Páginas

quarta-feira, 3 de maio de 2023

TUDO EVOLUI ! POR QUÊ O KARATE NÃO ?

 




Tudo Evolui! Por quê o Karate não?


O sol nasce nos dando um novo dia, o seu percurso sempre é o mesmo, seus raios sempre nos encantam, como nada é estático, fazemos cada nascer do sol um dia melhor que o outro.

O sol que nasceu em Shuri l, província de Okinawa, em 1868 no nascimento do então garoto Funakoshi teria sido o mesmo sol dum dia qualquer do ano 1902 quando este já mestre fez sua primeira aparição? 

Ou quem sabe esse sol teria se igualado há um dia do ano de 1921 quando fez sua segunda exibição de karate agora em Tóquio?

 Com certeza o sol era o mesmo, mas os dias eram diferentes, o mestre tinha evoluído e tornando-se bem diferente e com certeza com um karate mais evoluído do que aquele da sua origem, isso o colocou num patamar de destaque deixando assim o karate de Okinawa (TE) para seguir o seu próprio caminho no karate com habilidade e maestria.

 Na época ele foi muito criticado por seus compatriotas, mas era o começo da evolução e exportação do karate para o mundo. 

As mãos do karate se alongaram, agora vieram outros precursores anunciando assim um karate mais evoluído onde mulheres, homens e  crianças podiam treinar esta bela arte.

Aqui podemos frisar os mestre Hirokazu Kanazawa e Masatoshi Nakayama que viajaram o mundo divulgando o karate, impulsionaram mudanças evoluindo mais ainda a arte, deixando-o num topo invejável, ambos discípulo do mestre Funakoshi.

Como dizia o filósofo Nietzsche: “tudo evolui; não há realidades eternas”. Se tudo evolui, tudo muda.

O nosso karate não poderia ser diferente, na Europa, acredito eu que lidera o ranking, nas américas e em especial o nosso país o karate tem evoluído sistematicamente, claro que aqui falo da organização CBK que segue a WKF, onde está é forte na Europa.

Aqui quero fazer uma comparação entre a água dos rios e o karate, ambos passam nas nossas vidas, o que devemos saber é usar os dois com sabedoria, mesmo sabendo que a água do rio não é a mesma, mas o karate é, e ele nos proporciona condições ideais para o aprendizado e evolução. 


OSS!


Joaquim PEDRO ALMEIDA Ribeiro



2 comentários: