sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LARA SULIANNO; BRASIL FORTE NO FIGURE.





Radicada nos E.U.A. mais precisamente em Deerfield Beach, Flórida, casada com um dos mais respeitados preparadores físicos do mundo nas Artes Marciais, Lara Sulianno tem se dedicado a categoria Figure, com um corpo lindo Laura tenta se melhorar a cada dia para alcançar a performance que a modalidade exige. Laura conversou comigo e nos contou sobre sua promissora carreira, treinos, sonhos e tudo o mais que envolve a vida dessa atleta que você passa a conhecer um pouco mais a partir de agora.


1 Quando você começou a treinar?
Eu sempre estive envolvida com esportes. Quando morava com meus pais, praticamente do lado da minha casa tinha uma academia. Comecei lá fazendo natação, competi algumas vezes. Depois fui fazer ballet, estudei durante 5 anos. Eu sempre achei corpo malhado bonito então resolvi fazer musculação. Troquei o ballet pela musculação e isso tem mais de 10 anos. Mas digamos que treinamento certinho já tem uns 7 anos.

2 Seu treinador (e marido) André Benkei é reconhecido mundialmente como preparador de lutadores, como foi pra dar tão certo essa sua rápida evolução?
10 anos de musculação não renderam tanto comparados aos quase dois anos de treinamento com o meu marido. Ele é bem detalhista e eu gosto disso. Para dar tão certo ele me diz o treino e malho sozinha, ele fica de longe observando rsrsrs. Sabe como é marido e mulher e eu sou muito questionadora... Mas mesmo assim ainda levo uns puxões de orelha. Quando ele fala que tenho que melhorar em alguma coisa vou lá e faço. Ele não é só o meu marido e treinador mas também o meu maior incentivador. A gente tem um "código de ética", digamos assim, eu me envolvo nas questões dele e ele nas minhas e com aprovação de um e do outro a gente vai tocando o barco.


3 Quais seus pontos fortes que você apontaria?
Eu tenho uma figura atlética e proporcional. Busco com os meus treinamentos um corpo feminino, malhado e suave, que é a proposta do figure. Sou determinada e sempre acho que posso aprender mais, melhorar mais. E o principal, me sinto muito confortável diante das luzes, o palco não me assusta, me transforma até.


4 O que você mais gosta de treinar?
Quadríceps. Eu treino com prazer, sofro com prazer. É o meu primeiro treino da semana.

5 Dieta, tem como ser prazerosa, qual a sua dica?
Eu cresci escutando que o que faz o tempero da comida é a fome. Quando se faz dieta é impressionante como uma salada bem temperada e uma carne grelhada é saborosa. Assim como a maioria das coisas da vida, o difícil é começar. Às vezes as mudanças são dolorosas, é difícil desapegar aos antigos hábitos, mas quando se tem em mente, quando realmente você deseja algo tudo flui. Optei por um esporte no qual tenho que me privar de uma coisa que eu adoro, que é comer. Não sou diferente de muita gente, adoro pizza, chocolate, sorvete, enfim... Mas aprendi a ser gentil com o meu corpo e ter uma educação alimentar. Para as pessoas que querem fazer dieta, não exija muito de si mesma. Se 100 vezes você sair do caminho, volte pro caminho 100 vezes, não desistir é o fundamental.


6 Quais suas pretenções esse ano de 2.011 nas competições?
Eu quero competir o máximo que eu puder. Quero competir no Arnold Classic em Ohio no dia 5 de Março, para isso eu tenho que me colocar em até quinto lugar em alguma competição NPC, por isso estou indo competir em Los Angeles dia 29 de Janeiro (Ironman Contest). A partir de Abril as competições na Flórida começam e vão até o final do ano. Vai ser um ano de dieta, treino, treino e dieta. Minha meta maior para o ano de 2011 é ganhar o pro card.


