A continuidade do FighteCia, a continuidade de uma luta, acreditando nas Artes Marciais como um veículo de igualdade social, educativo e de valores para se carregar para sempre. Carregando o meu primeiro ensinamento nas Artes Marciais - "Se te derrubarem dez vezes, levanta onze!" - "O que me incomoda não é o barulho do mal, mas sim o silêncio dos bons" - " A vida é combate, que aos fracos abate, aos fortes e aos bravos, só pode exaltar"
sábado, 16 de fevereiro de 2013
MESTRE ROBERTO LEITÃO; EM DEFESA DA LUTA!
" Gente amiga da LUTA :
Fomos todos surpreendidos com a proposição do EB (Executive Board ) do COI que deixa de fora a Luta (Wrestling) da lista das 25 modalidades que comporão os Jogos Olímpicos de 2020 que deverão ser realizados em Madrid , Tókio ou Istambul. A proposição de não incluir a LUTA entre os esportes que compõem o núcleo dos JO ,leva a LUTA para a lista de esportes que lutarão por uma vaga adicional. Não sei exatamente o motivo, mas imagino que seja problema exclusivamente político .
Estes esportes não selecionados, farão apresentações (e sua defesa obviamente) para o Board em maio no meeting a ser realizado em São Petersburgo . Dali será recomendado sua inclusão no programa de 2020 ,se for o caso.
É incrível pensar em deixar de fora um esporte fundador dos Jogos,com um número de praticantes inimaginável (aproximadamente no mínimo 50 vezes dos praticantes de Judô ,por exemplo !!), com uma organização mundial primorosa (FILA) que funciona há mais de 75 anos ,com quase tantos filiados como a FIFA do Futebol.
Lembro ainda que a LUTA (Latu senso ) é o esporte mais antigo do bicho-homem,tem suas origens na pré-história e que especialmente a Luta Olímpica é um esporte seguro e educativo. Termino recordando que houve épocas onde o confronto Capitalismo x Comunismo tinha sua ”trégua” lastreada nas competições onde se confrontavam duas grandes potencias USA e URSS.
“O homem para ser completo tem que estudar,trabalhar e lutar “
Sócrates 419 a.c.
Vamos divulgar por favor,um abraço"
Roberto Leitão
Olivar Leite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando será lançado o livro de Roberto Leitão sobre biomecânica da luta
ResponderExcluir