do amigo e empresário Bruno Neves, que no início dos anos 90
já atuava no resgate a cidadania de famílias em condições de extrema pobreza, na Comunidade Vila Amizade, no Recreio dos Bandeirantes.

O trabalho social sempre esteve presente na vida de Bruno, que desde cedo despertou a consciência de que cada cidadão poderia contribuir espontaneamente para a inclusão na sociedade de pessoas marginalizadas. Em 2009 foi convidado a conhecer ONG Ação Social Frei Gaspar, em Vargem Grande, e viu ali a necessidade de iniciar um trabalho social. Imediatamente sentiu que era a oportunidade de alavancar o projeto que há vinte anos alimentava e ajudar, de maneira mais efetiva, aquelas crianças carentes. Praticante de jiu-jítsu, enxergou no esporte o melhor caminho para tornar o sonho realidade.

Em 2010, fruto dessa parceria, surgiu a ONG Instituto Kapacidade, que ensina as técnicas d
e jiu-jítsu a crianças carentes de Vargem Grande. Tendo o esporte como
principal ferramenta, o trabalho desenvolvido visa educar e capacitar as cria
nças, ao mesmo tempo em que resgatam-lhes a auto estima. Atualmente, mais de 150 crianças participam do projeto, que em seu quadro de professores ainda conta com o ator Cláudio Heinrich.

“O esporte ensina lições como o respeito, a disciplina e a competitividade. Além de ser um veículo importante para a formação do bom caráter e promover o cidadão”, explica Bruno. “Mais do que campeões no tatame, queremos formar campeões na vida”, completa Kyra.


Efetue um depósito de qualquer valor na conta do Instituto Kapacidade. Sua ajuda é fundamental:
Banco Itaú
Agencia: 2971 . C/C.: 21528-6
CNPJ: 13.155.200/0001-65

Nenhum comentário:

Postar um comentário