7 Deixe seu recado e faça seus agradecimentos.
Agradeço a oportunidade da entrevista no seu blog. Adorei demais. Quero agradecer também as pessoas que estão me dando apoio nesse começo, a galera do Boca Tanning Club, ao meu instrutor de pose Darrem Charles, ao Chuck Hersh, a Imperial Athletics Team e ao meu treinador, André Benkei.
Quem quiser acompanhar a minha trajetória nas competições pode acessar larasulianno.blogspot.com
Vai ter muita dica de alimentação, treino e fotos!
bjussss.

Lara Sulianno
http://larasulianno.blogspot.com/


O sol da justiça brilhará.
Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida.


Lara Sulianno


Regras do Figure:
A ênfase deve ser dada à forma e proporção feminina, enquanto treinada e com moderado nível de gordura, não podendo levar a definição ao extremo. A atleta não deve ter o grau de desenvolvimento, definição, separação e estriação de uma competidora de bodybuilding feminino.

O julgamento será conduzido em três etapas. A cada competidora na categoria será dada uma classificação, com base total dos critérios julgados.

O promotor do evento tem o direito de especificar o tipo de vestimenta a ser usada pelas atletas, podendo ser limitada a maiô ou biquíni de 2 peças e sapato de salto alto. As competidoras devem conferir antes com os promotores qual será o traje determinado para o evento.

A vestimenta deve ser escolhida de maneira que mostre melhor a forma e o condicionamento da atleta. O traje pode ser de cor sóbria ou multicolorido, bordado, ornado com pedrarias, lantejoulas ou borlas. O uso de maquilagem ou jóias é opcional e de escolha da atleta. Sapato de salto alto é padrão para as etapas 1 e 3. A aplicação de óleos para brilho do corpo pode se permitida.
ETAPA 1 – SIMETRIA – QUARTO DE VOLTA:

Todas as competidoras da categoria devem estar no palco em linha (reta ou curva) e em ordem numérica, todas de frente para os árbitros, na posição semi relaxada, com os tornozelos se tocando. O árbitro central instruirá as competidoras em grupo para executarem uma série de quarto de volta, permitindo aos árbitros observá-las de frente, de lado, de costas e novamente de lado, antes de retornarem à posição de frente. Quando os árbitros completam seu trabalho a Etapa 1 está concluída.

ETAPA 2 – ROTINA INDIVIDUAL – POSES LIVRES:

Cada competidora terá 90 segundos para exibir sua forma, condição física, carisma e habilidade de apresentação através da etapa de poses livres. A rotina deve ser uma criação artística, hábil e graciosa e deve incorporar algumas das poses obrigatórias de exposição do FIGURE.

A apresentação não deve ser de Fitness, nem conter movimentos de aeróbica, nem poses de bodybuilding. O Figure não permite poses com punhos fechados, as mãos devem estar abertas nas poses. Durante a apresentação da rotina a atleta deve usar biquíni e estar descalça. Competidoras e árbitros devem ser lembrados de que uma apresentação graciosa e empolgante é um fator importante, mas o aspecto essencial da competição é o critério aplicado ao julgamento FIGURE que foi abordado acima.

ETAPA 3 – COMPARAÇÕES:

Esta é a etapa das poses de comparação. Voltam todas as atletas ao palco e são chamadas em grupo pelo árbitro central para executar as seis poses obrigatórias, sendo que deve haver tempo suficiente para as competidoras manterem as poses, a fim de que os árbitros possam avaliá-las e tempo para descansar entre cada exposição. As poses são:

De frente exposição de braços acima da cabeça.
De lado exposição peitoral
De lado exposição tríceps
De costas exposição de braços acima da cabeça
De frente abdominais.

As poses, ou melhor as exposições do físico, são realizadas com as atletas de BIQUINI e salto alto. Também nesta etapa, competidoras e árbitros devem ser lembrados que apresentar-se de maneira graciosa e empolgante são fatores importantes, mas o aspecto mais importante é o critério aplicado ao julgamento FIGURE que foi abordado acima.


Olivar Leite.

2 comentários:

  1. Show de bola seu blog Olivar!!Não tinha visto antes, vou acompanhar a partir de agora,foto show também de apresentação!
    Robert Plant

    ResponderExcluir