quinta-feira, 15 de março de 2012

SUL JIU-JITSU: PARABÉNS!!!!!

















"Mestres e fundadores da Academia Sul Jiu Jitsu Walter Mattos e José Mario Sperry Sem dúvida nenhuma não poderíamos deixar de lembrar á todos quem são os personagens principais de nossa história, para que, nos dias de hoje, toda essa grande família ainda seja unida e feliz como um todo, sem dúvida nenhuma sem nossos mestres fundadores da SJJ, isso tudo não seria possível... Parabéns Mestres Walter Mattos e Zé Mario Aqui gostaríamos de pedir para todos que deixassem uma mensagem de carinho ou alguma lembrança desses nossos ícones do jiu jitsu gaúcho, brasileiro e mundial... Muito Obrigado Osss ! "
Fernando Paradeda




Walter Mattos quando inicou suas atividades no Rio Grande do Sul foi ao bom e velho estilo das antigas histórias de introdução das lutas em sua grande maioria pelo Brasil, tendo que mostrar na prática. Muito daqueles que não acreditaram e acabaram provando do veneno da Arte Suave, terminando por se tornarem alguns dos primeiros alunos. Um ano mais tarde um faixa marron da equipe mais respeitada do mundo, a Carlson Gracie, retornava a sua cidade natal com uma bagagem de centenas de lutas vencidas e títulos importantes;

José Mário Sperry.

Walter e Zé Mário se juntaram e resolveram colocar o Rio Grande do Sul no mapa de um Jiu-jitsu que era Rio, São Paulo, Manaus e algumas poucas representatividades num estado aqui, outro ali.

Eles conseguiram!

Nomes como Bento Ribeiro, Adalberto Jr., Fernando Paradeda, Capoani, Bam bam, Zulú, Mário Reis, Guto Campos, Bahia, Cabeça e tantos outros acabaram por levar a academia que levou o nome de Sul Jiu-jitsu a ser uma força nacional respeitada por todos os adversários.

Uma vez conversando com um dos seus líderes chegamos a conclusão (até a data daque
la conversa) que o mais talentoso atleta surgido lá foi Bento Ribeiro e o mais competitivo e vencedor foi Fernando Paradeda ), isso porquê estou me lembrando de uma conversa de uns 5 anos atrás, hoje a Sul já apresenta novos valores e em função de um trabalho sério, bem coordenado do Paradeda, e continuará revelando valores por um bom tempo já que no tatame da Sul tem sempre um número significativo de novos adeptos e da garotada que sonha em ser um campeão da Arte Suave.



Tive a oportunidade de conviver com essa galera e sempre que vou a Porto Alegre visito aquela que considero minha casa no Sul, a SUL JIU-JITSU, lá treinei e conquistei a primeira medalha de âmbito nacional para o Jiu-jitsu maranhense (1.998) e pude presenciar quando Zé Mário andava pelas areias de Garopaba conversando comigo sobre Vale Tudo, as pessoas o apontarem e o admirarem como um ídolo; bons tempos!


Fica aqui primeiro, o meu agradecimento ao Walter Mattos pela paciência em me ensinar Jiu-jitsu, a cada show que ele me proporcionava quando tinha um aluno treinando sem pagar a academia, era sen-sa-cio-nal, ao Zé Mário que me levou pra sua casa em Porto Alegre e me deu uma familia lá, a Bento e ao Paradeda dois caras que sempre fui fã e que sempre, sempre tem que me puxar para um treino e me lembrar que sou um merda e a todos que conhecí lá, nem todos estão mais na Sul, mas graças a eles pude me tornar amigo de caras como Capaoani (que mais tarde foi meu patrão no Intheguard.tv) Eduardão, Gui, Guto, Mário Reis, Bambam (figura fantástica) Jr. "Jegue (lembram da raspagem?) Mohamad, Buda, bah, como eles diriam, tanta gente... obrigado a todos da Sul Jiu-jitsu por permitirem que eu faça parte dessa história linda, que realmente edifica os esportes de luta no Brasil!



Obrigado Sul e parabéns por 20 anos de uma história de sucesso!!!










Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário