quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ITALLO VILARDO : CROSSFIT NO TREINAMENTO PARA LUTAS. MODISMO, VILÃO OU RESULTADO ?























CrossFit no treinamento para lutas. Modismo, vilão ou resultado?

Recebo diversas mensagem de pessoas me questionando a utilização do CrossFit para o treinamento (preparação física) de lutadores. As pessoas me perguntam se devem fazer, se serve, quais os benefícios, quais os malefícios... Vou expressar minha opinião e colocar alguns pontos que devem ser levados em consideração.
O CrossFit é uma modalidade esportiva que reúne características de movimentos e exercícios de diversas outras modalidades. Levantamento de peso olímpico, ginastica olímpica, exercícios multi articulares, em diversos planos e eixos. Que são estruturados em uma planilha de acordo com os objetivos da modalidade, buscam a grande variedade de movimentos e exigem um bom condicionamento físico, o gasto energético durante a seção de treino é bem elevado, o que, com o tempo, acaba causando uma melhora física para a pratica da própria modalidade em si.
É nesse ponto que se confunde o CrossFit como método de preparação física para lutas. A preparação física em si, é um planejamento geral do treino de acordo com o tempo e calendário competitivo (periodização), onde se divide o treino em blocos e em cada bloco (fase) se trabalha uma determinada qualidade física (força, velocidade, resistência por exemplo). Ela está presente no controle do treino físico em se, mas também anda de acordo com o treino técnico da modalidade (treino de luta) e treino técnico. Ela é baseada em ciência e nas leis do treinamento desportivo. Utiliza de métodos de avaliação e controle do treino para assim saber como está a evolução do atleta durante o período de treinos.

Um dos fatores mais importantes da evolução física, é o planejamento do que vai ser feito naquele período de treinos. No CrossFit a periodização é feita de acordo com a modalidade e não de acordo com a necessidade individual e calendário competitivo do atleta. Coisa que não acontece numa preparação física tradicional, pois ela é individualizada e planejada para cada atleta e cada competição.
Com isso vemos uma diferença clara da modalidade CrossFit, para a preparação física. Utilizar o CrossFit como método de preparação física é um erro, pois como foi citado, o CrossFit não é um método de treino e sim uma modalidade esportiva, que tem características e métodos muito singulares, tanto que existe uma competição de CrossFit, ou seja, o que prova que ele é um esporte e não um método para se atingir um melhor condicionamento em uma determinada atividade. Utilizar o CrossFit como preparação física para lutas é o mesmo que utilizar outros esportes como método, como por exemplo a natação ou a ginastica olímpica.
Outro fator que tira um pouco a credibilidade do CrossFit é o fato de em 90% dos lugares do mundo onde ele é praticado, não precisar ser formado em Educação Física para ministra-lo (o Brasil é um dos poucos lugares do mundo que exige essa formação). Um preparador físico normal estudou 4 anos em uma faculdade, fez alguns cursos e pós-graduações que lhe consumiram no mínimo mais 2 anos, enquanto um Coach de CrossFit pode ser um profissional de qualquer área, um advogado por exemplo, que cansado da rotina fez um curso de 10 dias e começou a ministrar treinos. Qual será que tem maior condições de melhorar o
condicionamento físico de um atleta de ponta? Quem passou 10 dias estudando uma apostila ou quem se dedicou no mínimo 6 anos estudando e pesquisando? Pois é...
A verdade é que o marketing por traz da marca é muito forte e muito grande, e isso ainda faz muita diferença. Eu desconfiaria se eu visse uma atividade física que promete te dar um bom condicionamento físico em qualquer área. Segundo os Coachs, o praticante está apto para ser melhor nas lutas, futebol, corrida e em qualquer outra modalidade esportiva! Magica? Acho que sim, pois uma das novas propagandas diz que você se torna um melhor ser humano!

Você começou a praticar CrossFit e seu condicionamento melhorou? Ótimo! Poderá ser um grande atleta de CrossFit, mas (como diz uma das leis do treinamento desportivo) os ganhos obtidos em uma determinada atividade física são precários em relação a outra.



Vamos a algumas considerações finais:



Prep Física clássica
CrossFit
Melhora de performance
X
X
Melhora da performance especifica
X

Gasto energético
X
X



Planejamento de acordo com suas necessidades
X

Planejamento de acordo com o seu calendário
X

Trabalha as valências físicas em separado
X

Trabalha a prevenção de lesões
X

Grande risco de lesões

X
Necessita de formação acadêmica
X

Qualquer um pode atuar

X
Trabalha junto dos treinos físicos e técnicos
X

É o mesmo treino para todos

X



Minha conclusão está tomada, trabalho com diversos atletas de ponta no mundo das lutas e juntos conquistamos muita coisa. Não se deixem levar pelo modismo e poder de marketing. Se quiserem praticar a MODALIDADE ESPORTIVA chamada CrossFit, pratiquem! 
Só não acreditem que ela vai transformar sua vida.





Treinem sempre sobre a supervisão de um profissional capacitado.

Itallo Vilardo
 – Preparador físico especializado em esportes de combate. www.itallovilardo.com



Um comentário:

  1. muitos desconhecem essas informações e acabam repassando informações equivocadas ainda mais no treino voltado para as lutas.

    ResponderExcluir