terça-feira, 7 de maio de 2013

BRUNO TANQUE AVALIA A SOUL FIGHTERS NO BRASILEIRO DE JIU-JITSU!







Bruno Tanque Mendes,



trás consigo uma metodologia que muito me agrada.
Mesclando filosofia, educação e competição sem se afastar dos verdadeiros preceitos das Artes Marciais.
Tenho uma grande respeito e admiração por Tanque, Tanquinho, Tatu e Formiga, assim como pelo General da Soul Fighters, Sensei Alvaro Mansor.

Tanque abaixo faz uma avaliação da sua equipe no Campeonato Brasileiro, confira abaixo;








" Quando a CBJJ anunciou que o Campeonato Brasileiro seria fora do Rio, sabíamos que não poderíamos ir com força máxima. Além disso, tínhamos alguns atletas fora do país e que não iriam estar aqui na época do campeonato. Mesmo em cima da hora começamos a nos organizar. Leandro Tatu, além de estar puxando os treinos, tava na guerra para bater o peso, pois ia lutar tb. Tentamos correr atrás de alguns apoios para ajudar os atletas e professores a irem.
O professor Luis Carlos "Tabinha", conseguiu o apoio do Sindicato do Bancários do RJ, através do presidente da entidade, Almir Aguiar, que patrocinou a van para levar o primeiro grupo de atletas para Barueri - SP. Conseguimos através da Raquel Teixeira, o apoio da Acel Elevadores, que patrocinou a estadia no hotel do segundo grupo que iria lutar e chegaria na sexta.
Sem esses apoios não teria como a Soul Fighter ter estado presente da forma que foi ao evento.



No nosso planejamento, dividimos os atletas em dois grupos, um grupo, faixas azuis e roxas iriam na quarta, para lutar quinta e sexta, voltando na sexta mesmo. O outro grupo, marrom e preta, iria na sexta para lutar sábado e domingo. Fizemos assim.

Separamos os grupos, a van, reservamos hotel. E Através do mestre Alvaro Mansor, conseguimos com a permissão do Gustavo Almeida usar a Ryan Gracie Casa Verde, como base para esses dois primeiros dias.
E assim foi, na quarta saímos do Rio, e depois de 7 horas de estrada chegamos em SP, com um grupo onde todos podiam ser campeões. Foram os mais dedicados. Eu e o professor Alexandre Salgado estávamos a frente deste grupo. Todos lutaram bem, os que perderam, perderam por um descuido da arbitragem ou perderam porquê seu adversário foi melhor, mas em geral as derrotas foram por uma vantagem, o que mostra o equilibrio dos atletas.



Nos primeiros dias, temos que destacar Julia Boscher, 17 anos e lutando no adulto, ficou em 3º lugar na faixa azul peso médio, sendo que terminou a luta que perdeu, com um triângulo para lá de encaixado...mais 30 segundos sei não.
O namorado dela e um dos destaques da nova geração da Soul Fighters, Hugo Marques tinha 6 lutas para fazer na faixa azul adulto pena e deu show. Foi raspagem, pegada pelas costas e finalizações até a final. Tava voando o garoto. Na final, uma vantagem separou Huguinho do titulo, mas mesmo com o vice, saiu de cabeça erguida, pois lutou para frente, melhor, perder sendo quem é, do que ser um amarrão.

João Gabriel Rangel subiu de categoria, foi para o super pesado. Já chegou medalhando. Ficou em 3º, com destaque para a guerra das quartas de final e da semi final, onde perdeu na decisão do árbitro.
Mas os destaque da azul foi o nosso sênior 3 - Maurício Ribeiro.
Campeão do Peso pena na categoria dele e deu show vencendo o absoluto, ganhou 3 caras maiores do que ele e pelo segundo ano consecutivo vence tudo na idade dele, não pode mudar de faixa pq ainda não tem o tempo de carência que a CBJJ exige, pois só tem um ano e meio de filiado. Sobra na turma e é um dos maiores exemplos para todos os atletas da Soul Fighters. 

Anna Carolina Luz, mesmo sendo master lutou no adulto e venceu o pesado marrom e ficou em 3º no absoluto. Lutou muito a Carol. 

Na preta, tivemos grandes resultados. No master preta pena, o marido da Carol e um dos melhores professores da Soul Fighters, Alexandre Salgado, foi campeão, vencendo 4 lutas durissimas e dando uma demostração enorme de coração e raça. Ele perseguia esse titulo a 17 anos. E veio na preta.
Um dos lideres da Soul Fighters e treinador, Leandro Tatu, lutou no galo adulto preta, msm já sendo master. Era para fechar com o nosso amigo Felipe Costa, mas parou na semi final contra o eventual campeão, Ivaniel Costa. Ficou com 3º lugar mas gosto de ouro.



Mas o nome da Soul Fighters e para mim o nome do evento foi o João Gabriel Rocha. O cara lutou a terceira semana seguida e somente três eventos de preta, foi campeão da seletiva do ADCC, 3º lugar no Wolrd Pro em Abu Dhabi e nesse Brasileiro deu show.
Lutou no absoluto no sábado, contra o Tussa na segunda rodada, perdeu por uma vantagem e lutou mal, cometeu muitos erros.
No dia seguinte não queria lutar o peso, pois estava sentindo uma lesão. Foi empurrado literalmente pela galera que tava lá. Resultado, 4 lutas, 3 finalizações, e na final atropelou o campeão mundial da categoria dele, por 11x2. 
Lutou muito Joãozinho, não é qualquer um que é 18 vezes campeão brasileiro, e foi campeão em todas as faixas, da amarela a preta. Sendo esse o primeiro brasileiro de preta dele.

Mas o que mais tiramos de ensinamento desse evento foi a união de todos, desde a viagem a até as horas da luta. Todos se ajudavam, indo buscar água, massagem, , dando aquela energia. Do preta adulto ao sênior. Isso sim foi um diferencial. 

Para fechar, vou contar uma coisa que o Tatu me contou e ilustra bem o nosso momento. Antes da final do João, Ele e Tatu estavam lá juntos, João reclamou, que do lado dele na chave só tinha pego pedreira. Escutou de volta de uma pessoa que estava presente a seguinte frase: - Garotão, tu chegou agora e já quer sentar na janela? 
Ambos ficaram quietos. Bem, foi a final e depois de campeão Tatu não aguentou e mandou: " É João, chegou agora e JÁ sentou na janela ! "

Isso ilustra muito nosso momento. Com respeito aos adversários e a quem for, vamos fazer nosso trabalho com seriedade, sem menosprezar ninguém.

A equipe faz 5 anos agora em Maio, e não te dou muito tempo para estarmos com lugar cativo na janela.
Nada mal para quem vai completar 5 anos de vida.



Um agradecimento especial, á todos os professores, alunos, familiares e atletas da Soul Fighters. 
Ninguém ganha nada sozinho, somos o que somos porque somos UNIDOS.
Parabéns a todos, as medalhas são do grupo, são da SOUL FIGHTERS.

Um comentário: