Bati um papo com um dos sujeitos que mais entende de futebol que eu conheço e além de tudo é um dos caras mais sinceros e corretos que tenho a alegria de chamar de amigo.
Cara de papo reto, extremamente competente e um aliado pra se ter ao lado em qualquer situação , de uma mesa de cerveja ao campo de batalha .
Acompanhe esse bate papo com Vinícius Saldanha abaixo :
Rebuscando o passado. Qual é a sua primeira lembrança com o futebol ?
Um retrato, aos 7 anos, com uma equipagem do Sampaio Corrêa que ganhei como presente de aniversário do meu Pai. A mesma que entrei de mascote no Nhozinho Santos com a equipe do time profissional.
A primeira vez que vi a sua habilidade como jogador, éramos criança no Jaguarema e houve um evento nacional que foste o grande vencedor no Maranhão, lembra isso pra gente
"Coca cola Bom de bola".
1978.
Tinha 12 anos.
3 provas individuais de habilidade e pontuações em pênaltis. Ganhei no Maranhão e fui sexto do Brasil em uma final no Célio de Barros no RJ, ao lado do Maracanã.
Você fez testes em quais times ?
Flamengo-RJ e Atlético-MG.
Quando foi sua estreia como jogador de fato ?
No Juvenil em 1983.
E 1984 no Profissional.
Quais nomes você mais gostou de jogar junto ?
Mateus no Sampaio, Paulo César (Gênio), Roberto Oliveira (hoje um respeitado Juiz de Direito).
Cite três gols que te marcaram .
Casagrande pelo MAC, na final de 2013. Valderrama pelo Imperatriz, na final de 2015. E o meu na final do Jogos de Verão do Calhau pelo MARCONCHA (Grande Época) que valeu o título de 1989.
Como foi a transição para ser técnico ?
Deixei bem cedo o futebol e fui cursar Educação Física. Fui Preparador Físico, Auxiliar Técnico e depois Treinador.
Tudo bem construído e planejado. Aprendendo muito em cada área de atuação.
Qual o primeiro time que você dirigiu e conte alguma passagem que ficou marcado na sua memória afetiva ?
Profissionalmente o Moto Club no ano de 2000. Todos as passagens em todos os clubes ficam marcados. É uma trajetória que tenho um orgulho e um respeito danado por todo o trabalho.
Qual jogou te fez crescer mais como técnico e pessoa na derrota e na vitória. Cite um de cada .
Na Vitória as conquistas estaduais por MAC- 2013 e IMPERATRIZ 2015. Disputei 4 finais em Campeonatos Maranhenses.. Numa época em que o futebol maranhense tinha um representante nacional de muito respeito como o Sampaio. Foram feitos memoráveis e emocionantes.
Na derrota, que sempre ensina mais que vitórias, a perda do Campeonato Sergipano em 2014. Depois de ter liderado de ponta a ponta.
Que time como técnico te sentiste mais abraçado no tocante a equipe passando por diretoria e todos setores ?
Tenho uma história de muito tempo no Sampaio Corrêa. Como atleta, como preparador físico, como treinador e coordenador de futebol .Na base e no profissional. E um respeito muito grande por toda essa história.
Qual sua avaliação hoje do futebol maranhense ?
Em um nível de representatividade nacional pelo trabalho desenvolvido de forma extremamente competente por seu presidente Sérgio Frota .
São 15 anos de trabalho e conquistas representativas. Hoje também temos duas divisões no nível estadual também muito bem organizadas. Segue um caminho de progressão e de buscas para que outros clubes, além do Sampaio, também possam atingir um nível mais alto no cenário nacional.
Cite pontos cruciais para se tornar um treinador de futebol .
Formação, Competência , Liderança e ...SORTE.
Alguma proposta, vontade de voltar a atuar como técnico ?
Propostas sempre acontecem. Voltar é algo que precisa ser bem avaliado. Vamos indo e acompanhado as evoluções no Futebol.
Dentro e fora do campo.
Deixe seus agradecimentos e sua mensagem .
Agradecer a você meu amigo. Pela lembrança e oportunidade em lembrar de alguns momentos bons nessa trajetória...da VIDA.
Olivar Leite.