Sim, alguns esportes caninos fazem parte da cinofilia.
A cinofilia é o estudo e a dedicação à criação e desenvolvimento de raças caninas.
Alguns esportes caninos que fazem parte da cinofilia são:
Canicross: Uma corrida cross country com cães, praticada em terrenos irregulares
Obediência : Um esporte que busca que o cão trabalhe com o seu condutor com perfeição
Agility: Um esporte canino que já teve o Brasil como sede de um campeonato internacional
Outros tipos de esportes para cães :
Esporte de pastoreio;
Esporte de obediência;
Esporte de proteção;
Esporte de mushing;
Esporte de corrida;
Esporte de rastreamento de caça;
Esporte aquático.
Canicross
Essa é uma modalidade que mostra que não basta ter um cachorro veloz. No canicross, a velocidade do dono é tão importante quanto a de seu cão.
Este é um esporte em que o cachorro é preso na cintura de seu dono com uma coleira elástica e puxa seu tutor “corredor”.
O mesmo ocorre numa modalidade semelhante, no bikejoring, ou dog bike, em que o cão também puxa seu dono. Neste caso, numa bicicleta.
Esportes assim podem ser praticados de forma recreativa ou competitiva e são considerados relativamente fáceis de se praticar:
Bola aérea
Assim como o canicross, esse esporte para cães também pode ser facilmente praticado de forma recreativa. No entanto, por ser um esporte de revezamento, é necessário ter outros cães envolvidos na prática.
Também conhecido como flyball, este esporte surgiu na década de 70. É uma modalidade divertida e excelente para cães de muita energia.
Nela, o cão ultrapassa alguns obstáculos até chegar à flyball box, onde pressiona um botão que solta uma bola de tênis no ar. O cão deve pegar a bola e levar até seu condutor. Em seguida, entra em campo o próximo cão da equipe.
Cada equipe conta com quatro cães, que devem fazer o percurso rapidamente.
Disc Dog
Disc dog é bem conhecido, inclusive de forma recreativa. Este é um esporte simples de praticar e auxilia em diversas habilidades do cão.
No disc dog, o treinador lança um disco, e o cachorro pega e o devolve. Numa competição, tanto a criatividade ao lançar o disco como a agilidade do cão na hora de pegar são avaliados como critérios importantes.
Alguns cães pulam e saltam alto para pegar o disco. É uma modalidade que treina resistência, capacidade de salto e, até mesmo, aterrissagens.
Agilidade canina
Essa deve ser uma das modalidades mais populares na categoria de esporte para cães. Nela, há uma pista com obstáculos.
Para completar a prova, o cão deve seguir as orientações de seu treinador/tutor.
A prática, conhecida, em alguns países, como dog agility, é extremamente dinâmica e testa a capacidade dos cães no quesito atlético. A prova é composta por túneis, rampas, gangorras e outros objetivos que constroem um percurso desafiador.
Dock jumping
Dock jumping também é conhecido como salto de doca ou mergulho em doca. A competição basicamente avalia a distância e a altura
dos cães numa piscina.
Este é um esporte relativamente novo, mas entre os praticantes de atividades caninas, já está ganhando notoriedade.
A prática conta com algumas variações que envolvem trampolim e brinquedos e é perfeita para cães que gostam de atividades na água.
A verdade é que não faltam possibilidades quando o assunto é esporte para cães. Buscar alternativas à rotina solitária dos animais em casa é importante para garantir saúde e qualidade de vida.
IGP é a sigla para Internationale Gebrauchshunde Prüfungsordnung, que em português significa "Teste Internacional de Aptidão de Cães de Uso".
É um esporte canino que testa a capacidade física e mental dos cães.
O IGP é composto por três disciplinas: Pistagem, Obediência, Defesa.
O esporte é dividido em três níveis de dificuldade: IGP 1, IGP 2 e IGP 3.
O objetivo do IGP é avaliar a capacidade de discriminação odorífera, a resistência, a coragem, a destreza física e mental, a vontade de trabalhar e a qualidade do treino do cão.
O IGP foi desenvolvido na Alemanha no início do século XX, inicialmente como um teste de aptidão para a raça pastor-alemão.
Hoje, muitas raças diferentes podem competir no IGP.
Compilado de textos extraídos da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário