segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OLIVAR LEITE ENTREVISTA ANDRÉ BENKEI.









Bemkei, antes de mais nada gostaria que vc falasse do seu retorno ao Brasil, é fato ou boato?

- Meu irmão, se depender da minha familia eu fico no Braza, e logicamente da saudade que eu tenho do meu Brasil, e do meu Rio de Janeiro. Por compromissos de trabalho fiquei dois anos sem vir ao Brasil, e devo confessar na ultima passagem de ano eu fiquei como falam os gringos "home sick" . Eu terminei meu contrato na Hitsquad no Missouri, e fui chamado pelo Pezão pra organizar o treino dele na Minotauro Gym no Recreio, juntou a fome com a vontade de comer e eu vou ficar dois meses no Rio de Janeiro. O problemaé que eu tenho mais de 30 atletas de 15 diferente paises querendo treinar comigo, se adaptar ao cage e chegar ao UFC. Eu estava fazendo meus camps na Hitsquad, mais quando eles perderam os dormitorios que facilitava tremendamente a estadia desses atletas , com alojamentos super baratos, inviabilizou o projeto. Eu não renovei meu contrato e cancelei a volta de todos esses atletas incluindo bons valores do Brasil. Eu tenho convite para treinar um novo time em New York, e na Florida existe uma possibilidade tambem, mais estou relaxando no Rio antes de começar o treino do Pezão, e o objetivo agora e esse. O MMA no Brasil, deu uma grande virada, e se pintar algo nas terras tupiniquins, eu vou ficar tremendamente feliz; trago uma bagagem de 15 anos nesses esporte e 8 anos de America que me fazem capaz de organizar um grande time de MMA tambem no Brasil, com o devido apoio é logico.


Passando para o lado profissional gostaria que vc comentasse essa questão do funcional e do LPO, na sua opinião como devem ser empregados para o lutador de MMA profissional ja que existe
uma "febre funcional" ?

- Meu irmão..... eu adoro essa mania brazuca de colocar nome de system em praticas
aplamente utilizadas no treinamento de alto nivel. LPO e funcional, são comentario para professor de educação fisica de colegio e academia, eu sou treinador de mma e faço os meus "drills" com base nas valencias fisicas que eu quero trabalhar, e tambem de acordo com a batalha que meu atleta vai travar. Nunca tive atleta meu que não se destaque em Força e velocidade, e muitos tambem na endurance para seus combates. Tudo tem que ser periodizado, e o grande segredo na minha opinião não estão somente na escolha dos exercicios mais quando empregar os mesmos e como. Eu trabalho sempre uma ou duas vezes ao ano com uma fase básica em que dou prioridade a construção da forca, equilibrio muscular nas articulações, e treinamento basico na realidade de cada arte marcial envolvida no estilo do lutador treinado (e aonde faco ele treinar de quimono, treinar boxe ou kick boxing sem se preocupar com MMA, Judô ou Wrestling ; sempre respeitando o estilo de cada atleta). Na fase basica, eu trabalho muito exercicios do "powerlift" (levantamentos basicos: supino, levantamento terra e agachamento), muito exercicio de equilibrio e "super set". Ja nas fases especificas, eu trabalho muito os levantamentos olimpicos modificados (LPO na nomenclatura da moda dita aqui) , exercicios de velocidade, exercicios com elasticos, cordas, esgrimas e sacos de peso (pneu, só pra trocar os do meu carro :)) e muito "interval training".





Suplementação e alimentação, a melhor combinação no seu entender?

- Primeiro de tudo e alimentação, criar uma rotina com alimentação saudavel e bem distribuida em nutrientes durante o dia. Você é espelho do que você come, a suplementação, vem para auxiliar e não substituir refeições. Existem alguns suplementos que são tremendamente importantes para nutrir uma deficiencia ou para aumentar a ingestão de certos nutrientes necessarios para certas fases do treinamento. Eu utilizo muito pouco suplementos, e eles entram sempre em hora certa ou na fase certa do treinamento. Logicamente, atleta de MMA não é "bodybuilder"ele é atleta de performance e tem que gerar dos musculos muito mais que equilibrio e beleza estetica, ele tem que ter musculos preparados para explosões musculares e recuperação durante as batalhas que vão travar.


