quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EDUARDO FIGUEIRA RODRIGUES: Porque treinar SAMBO? Quais os Benefícios?






                                                          Eduardo Figueira Rodrigues



Sambo ou Cамбо, em russo, é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.

SAMBO é um acrônimo de "CAMооборона Без Oружия" (SAMooborona Bez Orujia), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas".

O SAMBO se originou da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo; porém, independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas com o mesmo nome (SAMBO), no entanto, com estilos diferentes.

O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô.

As influências Oshchepkov eram os Aiki-jiujitsu, Tenjin Shin’yo Ryu e Kito Ryu além do JUDO, esse último com maior influência no SAMBO esportivo. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao SAMBO atual.

O SAMBO possui quase todos os movimentos que se possa imaginar e técnicas englobando todas as distâncias de combate: punhos, cotovelos, joelhos, pernas, quedas, projeções, raspagens, estrangulamentos, chaves e todos os tipos de submissões. Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do SAMBO.

Para uma breve abordagem sobre as regras, deve-se considerar:

O sambo esportivo- de modo genérico é constituído por um misto de Wrestling e Judô. Ele possui todos os tipos de projeções e catadas de perna e praticamente todas as submissões, como chaves de pé e submissões do jiu-jitsu, exceto estrangulamentos.

Porém, sua característica Temporal é similar ao judô, pois o trabalho de chão deve ser Dinâmico... não podendo parar e controlar como no jiu-jitsu... ou seja, se não finalizar o adversário, logo a luta volta em pé.

Na pontuação existe o Ipon como no Judô, ou seja, quem projeta permanecendo em pé, sem tocar os joelhos no chão.

Se cair junto com adversário de costas, contam-se 4 pontos

Caindo lateralmente, tipo wazari do judô, vale 2 pontos

Caindo de Joelhos vale 1 ponto

Imobilização por 20 segundos gera 4 pontos, se o adversário for imobilizado de 15 a 19 segundos, obtem-se 2 pontos.

Após uma imobilização de 4 pontos não poderá haver outra imobilização.

Diferença de 12 pontos encerra o combate

O tempo de luta é de 5 minutos cronometrados, ou seja, o cronômetro para a todo instante.

 

Sambo Combat (Similar ao MMA)

Para o Sambo Combat são válidos golpes de quedas, imobilizações, chaves de braço e chaves de pernas, estrangulamento (com exceção de chave de calcanhar e mão de vaca).

Com as mesmas regras do Sambo Esportivo, acrescenta-se ainda o Nocaute por soco ou chute, e a possibilidade de estrangulamento.

Após um golpe certeiro que leve o atleta ao chão é considerado knock down, e essa ação vale 04 pontos, caso o praticante levante, e após a avaliação do árbitro (o qual força os punhos do lutador para baixo) e o atleta não esteja com os punhos firmes, é considerado Nocaute técnico pelo árbitro.

Também valem golpes traumáticos como: cotovelada, joelhada, cabeçada, ground end pound com socos, joelhos, cotovelos (não vale tirar o joelho do chão, e nem aplicar cotoveladas de cima para baixo).

 

O material de segurança é obrigatório, capacete, Kurtka(kimono), Luvas, Coquilha (protetor genital), Caneleiras e sapatilhas.

 


Como essa configuração de regras pode gerar benefícios ao lutador moderno?

É ai que entra o grande benefício do Sambo para atletas de alto rendimento.

Entendemos que competidores treinam de acordo com as regras que vão competir, levando em conta essa hipótese, o praticante de Sambo, entendendo que se ele trocar golpes a luta toda, mesmo que leve grande vantagem, mais não cause knock down ou nocaute e for derrubado no final... perde a luta por pontos, pois quedas valem 4 pontos.

Por isso, cada soco ou chute de um lutador de SAMBO deve ser preciso e aplicado para derrubar... aniquilar seu oponente.

Podemos lembrar da saudosa época do Pride e do super campeão Emilianenko Fedor, quando seus socos devastadores avariavam todos seus oponentes... Ele sempre treinou para isso...São as regras do Sambo.

Outro benefício está no enorme repertório de projeções... lembrando novamente das regras: derrubar gera 4 pontos e diferença de 12 pontos acaba a luta.

Seguindo essa linha de raciocínio é fácil constatar que os atletas de Sambo vão te derrubar a luta inteira, não vão parar de atacar pois no Sambo a luta tem que ser dinâmica, pois se não, volta em pé... e com isso começa a se moldar uma máquina de golpear precisa, com uma aptidão cardiorrespiratória fortíssima, repertório de chaves de perna em qualquer posição, pois o lutador de Sambo não se preocupa em passar a guarda, pois passagem não vale ponto. Então, é melhor golpear e sair para chave de pé e definir o Combate.

O Sambo não é nenhuma arte marcial milagrosa de técnicas secretas e melhores do que as já existem em outras artes marciais... porém, tem característica própria de treinamento devido a sua configuração competitiva fazendo do lutador de Sambo uma máquina precisa, incansável e perigosa para lutar.

Podemos concluir que treinar e competir bastante nas regras do Sambo podem gerar benefícios enormes para um atleta de alto rendimento e assim transferir essas valências para uma competição profissional de MMA.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Muito objetivo e esclarecedor! ♥

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvidas disso... Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  3. com este informativo, muitos vão ver o quanto é importante o sambo para o MMA, e para a formação das crianças e adolescentes, que venha mais como estes

    ResponderExcluir
  4. As técnicas do sambo são muito interessantes e algumas podem ser utilizadas ou adaptadas por atletas de jiu-jitsu e Judô

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto Mestre Eduardo. Sou praticante de Sambo há cerca de 3 anos, aluno do Prof. Marcos da Iron, e fico muito satisfeito em saber que pessoas competentes e engajadas como o senhor estão trabalhando para a divulgação e o crescimento da arte em nosso país. Em nossa academia temos ótimas referências do seu trabalho. Um grande abraço, oss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro o prof. Marcos faz um ótimo trabalho ai na sua região... um forte abraço a todos ai da academia e continuem treinando.Abraços ossu!

      Excluir