quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EVOLUÇÃO.




               O cartaz acima que anuncia a grande luta entre Dudu Dantas e Marcos Loro Galvão
nos faz refletir a cerca do quanto esse esporte evoluiu e o quanto os brasileiros conseguiram se manter
no topo, de um esporte que a cada novo dia surgem uma infinidade de novos valores, as academias brotam, as aulas de Artes Marciais e de MMA proliferam em todo mundo, ai me deparo com Loro que eu acompanho desde muito cedo a sua carreira e Dudu (idem) sendo protagonizadores de um espetáculo com milhões de pessoas espalhadas pelo planeta como platéia.
Pelo simples fato de serem dois brasileiros já seria um gancho forte para escrevermos sobre, mas o fato de ambos pertencerem a mesma equipe, a Nova União realmente é algo curioso e porquê não dizer fantástico!
A evolução do esporte MMA nos trás algo que num passado não muito distante seria inimaginavel, afinal até hoje sofro com ataques depreciativos por um dia ter saído de uma academia para treinar em outra, quantos tantos outros atletas foram "expulsos" execrados assim como eu por entender a muito tempo que treinar é um ato de liberdade, que todos podem e devem procurar o lugar que melhor achar para sí mesmo. Conheço histórias de grandes feras do Jiu-jitsu que foram colocados de lado, rotulados de "frouxo" por não optarem pelo Vale Tudo, gostarem apenas de lutar o Jiu-jitsu desportivo, vi inúmeros amigos e conhecidos serem considerados e tratados como traídores por terem um dia treinado uma outra Arte Suave que não fosse a sua, vi grandes potenciais se perderem pelo simples fato de externarem uma vontade de aprender algo que não fosse do repertório daquele professor líder da sua academia.
Todos esses professores e líderes da propagação do ódio se perderam, ficaram para trás pois eles todos não passavam de líderes fracos, inseguros e que propagavam o ódio; e quem pode ser chamado de  professor/Mestre se o que ensina é o ato de odiar e de não perdoar? Quem é esse "mestre" que não segue o grande ensinamento dos verdadeiros Mestres que é o AMAR e PERDOAR?
Mestre do quê ?
Esse cartaz como a foto abaixo mostra uma coisa chamada EVOLUÇÃO, pois eu fui criado lutando contra meu irmão, meus primos e meus tios, vi verdadeiras guerras em treino na minha primeira academia a Judô Clube Irmãos Leite entre meus tios, o pau cantava! Quando retornei ao Judô depois de um grande tempo afastado na primeira competição que entrei fui vencido pelo meu tio Bernardo Leite, e a palavra CREONTE nunca existiu, ela foi criada por pessoas inseguras do seu própio trabalho, do seu talento, pois quem está satisfeito onde treina, é bem tratado, aprende de verdade, é respeitado como ser humano e atleta, jamais mudará de lugar, de academia, então que possamos sim EVOLUIR  em todos os cantos do Brasil pois até hoje existe esse papinho babaca, um aluno verdadeiro, consciente nunca abandonará um MESTRE de verdade, ainda que ele treine em outro lugar, more em outra cidade, laços verdadeiros não são quebrados jamais.




Quanto a Loro e Dudu,

desejo do fundo do coração que eles façam uma das melhores lutas de todos os tempos e que depois a gente se encontre e juntos possamos comer algo e celebrar esse show, pois como diz o ditado:

"Homens dão as mãos, meninos ficam de mal!"



                                                                    Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário