O Spartan Judô e Jiujitsu tem a alegria de anunciar a apresentação de Kata do Judô .
O escolhido para essa importante e bonita apresentação será Thiago Coelho, faixa preta do Sensei Marquinho Leite da Academia Ação.
Thiago está a frente desse importante conteúdo no ensinamento do Judô do qual o grande Mestre Gigoro Kano tem algumas observações importantes para o ensino e treinamento do Kata :
Aprender kata é semelhante a aprender gramática para o estudo da escrita, e a prática do randori é semelhante à prática da escrita em si.
Em outras palavras, para escrever uma redação, é necessário o conhecimento da gramática.
Do mesmo modo, para praticar bem o randori, é necessário o conhecimento do kata. Além disso, por mais que um indivíduo domine a gramática, isso não pressupõe que ele vá produzir boa literatura.
Por outro lado, se o indivíduo tem apenas conhecimento limitado de gramática, não consegue escrever bem de jeito nenhum.
Esse princípio vale também para o jujutsu, se não estudarmos o kata, poderemos até chegar a aprender métodos de defesa e ataque, mas não chegaremos à maestria.
(Jigoro Kano)
Acredito que os principais motivos para a criação e a prática do kata ainda não são completamente compreendidos por muitos alunos de Judô dos tempos modernos, por isso os aprendizes não conseguem apreciar a verdadeira relevância do kata.
Quando isso ocorre e eles não conseguem compreender a verdadeira finalidade de um kata, fico um pouco desapontado.
(Jigoro Kano)
Concebi esses katas de Judô principalmente com a finalidade de ilustrar pontos importantes que desejava explicar a meus alunos no intervalo das rodadas de randori.
Eles são em essência os princípios críticos do Judô, que mostram, por exemplo, como em determinadas direções o equilíbrio do oponente pode ser pertubado.
(Jigoro Kano)
Quais são os Katas do Judô:
Nage-no-kata (Formas de projeção)
Katame-no-kata (Formas de imobilização)
Kime-no-kata (Formas de técnicas defensivas)
Ju-no-kata (Formas de flexibilidade e suavidade)
Kodokan Goshin-jutsu (Formas de auto-defesa da Kodokan)
Itsutsu-no-kata (Formas da natureza)
Koshiki-no-kata (Formas clássicas)
Seiryoku-Zenyo-Kokumin-Taiiku (Formas de Máxima Eficiência para ensino físico)
Excelente iniciativa
ResponderExcluir