quarta-feira, 20 de julho de 2016

UM OUTRO CONTO RUSSO POR RICCARDO RAMBO.







Um outro conto russo
Por Riccardo Rambo (Ricardo de Barros)



















Moscou. Dezembro de 1976. Em uma pausa do trabalho no Laboratório, Yuri Verkhoshansky pega seu saxofone e começa a acompanhar o jazz que escuta em sua vitrola.

A União Soviética tinha ganho novamente as Olimpíadas e todos os estudos sobre a eficiência do método de choque estavam concluídos com sucesso.

Yuri lembra da primeira vez que propôs o salto profundo para os principais treinadores da União Soviética e de como sua ideia foi inicialmente rechaçada. Ele quase ri... Mas mantém a pressão no instrumento, elevando o som.

Um de seus estudantes de pós-graduação entra em sua sala e apresenta uma ideia para um experimento, quase um desafio: Pesquisar o método de choque em um weightlifter que havia se retirado das competições.

O levantador era Yuri Kozin, recordista mundial em 1972. Seu melhor resultado era de 170 no snatch e 210 no clean & jerk.

A primeira etapa do treinamento durou 5 semanas e tinha como objetivo a formação do fundamento da força e velocidade através do trabalho com peso e, o desenvolvimento da força explosiva mediante saltos profundos. O volume foi de 310 saltos profundos, 300 toneladas nos exercícios e 74 toneladas nos agachamentos. Após esta etapa, em março de 77, o resultado foi de 162.5 kg no snatch e 210 kg no clean & jerk.

A segunda etapa tinha o objetivo de melhora da técnica e não incluía os saltos profundos. O volume foi de 226 toneladas nos exercícios e 57 toneladas nos agachamentos. O resultado foi de 165 no snatch e 215 no clean & jerk.

A ultima etapa, 4 semanas, tinha o objetivo de intensificar o trabalho de força e velocidade durante a preparação para o campeonato da Rússia. O volume foi de 310 saltos profundos. O volume dos exercícios e agachamento foi diminuído para 176 e 40 toneladas, respectivamente.

Nas competições em maio de 77, Khozin bateu seu recorde: 167.5 kg no snatch e 217.5 kg no clean & jerk. No final do ano, repetindo o treinamento, levantou 170 e 220 kg na Copa da Rússia.

O aluno de Verkhoshansky entra correndo no Laboratório para dar a notícia. Yuri ouve e se mantém sério. Mas abre um sorriso quando o aluno sai. Yuri era um alquimista do treinamento. Sua especialidade era resolver problemas de treinamento, quando tudo o mais já não dava mais resultado.


Ele sabia do resultado do experimento desde o princípio...





Texto autorizado pelo autor, meu amigo pessoal,



                                                            Olivar Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário