


A continuidade do FighteCia, a continuidade de uma luta, acreditando nas Artes Marciais como um veículo de igualdade social, educativo e de valores para se carregar para sempre. Carregando o meu primeiro ensinamento nas Artes Marciais - "Se te derrubarem dez vezes, levanta onze!" - "O que me incomoda não é o barulho do mal, mas sim o silêncio dos bons" - " A vida é combate, que aos fracos abate, aos fortes e aos bravos, só pode exaltar"
O Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Profissional na cidade de Abu Dhabi foi idealizado pelo faixa-preta Carlos Santos no ano de 2008 e tem como patrono Sua Alteza Sheik Mohamad Bin Zayed al Nahyan, Principe Coroado daquele emirado. O principe é um apaixonado pelo Jiu Jitsu Brasileiro e mantém um projeto batizado de school-jitsu que atende cerca de 15 mil crianças na rede pública escolar de Abu Dhabi.
Ja no primeiro ano de Mundial, a organização do evento buscou realizar uma seletiva no Brasil para viabilizar financeiramente a ida de atletas até o Oriente Médio. Fernando Paradeda foi escolhido para organizar esta seletiva visto seu excelente trabalho frente a Federação Gaúcha de Jiu Jitsu.
O sucesso tantto do evento principal como desta seletiva foi tamanho, que os números cresceram espantosamente. Do ano de 2009 para o de 2012 as seletivas ja são cerca de 20 espalhadas pelo Mundo. Quase todas ja foram televisionadas para cerca de 50 países, o que engrandece ainda mais o evento principal em Abu Dhabi.
A seletiva sul-americana realizada na cidade serrana de Gramado já considerada a mais importante do Mundo, por atrair os favoritos ao título mundial, ser junto com a de San Diego no EUA a mais requintada e organizada e também por ser a última. Isto faz com que um universo de lutadores, nos quatro cantos do Planeta, acompanhe este torneio via internet .
Gramado tras outro grande atrativo; é considerada o principal destino do turismo nacional. Possui uma riqueza gastrônomica reconhecida e sua arquitetura germanica faz com que os turistas se sintam emumaparte do continente europeu. Isto acaba atraindo não só os competidores,mas também seus familiares.
Nome: Dilson Pará
Esporte: Triathlon
Tempo: 4 anos
Principal Modalidade: Triathlon Olímpico – Distâncias: 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida;
Objetivo: Completar o Iron Man (natação – 3.800m, bike – 180km, corrida – 42,2km) em até 10 horas de prova.
Há quatro anos, São Luís viu surgir uma das grandes promessas de um esporte ainda pouco divulgado no Maranhão, o Triathlon. Ele se chama Dilson Pará, que hoje deixou de ser uma promessa e se tornou um grande vencedor com grandes objetivos.
Pará, como é chamado pelos seus amigos, pratica Triathlon há quatro anos. Já participou de 3 competições IRONMAN (natação – 3.800m, bike – 180km, corrida – 42,2km), a maior do mundo na modalidade, e foi Campeão Brasileiro de SPRINT TRIATHLON (natação – 750m, bike – 20km, corrida – 5km).
Sua história com o esporte vem desde 1998, quando começou a correr. Depois, em 2007, conheceu o Bira, outro grande atleta maranhense deste esporte, que o incentivou a participar de sua primeira competição em Triathlon. Mesmo sem bike própria (era emprestada) e sem experiência, ele conseguiu completar a prova naquele mesmo ano.
Daí pra frente Pará tomou gosto e não parou mais, comprou sua própria bike e começou a fazer natação.
O nosso triatleta comenta que o Triathlon no Maranhão caiu muito nos últimos anos: “Em se tratando de São Luís, alguns atletas ainda sobrevivem e ainda continuam motivados, mas somente por causa do IRONMAN”, comenta ele. “Entretanto, houve uma revolução dos atletas no ano de 2011, com a criação da Associação de Triathlon do Maranhão – ATRIMA, fundada por Tiago Loiola, Paulo Hertel e com meu apoio. Graças a essas pessoas podemos respirar o Triathlon e sonhar que em 2012 possam vir mais atletas, amadores e profissionais, com a realização de competições de ótima organização para justamente atrair esse público”, explica o campeão.
Seus objetivos para 2012 são:
Março – Campeonato Brasileiro de Longa Distância (natação – 1900m, bike – 90km, corrida – 21km ser Campeão Brasileiro na categoria);
Abril – Long Distance de Pirassununga/SP (natação – 1900m, bike – 90km, corrida – 21km, servirá como treino para o IRONMAN 2012);
Maio – IRONMAN BRASIL 2012 Florianópolis/SC (natação – 3.800m, bike – 180km, corrida – 42,2km, quer estar em alto nível, em sua melhor fase para completar a prova em menos de 10 horas);
Dilson Pará conta com o patrocínio da SPORTS CENTER NUTRICION – SNC – SÃO LUÍS – vitaminas e suplementos – (Av. dos Holandeses Qd 4, Lt 3, Lj 02, Ponta do Farol, São Luís /MA).
Texto: Rafael Carvalho