Estrutura óssea, tipo esquelético (endomorfo, mesomorfo) ainda deve ser o mais considerado ao escolher a categoria certa do lutador?


- Sem duvidas.... As Proporcionalidades Corporais - mais a envergadura e altura, deve ser levada em conta mais que qualquer outra coisa na escolha da categoria... Eu posso ter qualquer balançoo nomeu somatotipo, mais essas duas proporçõs vão direcionar meu sucesso... So você observar os campeões: Cigano, Anderson Silva. Jose Aldo, GSP, John Jones e Dominick Cruz; a unica fuga a regra e Frank Edgar (mais não acho ele o melhor dos 70kg, pra mim e o Gilbert Melendez que tem a mesma vantagem na envergadura). A outra coisa é entender que eu sou contra, terminantemente contra levar um atleta de uma categoria inferior para uma superior; durante muito tempo se achou que eu fazia lutadores de um determinado peso subrir para lutar em outro. Eu nunca fiz isso, eu faço sim um lutador mais pesado ir lutar em categorias mais leve, e assim que deve ser. essa forma você consegue uma vantagem, e não forçar um atleta para cima e perder velocidade e mobilidade naturais do atleta.



Aponte na sua opinião 3 nomes com fortes possibilidades de explodirem esse ano fora da lista UFC Fighter.



- Gilbert Melendez - grande nome do peso, muito versatil tem um wrestling poderoso um chão de òtimo nivel e agora um dos melhores trabalhos de boxe da categoria, com um estilo perfeitamente adaptado ao MMA é o novo fenômeno da categoria.


- Patricio Freire é outro que me impressionou demais pela versatilidade e na minha opinião ele representa o futuro desse esporte. Dono de um chão agressivo, com uma boa defesa de quedas e com uma mão pesadissima para a categoria. Eu vejo ele como um dos grandes fenômenos aparecidos no Brasil nos ultimos anos.



- Siyar Bahadurzada, que ja deve lutar pelo UFC completa a minha lista, um pouco menos completo que os outros dois, mais tremendamente perigoso. Eu ja tive o prazer de treinar um atleta para enfrentar esse fenômeno, e de receber ele em um dos meus camps de treinamento. Um pessoa incrivel e tremendamente determinada, isso é a marca do seu estilo. Acho que ele vai fazer um enorme barulho na categoria esse guerreiro afegão é o cara para brilhar esse ano na categoria.



Cite três preparadores físicos que vc entregaria seu filho com total confiabilidade para ele treinar?


- Bom se ele escolher ser atleta eu entregaria com o maior prazer para : Rogeirão(meu amigo trabalha sério e a muitos anos no MMA, tem um trabalho e um estilo e é amado por seus atletas), Robert Follis (treinador do Team Quest com quem tive o privilegio de trocar informações e seus atletas sempre foram o maior desafio ao meu trabalho) e Luiz Eduardo Guerreiro "lula" (ele é um estudioso, um trabalhador, e faz um ótimo trabalho com o Paulo Thiago).



Faça suas considerações finais e seus agradecimentos.

- Bom meus agradecimentos são ao povo do Brasil, muito obrigado por terem lutado, chorado se emocionado com o nosso trabalho. foi graças a vocês fans que hoje minha própria mãe e irmãs discutem MMA comigo, e outrora nunca nem mesmo consideravam que meu trabalho fosse um verdadeiro esporte. Obrigado por ter levado o meu amado esporte ao maior veiculo de comunicação do pais, e poder atrair investimentos que possam trazer profissionais serios que tinham que viver fora da patria para poderem sobreviver do MMA.Não sei ainda se vai ser agora que vou poder estar voltando a viver no Brasil em definitivo, mais só por essa possibilidade, eu ja me encho de orgulho de aonde ja chegou o MMA no meu pais. Vou estar dois meses vivendo e trabalhano no Rio de Janeiro , pra fazer mais uma estrela retomar seu brilho no octogono, e espero que o final feliz seja ver o Pezão voltar ao topo da categoria e esse velho sonhador aqui a frente de algum time brasileiro com a aspiração e inspiração de se tornar o melhor do mundo.... osu..

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário