quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SEMEARE DE FELIPE MACENA.





No ramo de atividade física desde 2004, o Centro de Treinamento Semeare já nasceu diferente. Naquela época não se via espaço reduzido de treinamento físico com atendimento personalizado, foi assim que começamos, o trabalho foi bem aceito e os alunos foram chegando.
Tínhamos um espaço totalmente maquinado, serviço convencional, e a quantidade de alunos foi aumentando, mas faltava algo, poderíamos ser melhor, mais específicos, com resultados mais sólidos e direcionado as limitações de cada aluno (não se engane todos nós temos). Foi quando em 2008 conhecemos nomes como Michael Boyle, Gray Cook, Cosgrove, Jason Brown entre outros, e realmente achamos o que tanto buscávamos o Treino Ideal, com Metodologia, com Progressão, sem ficar limitado a somente aumentar a sobrecarga de determinados exercícios.
Porque imaginemos só, quando nossos alunos chegavam no antigo modelo nosso, eles faziam os mesmos exercícios dos que já estavam conosco há 02 anos, a única diferença era a quantidade de peso que levantavam, não sabíamos que limitações eles tinham e nossas avaliações eram apenas quantitativas, por exemplo, circunferência do quadril, peso, IMC, …



Hoje somos bem mais abrangentes, percebemos que se o trabalho for mais específico e claro havendo compromisso por parte do aluno os resultados serão alcançados a curto prazo. Mas voltemos a filosofia funcional, fico me perguntando como pode um treino pode levar esta nomenclatura sem que haja uma avaliação funcional. Então o que caracteriza um treino funcional, o uso de bolas, o uso de borrachinhas ou é por moda?
A nossa filosofia é funcional porque avaliamos a função de cada segmento articular, recuperando movimentos falhos, desequilíbrios musculares, vícios posturais, e com tudo isso em ação nosso aluno terá um maior benefício no seu programa de treinamento, quer seja aumento de massa muscular, perda de peso, reabilitação, condicionamento físico, …



Vamos imaginar a seguinte situação:
Um determinado aluno tem dores na coluna vertebral. O que automaticamente nosso organismo vai fazer? Procurar uma postura que a dor desapareça, não é verdade? Ou seja, nosso sistema vai migrar para padrões de movimento geralmente errôneo em resposta a uma dor ou na presença de fraqueza muscular. A longo prazo vamos ter uma postura curvada a tal ponto que não será mais uma abordagem isolada que vá resolver ou restabelecer o padrão daquele segmento.
Agora, se o aluno for avaliado de maneira coerente, muito provavelmente vamos detectar o motivo pelo qual esta dor está ocorrendo e assim poderemos com uma progressão individual melhorar ou até mesmo corrigir padrões de movimento inadequado(s) .



E qual avaliação funcional utilizamos? O FMS (Functional Moviment Screeen), são 07 “exercícios” realizados com o kit do Gray Cook, simples, prático e com respostas super eficazes para nós Professores. Além do Turkish Get Up, um exercício super completo utilizando apenas um Kettlebell.
Com respostas destas duas avaliações nossos alunos vão sendo conduzidos a variações de exercícios que se encaixam nas suas necessidades próprias, pessoais, desta forma o treinamento fica muito mais individualizado. Além dos famosos objetivos como emagrecer, aumentar massa muscular, tônus, atingimos outros que passam despercebidos, e que em muitos casos vão prejudicar o desempenho do aluno podendo levá-lo a lesão, desconforto e até mesmo afastá-lo da atividade física.


Por Prof Felipe Macena
CREF 3351 G-BA
Faixa Preta De Jiu-jitsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário