terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

CÃES : CURAM ATRAVÉS DA FELICIDADE !

 




São mais de 40 anos ligado de alguma forma com os cães .

Estive envolvido com algumas raças e cheguei a ser referência em algumas delas como os American Staffordshire Terrier e Old Bulldog entre tantas outras criadas como o Fila Brasileiro , Bulldogue Americano e hoje tenho cães da raça Cane Corso e Bullmastiff .

Com a explosão da internet os cães não ficaram de fora dessa também explosão de conhecedores , treinadores e criadores ...

Todo mundo se intitula mestre do assunto e como tal cometem o maior erro que em todas as áreas e assuntos também estão cometendo ; não aceitam a opinião contrária .

De um lado o pessoal do " cão funcional " que atacam os criadores de exposição de beleza onde o cão tem que morder, como morder fosse quase um mantra, e que a única função do cão seja essa num universo imenso de possibilidades .

Do outro os criadores de cães de exposição de beleza que primam pelo " padrão da raça " por títulos e glamour que em sua grande maioria, é assim como dos " funcionais " extensão dos seus egos que transbordam muita das vezes pela coleira que seguram na mão .  

A muito tempo atrás existiu um cão no Rio Grande do Sul , um AST que participava de exposição de beleza , vencia e atravessava a fronteira para participar de rinhas na Argentina.

Morreu aos 8 anos numa rinha contra um jovem e forte Dogo Argentino .

Esse cão se chamava " Tchê "

A minha intenção contando essa história não é de maneira nenhuma dizer que apoio rinhas mas apenas para ilustrar radicalmente que é possível ter um cão excelente para trabalho e exposição . Não será fácil !

Quando vejo amigos meus criadores novos com 15, 20 anos de criação esbravejando que cão tem que ter função, tem que morder , ele desabilita aquele cão que faz companhia para uma Senhora idosa que com os filhos morando em outras cidades , tirando esse ser humano da total solidão, enchendo a casa de carinho, livrando essa pessoa de doenças sérias psicológicas , de uma profunda depressão .

Em contrapartida o que dizer de um cão de guarda como um Fila, um Rottweiler ter que permitir, aceitar que um estranho ( juiz ) meta a mão na sua boca para verificar os dentes ... cabe contrassenso ?

O que dizer também dos corpos dos cães de trabalho levados a uma dieta restrita com muito exercícios para ficarem extremamente musculosos e fibrados como um bodybuilding em competição ?




Tive criando Filas por 9 anos e tinha nesses cães uma segurança absurda, levava para casa todo fim de semana uma quantia significativa de dinheiro em espécie , soltava os 9 e acreditava por ter tido várias provas que estava seguro, e hoje vejo criadores dizerem que o Fila, aquele que tinha escrito no seu Padrão da raça : " ojeriza á estranhos " não serve pra guarda !

Vejo criadores com filhos pequenos em casa se vangloriarem de terem cães que se " pegarem seus filhos e esposa matam !!! "  Será eu que estou  ficando louco ou isso soa insano ?

Como fica a questão do cão equilibrado ?

Cabe muita discussão com pontos positivos de ambos os lados mas uma coisa é certa, alguém que esteja triste, com sobrepeso , com crise de ansiedade, tristeza profunda e até depressão, ao ganhar um cão , colocar uma coleira nesse animal, sair para passear, corre o risco de com pouco tempo se curar .

Os cães curam e te fazem bem demais !

Funcionais ou de exposição !


       

Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário