quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ABU DHABI GRAND SLAM: A CAPACIDADE DE REALIZAR SONHOS.






Abu Dhabi Grand Slam
A capacidade de realizar sonhos.















O que foi visto e realizado nesse último fim de semana no Rio de Janeiro no HSBC Arena foi algo antes apenas sonhado pelos atletas de Jiujitsu do Brasil da geração dos anos 90 e 2.000.
A excelência da organização desse evento trás um leque de possibilidades e certezas de que quando se tem o interesse real de fazer algo pelo esporte, por amor e com apoio de autoridades fortes ( leia-se Sheikh Mohammed Bin Zayed )


Do layout da competição, o transitar dos Mestres Walter Matos e Mário Sperry recebendo a todos com carinho e atenção, passeando por cada detalhe como a montagem das áreas, a tecnologia usada em prol do atleta e dos árbitros, a preocupação com o cronograma a ser seguido à risca, sem falhas, a qualidade dos árbitros escolhidos tendo a  frente Alex “Negão”  que viveu os tempos chamados de ouro da competição da Arte Suave no Brasil que com a bagagem de ter vivido, suado e sangrado por esse esporte, trás uma reserva moral inabalável no tocante a qualquer ser humano no mundo de imaginar duvidar de sua capacidade, além de manter uma servidão ladeada por um sorriso amigável, representa bem uma equipe que tem nomes como Julio César, Luis Kbelinho, Pirulito , Serginho, Fabinho, Carlinhos entre tantas outras feras .




Você nunca fica só no Grand Slam, sempre tem alguém disposto a te ajudar ou mesmo pedindo que você faça algo em prol do evento.
A equipe comandada por Valério tem um olhar crítico sobre as coisas muito interessante, pois eles não só apontam os detalhes que possam não estar com o padrão de excelência, eles mesmo se dispõem a resolver cada um deles ou mesmo te ajudar a resolver qualquer situação por menor que seja que não esteja no mais alto padrão de qualidade que o evento exige.


Muitas coisas me marcaram nesse evento e eu tenho estado em eventos de Jiujitsu em todo Brasil, do Maranhão ao Rio Grande do Sul e sem medo de errar posso confirmar; esse foi o mais bonito e organizado campeonato que já pude ver.

Logo no primeiro dia algo não pode ficar sem ser notado da forma como ele fez as coisas acontecerem, Ahya Mansoour ganhou peso e absoluto na faixa marrom trazendo todos os holofotes da imprensa para sua conquista muito importante, que nada mais é o reflexo de um trabalho árduo e muito forte que vem de anos nos Emirados. 


Também na faixa marrom no Master 2, destaque para a fera da Barra Gracie, Reginaldo Cardoso Liani que venceu categoria e absoluto lutando muito. 


Na faixa preta Weber deu um show vencendo o absoluto master usando a meia guarda, característica da sua academia a Gordo Jiujitsu e do seu Mestre Roberto Corrêa, o Gordo. Weber puxou, raspou, evoluiu passando e montando ou pegando as costas para finalizar quase todas as lutas. Na saída do ginásio, eu e os Mestres Walter Matos e Mário Sperry podemos ouvir do único adversário de Weber que não foi finalizado o seguinte elogio: “ Cara o Weber lutou muito e cara eu sou bem mais leve que ele e ele não fez uma grosseria comigo, usou mesmo só a técnica”   


O lutador do UFC Thales Leites lutou na categoria acima de 94 kg. e enfrentou só gigantes, não só no tamanho como também no Jiujitsu basta ver a foto do pódio. Thales só fez lutão e já na semi final enfrentou um lutador muito bom o Tiago Gaya que sofreu uma raspagem no inicio da luta, Thales evoluiu e pontuou algumas vantagens mas Gaya devolveu a raspagem, Thales tornou a raspar e passou a frente no placar, Gaya começou então uma blitz na guarda de Thales lutando contra o placar e o tempo e em meio a blitz faltando poucos segundos Thales numa plástica raspagem carimbou o passaporte para a final. Do outro lado um grande amigo, muito querido passava a guarda e finalizava seus adversários com um Judô afiado e agressivo e seu estilo contundente de amassar seus adversários; Luis Felipe Big Mac.
Na final Big Mac deu uma pressão em pé, Thales sobreviveu as quedas e conseguiu puxar e num movimento rápido pegou as costas de Big Mac contabilizando os pontos para se sagrar campeão da categoria.
Era o dia do lutador do UFC, lutou muito !



Falando das meninas .

Eu poderia ficar aqui horas mencionando a qualidade dessa etapa do Grand Slam, pois as meninas deram um show !
Vou destacar a aluna de Escobar Tatu, Julia Boscher que deu um verdadeiro show na faixa roxa numa categoria dificílima com atletas técnicas e fortes nivelando toda a categoria. Destaco Marina Ribeiro que como sempre se lança no absoluto e faz verdadeiras batalhas com as grandonas, além de ter vencido o peso. Destaque também para a atleta do De La Riva Claudia Val que fez uma final no peso contra a campeã Tayane Porfirio que levantou o público presente. Claudia tem um Jiujitsu fino ( típico dos lutadores alunos de Ricardo De La Riva ) mas acabou sendo raspada no último instante pela garota de 20 anos ( sim eu perguntei a idade dela ) que venceu também o absoluto, se tornando o grande nome no feminino do Grand Slam. E imaginem quando a aluna do Gigi Paiva ficar “mais velha” e faixa preta ...
Parabéns Tayane !







Nas categorias mais importantes, adulto faixa preta, destaco a participação de Victor Bonfim com um jogo muito competitivo e justo que o colocou no lugar mais alto do pódio o confirmando como um dos melhores na categoria da atualidade.



O tri campeão mundial Celsinho Venicius estava se dedicando mais ao MMA, mas após sua participação no Grand Slam, resolveu pegar o avião em São Paulo e vir para a sua terra, desta vez mais focado e mais treinado, derrubando a descrença de alguns que achavam que ele não teria chances. Melhor que discutir é provar. E foi isso que o atleta formado por Roberto Correa, o  Gordo que é líder da Ryan Gracie em São Paulo fez. Passou por todos os jovens talentos e subiu no lugar mais alto do pódio.



Evangelista Cyborg provou que dedicação, treino duro e não desanimar são ingredientes necessários para alcançar um dia tão especial quanto esse em que o consagrou campeão peso e absoluto do maior e melhor evento de Jiujitsu já realizado em solo brasileiro.
Cyborg fez jus ao nome e usou de muita força, preparo físico e Jiujitsu para subir duas vezes ao pódio, um gigante com coração de menino, e nas duas vezes que foi receber a premiação foi até mim e disse : “ Evangelista Cyborg, futuro campeão do UFC “ ... VAI DUVIDAR ?




Gostaria de fazer um agradecimento mais que especial ao Elias Eberhardt , ao todos da equipe do Grand Slam que facilitaram meu trabalho, aos Mestre José Mário Sperry e Walter Matos, a cada atleta que me honrou com palavras de carinho antes de subir ao pódio e a todos que enalteceram meu trabalho, meu muito obrigado.




Confira todos os campeões:
Masculino :

Até 62kg: João Miyao (Cícero Costha)
Até 69kg: Paulo Miyao (Cícero Costha)
Até 77kg: Celsinho Venicius (Ryan Gracie)
Até 85kg: Patrick Gáudio (GFTeam)
Até 94kg: Erberth Santos (Ryan Gracie/AlmeidaJJ)
Acima de 94kg: Ricardo Evangelista (GFTeam)
Absoluto: Ricardo Evangelista (GFTeam)

Feminino :

Até 62kg: Marina Ribeiro (UAEJJ)
Acima de 70kg: Tayane Porfírio (Alliance)
Absoluto: Tayane Porfírio (Alliance)

Equipes:

Primeiro – GFTeam
Segundo – Nova União

Terceiro – Cicero Costha





Fotos: Flash Sports.
Confira o show de imagens aqui: https://www.facebook.com/flashsport.brasil/?fref=ts


                                                Olivar Leite.

Um comentário:

  1. Evento grandioso, porem pecou nas fotos dos pódios da Master 2 de sábado de manhã que não foram publicadas, ficamos na mão. Do mais, evento mais grandioso que aconteceu no Brasil.

    ResponderExcluir