quinta-feira, 6 de junho de 2013

MESTRE PEIXOTINHO POR OLIVAR LEITE.








O festejado MMA, do qual a nova geração colonizada pelo UFC engole as regras que beneficiam unicamente aos americanos e aos propósitos de Grana White, desvalorizam cada vez mais a Arte que criou esse esporte; o Jiu-jitsu.
Mas o Jiu-jitsu é tão maior que o UFC que mesmo dentro das "regras" deles, surge um Jacaré que consegue dar uma aula dechão, mostrar a eficiência de um Jiu-jitsu fantástico e calar a boca, além de frustar muito desses que acabam concordando que uma boa luta, só é boa se for trocando socos e porrada numa  loteria.

Nomes como Murilo Bustamante, Ricardo Libório, José Mário Sperry, Luis Bebeo, Sérgio Bolão entre outros monstros sagrados do Jiu-jitsu desportivo, tiveram uma geração antecessora a eles de respeito e que já assinavam Carlson Gracie como a equipe mais competitiva do mundo, doa a quem doer!!!

Quando nos reunimos em nossos bate papos, da Confraria da Porrada e começamos a falar de Jiu-jitsu, de quem eram os " monstros da Carlson " sempre ouvia Bebeo falar: "Cara dizem, a galera da época, que o Peixotinho era uma PI@#@#@!!!!!"

Bem, hoje a minha grande honra e alegria é trazer para vocês uma entrevista com uma das lendas do Jiu-jitsu, um Sr. honrado, respeitado, revestido de bravura e humildade, como os verdadeiros guerreiros são, Sra. e Srs. com vocês:


Otávio Peixotinho!




1 - Conte - nos sobre o seu primeiro contato com o Jiu-jitsu ? 

Estava na dúvida de qual luta praticar: Meu tio Wanderley Rebello de Oliveira me indicou o Jiu-Jitsu na Academia Gracie, em 1974. Primeiramente fui aluno do Rolls Gracie. Depois fui para o Carlson Gracie. 

2 - Quem foi o seu maior incentivador na época ?



 Fernando Pinduka foi um dos maiores incentivadores. Jogava no Juventus, time de futebol de praia junto comigo.

3 - O que você se lembra que mais te marcou nos treinos do Carlson Gracie ?

 O que marcou na Academia do Carlson era a união. Todos torciam por todos. Um por todos, todos por um: lema dos  Mosqueteiros.

4 - Conte - nos sobre o seu primeiro campeonato ?

Primeira competição de Peixotinho


 Em 1975, fui 3º lugar: ganhei a primeira luta e perdi a segunda. No Mello Tênis Clube.














5 - Qual a vitória que mais lhe marcou e qual derrota ?


 Todas as lutas são marcantes, pois fazem parte do seu aprendizado. Mas, como vc quer respostas concretas, vamos lá: minha maior vitória foi sobre Rilion Gracie, já tinha feito uma luta com o Zé Paraíba do Mestre Osvaldo Alves e depois peguei o Rilion sequinho, no Absoluto na faixa preta em 1985. Neste mesmo dia, tive uma luta muito difícil com Rickson Gracie (minha 4ª luta no mesmo dia), lógico derrota. Todas lutas estão no Youtube.

6 - Na sua geração, quem eram os grandes treinos e cascas grossas da Carlson Gracie ?


                                              O temido time da Carlson Gracie.


 Na minha época, todos os treinos eram difíceis. Pois, como o Sr sabe, o Carlson era um celeiro de craques. Mas para não enrolar, vamos aos que competiam em campeonatos (havia muitos que não entravam): Fernando Pinduka, Cassio Cardoso, Buchaul, Caíque, Zé Eduardo (seu irmão), Marco-Aurélio Kühner(meu irmão), Rosado, Fernando Rosenthal,Maurício Bustamante, Marcelo Bustamante,Nutri,Gutenberg dentre muitos outros, que vieram depois, eram novos: Murilo Bustamante,Amaury Bitteti,...

7 - Pós sua geração, da Carlson quem mais você admirou lutando Jiu-jitsu desportivo?

 Gostei muito do jogo ofensivo do Fernando Margarida e do Roger Gracie.

8 - Como o Sr. olha o Jiu-jitsu de hoje?

 Evoluiu por um lado, porém as regras restringiram muito o Jiu-Jitsu.

                                   Peixotinho na final do absoluto marrom contra Maurição


9 - Na atualidade dentro do Jiu-jitsu quem o Sr. se agrada de ver lutar?

 O Marcus Buchecha, atualmente está difícil de ser batido, o Rodolfo Vieira, Braulio Estima, Claudio Calazans e os irmãos Mendes.



10 - Contenos uma passagem marcanteda sua vida dentro dos tatames?

 Passagem marcante no tatame: foi este campeonato que fiz cinco lutas no mesmo dia. Naquela época era muito difícil lutar mais de duas vezes. Neste Campeonato em Niterói (que equivalia ao campeonato mundial) em 1985: entrei no peso leve e no absoluto: 1ª luta:Zé Paraíba (peso leve), 2ª luta:Rilion Gracie (absoluto), 3ª luta:Sylvio Behring (peso leve), 4ª luta (absoluto):Rickson Gracie e 5ª luta (decisão do peso leve): Rodrigo Miranda. Foi pauleira...

                                           
                                             Peixotinho após finalizar Mestre Sylvio Berhing


11 - Deixe sua mensagem e seus agradecimentos.

 Meus agradecimentos ao Mestre Carlson Gracie, Fernando Pinduka, Cassio Cardoso, Mestre Osvaldo Alves, Sergio Penha, Rolls Gracie e todos que me ajudaram nos treinos. Agradecimento ao Olivar Leite  pela dedicação e empenho no engrandecimento das artes marciais. Agradecido pela sua gentileza. Abção.





                                                              Olivar Leite.

7 comentários:

  1. Me fez lembrar daquele tempo. A nossa coesão em torno do Carlson. Os treinos duríssimos. Foi acima de tudo, um época de muita amizade e companheirismo. Mesmo distantes, a nossa ligação continua. Abraço Peixotinho.

    ResponderExcluir
  2. eu tive a honra de aprender tudo que sei sobre o jiu-jitsu com o Mestre Peixotinho!!! esse é casca grossa mesmo!!! parabens meu mestre

    ResponderExcluir
  3. Sou fã e discípulo da branca a preta do mestre Otávio Peixotinho.. exemplo de pessoa... caráter e um incentivador da arte..exímio lutador... a história fala por sí. Só ôss!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por essa carreira brilhante sua...mestre e amigo Peixoto 👍🙏👊

    ResponderExcluir
  5. Peixotinho , um amigo , um companheiro de treino , um ser humano fantástico se tornou um grande conhecedor da arte suave pela vontade em aprender e sua dedicação aos treinos.Campeão no tatame e na vida .

    ResponderExcluir
  6. Recentemente conheci o Mestre Peixotinho durante um curso ministrado pelo grande Mestre Pinduka. Duas lendas do Jiu Jitsu. Como faixa azul, só me restou observar os ensinamentos de ambos. Uma postura exemplar.

    ResponderExcluir