Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

FIJ : MUDANÇA NA FAIXA ETÁRIA DO JUDÔ VETERANOS !

 





Mudança na faixa etária no judô veterano .


" A mudança da classificação da faixa etária do judô veteranos me parece um erro gigantesco .

A divisão de classes a cada 10 anos pode trazer prejuízos esportivos e técnicos para a classe que podem fazer com que haja uma evasão  de atletas das competições .

Nos últimos anos a classe de veteranos tem crescido de maneira exponencial em todo o mundo e no Brasil não é diferente .

 Hoje o campeonato brasileiro de veteranos é uma super festa de judô isso sem falar nas várias copas espalhadas pelo Brasil o que permite que nós , judocas mais experientes, possamos nos manter lutando durante todo o ano . 

Para muitos veteranos , as competições são uma grande oportunidade para conhecer novos amigos , mostrar para os filhos que estamos na ativa , para as esposas( maridos)que ainda podemos render como atletas e provar para nós mesmos que ainda podemos produzir no  esporte e consequentemente termos uma idade avançada de maneira muito mais saudável . 


Dito isso, o que eu penso que acontecerá com a mudança ?


Primeiro , quando o colega completar 48 ou 58 , ainda q ele seja forte e competidor , vai notar uma diferença muito grande pra lutar com os de 50 ou 51 . Isso por consequência, levará a treinos mais intensos ( na esperança de superação) e mais possibilidades de lesões além de outras doenças ocasionadas pelo esforço além das suas possibilidades ( limitações próprias da idade) ,assim ,

 alguns naturalmente pararão de competir ficando apenas os naturalmente mais fortes e preparados .

Vale lembrar que nossa classe não tem como objetivo selecionar os melhores e sim, agregar a maior quantidade de judocas possível . Aquele judoca das antigas que voltou a treinar 1 ou 2 vezes por semana e se anima com a possibilidade de competir novamente vai sair de cena o que é triste . 

Pessoas com 59 anos tem risco aumentado de infarto do miocárdio , acidente vascular cerebral ou morte súbita quando comparados aos de 50 anos . Essas complicações podem ser desencadeadas pelo esforço exagerado que vai acontecer no afã de disputar um campeonato com alguém muito mais novo . Essa condição pode levar a um outro perigo , atletas na ânsia de melhorar o desempenho ,  passe a lançar mão de substâncias ilícitas o que , por si só, já aumenta o risco das doenças previamente citadas . 

Enfim , não vejo muita razão para troca de idade , mas vejo , sim , muitas coisas contrárias . 

Entendo que a federação internacional , por meio de sua comissão médica , reveja o critério e volte atrás na decisão . "


Marcio Barbosa 

Médico cardiologista 

Shodan da academia de judô Ação São Luís - MA

BI Campeão Mundial de Judô Veteranos .




Nenhum comentário:

Postar um comentário