A continuidade do FighteCia, a continuidade de uma luta, acreditando nas Artes Marciais como um veículo de igualdade social, educativo e de valores para se carregar para sempre. Carregando o meu primeiro ensinamento nas Artes Marciais - "Se te derrubarem dez vezes, levanta onze!" - "O que me incomoda não é o barulho do mal, mas sim o silêncio dos bons" - " A vida é combate, que aos fracos abate, aos fortes e aos bravos, só pode exaltar"
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
FUNCIONAL MOVIMENT SYSTEMS!!!
O FMS
se trata de uma avaliação qualitativa de Padrão de Movimento Básico composto por 7 movimentos e 3 testes limitantes (clearing tests ou testes de "exclusão"). Não é válido como diagnóstico de uma medida. Através deste, identificamos problemas com mobilidade e estabilidade, assimetrias e disfunções articulares que podem comprometer o movimento e, até mesmo aumentar o risco de lesão para nosso dia a dia e/ou para algum esporte específico.
Após feito, estratégias corretivas são criadas a fim de propiciar ao corpo, inteira congruência nos padrões de movimentos, diminuindo assim risco de lesões.
Ao contrário da avaliação tradicional que apenas nos serve como parâmetro evolutivo, esta nos dá total direcionamento para a prescrição correta e segura dos exercícios. Criando total individualidade no treinamento, já que cada pessoa necessitará de determinada correção por possuir específicas vivências desde a infância até a fase adulta.
Cada pessoa em sua singularidade necessita de correções específicas e, através deste sistema de avaliação desenvolvido por dois fisioterapeutas americanos (Gray Cook e Lee Burton), vimos uma maneira de visualizar se estamos nos movendo de forma correta e quais estratégias podemos tomar.
Nosso corpo é um entrelaçado de articulações em que alguma delas devem ter como função principal criar mobilidade enquanto outras, estabilidade. As disfunções e assimetrias aparecem exatamente quando isso se inverte, ou seja, articulações que deveriam criar mobilidade passam a criar uma falsa estabilidade (rigidez) e vice versa.
O que prima esta avaliação simplesmente é a qualidade no movimento para só então começarmos a nos mover com quantidade. Ex.: se a pessoa não consegue agachar, não coloque a mesma para fazer isso!
ps: ObrigadoOlivar pelo espaço cedido, te espero lá!
forte abraço
att.
Felipe Kuat
www.facebook.com/ArquitetosDoCorpo
felipekuat@yahoo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário