sábado, 5 de setembro de 2015

WALMIR : STRATEGY 2, MMA SUL E MUITO MAIS !





Walmir Silva





conheci através do Alonso.
Figura carismática, humilde e muito trabalhador.
Sempre nos eventos de MMA na raça e na coragem foi galgando espaço e fez com que seu meio de comunicação se tornasse reconhecido por muitos através de trabalho árduo e simpatia enqaunto cobria os eventos.
Ja ficou hospedado comigo no Rio em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca  num apartamento incrível, luxuoso e que não tinha sequer lugar pra gente se sentar, rs, mas isso é uma outra história.
Fui surpreendido com uma notícia bem bacana, a participação de Walmir em um evento super bacana de Jiujitsu o  Strategy 2 e é sobre isso e muito mais que iremos conversar.

Acompanhe o bate papo abaixo;





 Comecei querendo saber de Walmir quando ele começou a treinar o Jiujitsu:


Comecei no jiu-jítsu em 2004, e sempre gostei de competir, mas nunca tive a experiência de fazer uma luta casada, como será no Strategy


Quis saber dele como surgiu essa oportunidade:

Como trabalho com jornalismo marcial e sinto aquela adrenalina apenas por acompanhar de perto as lutas de MMA, surgiu a oportunidade de eu sentir pelo menos algo parecido, por se tratar de uma luta casada na mesma faixa e peso. O convite surgiu pela amizade que tenho com o produtor, Fulvio Henrique, que se baseou no formato Metamoris para por um "jornalista" no card. No caso do Metamoris, um comentarista foi chamado ao tatame em meio a transmissão do evento e surpreendeu a todos.



Não podia deixar de perguntar a Walmir sobre a ginástica diária de exercer várias funções e achar tempo ainda para treinar:


Ser pai de família, editor do site MMASUL e manter a assiduidade nos treinos não é fácil. Faço o que posso. Não sou um atleta ou competidor. Considero-me um praticante de jiu-jítsu que gosta de competir e é isso que vou fazer no dia 16 de setembro. Vamos lá voltar a sentir novamente a emoção do confronto de kimono.



Pedi que falasse mais sobre a história do MMA SUL:

O MMASUL começou como um blog em 2008 e posteriormente se transformou em um site. Juntando o amor pelas artes marciais e o jornalismo, o MMASUL ganhou cada vez mais espaço e credibilidade. Atualmente a cobertura MMASUL é requisitada nos maiores eventos do Brasil, graças a um trabalho sério, ético e feito com muito carinho. Apesar de conter "Sul" no nome do site, temos leitores de todos os estados do Brasil. Publicamos muito material sobre evento e atletas do Sul, mas não deixamos de dar atenção a tudo que acontece no centro-oeste, sudeste, norte e nordeste e claro, todos os detalhes sobre o UFC. Aproveito o espaço apenas para agradecer aos nossos leitores e a todos que acompanham o MMASUL.



Quis saber quem foi que inspirou Walmir nas Artes Marciais:


Como a maioria dos grandes atletas da minha geração (1979), busquei inspiração no Royce Gracie, vendo as finalizações lendárias nas primeiras edições do UFC. Depois veio a era Pride com Rodrigo Minotauro, Kasushi Sakuraba e tantas outras lendas que marcaram época com grandes vitórias por finalização. Esses ídolos me inspiraram a treinar jiu-jítsu, pois tinha a curiosidade de aprender o xadrez humano que é o jiu-jítsu, e aqui estou, ainda que "tardio", aproximando-me da faixa-preta.


Pedi que contasse alguma passagem marcante nesses anos de cobertura pelo MMA SUL:


Uma história que considero a mais marcante foi a cobertura do UFC 134, também conhecido como UFC Rio 1. Perdi o prazo de credenciamento, mesmo assim viajei ao Rio de Janeiro. Dei uma de "impostor" e consegui entrar na Arena HSBC, chegar às arquibancadas, depois às cadeiras e por fim, à àrea VIP. Faltou somente me apoiar no octógono para fotografar (risos). Para você ter uma ideia, durante a luta principal fiquei ombro a ombro com o pai do Anderson Silva na primeira fila, trocando ideia com ele. Quando o Anderson entrou e deu um beijo no pai dele, faltou somente eu abraçar junto (risos). Bom, essa história é para contar aos netos. pelo amor à luta e pelo jornalismo, pela vontade de registrar o aguardado UFC Rio 1, consegui chegar onde decidi chegar, e isso acho que serviu de incentivo para eu continuar firme e mais confiante ainda no mue trabalho diante do MMASUL. Quando a gente quer, basta ir atrás, que a gente consegue.



Para finalizar pedi a ele que deixasse seu recado, uma mensagem para a galera:

Como mensagem final deixo um agradecimento ao Marcelo Alonso, editor do Portal do Vale Tudo e apresentador do Combate. Tive o prazer de conhecê-lo no início da minha jornada como jornalista marcial e posso dizer que ele sempre foi uma referência, não somente como profissional, mas como pessoa, uma cara ético, com uma conduta exemplar e um coração enorme. Tenho admiração por muitos profissionais da nossa área, mas o Alonso é o "sensei". Oss!

E para finalizar, quero dizer que vou vencer esse desafio no Strategy 2 e dedicar a duas pessoas: ao meu filho Cauan, meu primeiro filho, que nasce em novembro e a Rodrigo Minotauro, inspiração de muitos e exemplo de superação.







                                                           Olivar Leite.

Um comentário: