quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MÁRIO SUKATA: MMA NA FACULDADE !!!
























Mário Sukata


faz parte da história das artes marciais no Brasil e no mundo.
Desde a sua aparição que já entrou para história, passeando pela Inglaterra em eventos na Russia onde enfileirou adversários de mãos nuas numa mesma noite, com história no Jiujitsu, no Submission, Judô, lutou o UFC, treinou e treina grandes nomes como Quinton Rampage, Cheick Kongo, Leonardo Chocolate entre tantos outros, seminários realizados em cada canto do planeta, agora Mário Sukata marca mais uma na sua história e do MMA,:

MMA na Faculdade !!!

Saiba tudo, conheça um pouco mais dessa fera que o que tem de casca grossa, tem de tranquilo, um verdadeiro faixa branca quando o assunto é marra!
Acompanhe abaixo;







1 - Você faz parte da história do Vale Tudo e MMA e hoje você mais uma vez entra para a história participando de um projeto inovador e de suma importância para valorização dos esportes de luta. Fale sobre esse projeto.

1-Bem, tudo começou quando me reencontrei com um aluno meu que hoje é coordenador do curso de Ed física na Unipe em João Pessoa -PB, Felipe Brandão. Conversando sobre meus projetos futuros, ele sugeriu que introduzíssemos o MMA com extensão do curso, claro que eu aceitei na hora. Projeto embrião, porém com bastante potencial recebe jovens e adultos de baixa renda para a iniciação na modalidade, e a resposta está sendo ótima. Nosso objetivo é despertar nesses jovens não só o interesse na prática do MMA como profissionais, mas também dar a ele uma atividade física que além de proporcionar condicionamento físico, defesa pessoal é (na minha opinião) um excelente mecanismo de auto-estima





2 - Universidade e MMA, quando que nos anos 90 nós imaginaríamos isso, como funciona isso na sua cabeça, que reflexão você faz desse momento ?

2-Simplesmente incrível.... como você mesmo mencionou, "quando imaginaríamos isso". A medida que o esporte cresceu, trouxe também uma legião de profissionais, adeptos, fãs, e quem não acompanha essa evolução do esporte fica para trás. O MMA  além de esporte é a profissão de muita gente, isso não apenas direcionado aos lutadores, mas nutricionistas, técnicos das modalidades de lutas, educadores físicos, etc. o MMA é uma realidade que veio para ficar as Universidades, escolas e autoridades competentes, não podem virar as costas para isso.



3 - Com esse projeto de fato quem serão as pessoas alcançadas?

3-além de jovens e adultos de baixa renda, também estão inseridos no projeto  atletas profissionais, como Cassio Jacaré, Arymarcel Santos entre outros, que tanto servem de estímulo para os que estão começando, como também fazem seu treino aqui comigo.



4 -  E na prática, como é realizado as aulas? Conte tudo.

4-Bom como sempre falo, o MMA é na minha opinião é um dos esportes mais difíceis, de se ensinar e aprender, em virtude das várias modalidades englobadas num só esporte. Eu gosto muito de uma definição dada em uma matéria que li  anos atrás que dizia:" para se comparar um lutador de MMA a um velocista de 50m, teríamos  que colocar um leopardo atrás do velocista para se equiparar os atletas"
Então é um trabalho lento porém bastante satisfatório, basta dizer que os alunos do projeto,(os não profissionais) não são praticantes de outras lutas, isso me proporciona a condição de ensina-los passando minha experiência todos os fundamentos, como cair, derrubar, movimentação de perna, strike, chão...enfim estamos na quarta semana de aula e já se vê os resultados.






5 - Você além de um lutador excelente você é um professor de MMA que considero um dos melhores do mundo. Além de seu amigo fui seu aluno e pude vivenciar a sua didática já na década de 90 diferenciada. E os alunos de MMA, alguma proposta de treinamento, camp ?

5- Nesse momento só estou treinando Brasileiros, viajo amanhã para Juiz de Fora onde Cassio Jacaré enfrentará o Joaquim Mamute, mas até o final devo fazer o camp do Kongo, não fechamos ainda, até porque estou bastante empenhado nesse projeto.




6 - Vamos rebuscar o passado pois tem muita gente que ta chegando agora e só conhece ( como diria meu amigo Bebeo) do UFC 00 pra cá. Relembre a sua estreia e o torneio que o revelou como um dos maiores cascas grossas do Jiujitsu ainda garoto e de faixa roxa.

6- Bom eu estava escalado pra lutar o torneio do UVF, e ao chegar no evento o Mario Yamaski me chamou e falou que o The Pedro que ia fazer a  super-luta com o Dan Severn havia se machucado e não poderia lutar, ele então perguntou se eu topava substitui-lo, nem pensei e falei : "claro que sim".
Desconhecido,faixa-roxa,22 anos.... a torcida toda pensou que seria um massacre, afinal de contas eu estava a ponto de enfrentar o  THE BEAST, campeão do UFC, mas logo nos primeiros minutos eu comecei ganhar admiradores e o ginásio em peso ficou do meu lado, foi uma noite incrível, lutamos por 40 minutos sem luvas, 30 no tempo normal e 10 de pro rogação




7 - Tenho lutado para que nomes como o seu, de Ivan Gomes, Waldemar Santana, Carlson Gracie, Parazinho, Rei Zulú, Euclides Pereira e tantos outros não caiam no esquecimento. Que nomes aqui citados foram importantes para a sua vida e escolha de ser um lutador ?

7- Com certeza o Carlson Gracie em primeiro lugar, quem conheceu o Carlson sabe do que estou falando, ele contagia a gente com histórias e sua didática, seguidos pelo Ivan Gomes, Rei Zulu........ nossa são tantos, mas esses três ai foram ícones do esporte.



8 - Irmão deixe aqui o seu recado, sua mensagem e faça seus agradecimentos

8- Olivar...falar de você eh chover no molhado,  quero te agradecer mais uma vez pela oportunidade de falar do  meu trabalho, você é  sem duvidas um dos maiores divulgadores  e incentivadores do esporte. Agradecer ao coordenador do curso de Ed. Física da Unipe, Felipe Brandão, minha família, amigos e alunos.

abração








                                                            Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário