segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CAIR E LEVANTAR: SENSEI MARQUINHO LEITE.






















" Cair e levantar: um simples aprendizado, uma grande lição de vida!

Ao iniciarmos a prática do Judô as primeiras lições práticas consistem em aprender a cair. Muitas crianças se surpreendem com essa realidade pois chegam no dojô esperançosas em aprender a derrubar. Mas primeiro elas tem que aprender a cair...Muitos são os aspectos a serem abordados na prática dos ukemis, mas no momento vou atentar apenas a um deles - a humildade. Por mais que você seja um exímio na arte de "quedar" em algum momento da vida você vai cair, tenha certeza disso! Por isso o Judô te ensina primeiro a cair, assim quando a inevitável queda acontecer você estará habituado não só a cair, mas a levantar e prosseguir.
Traçando uma analogia com a vida, muitos têm sido ensinados a buscar o sucesso, mas poucos tem aprendido a compreender a derrota como oportunidade de auto conhecimento. Como é importante aprender a cair, levantar e prosseguir!
Ao longo de 35 anos ministrando aulas de judô já ví muitos garotos e garotas desistirem ao provarem pela primeira vez uma derrota. Eles não tiveram a humildade de cair, levantar e prosseguir...E dessa forma se privaram de aprender um pouco mais a cerca de sí mesmo. Aprender a cair é muito importante pois nos dá a dimensão da nossa humanidade, frágil, falível e suscetível a quedas. Por isso a primeira lição do judô é aprender a lidar com as quedas.

Pense nisso... "




                                                        Sensei Marquinho Leite
                                                                     5 Dan

Nenhum comentário:

Postar um comentário