Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2022

HISTÓRIA DO MOTO CLUBE : 85 ANOS !!!!

 





História do Moto Clube 

Foi na casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu César Alexandre Aboud que surgiu, no dia 13 de setembro de 1937, o Moto Club com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. 

No entanto, é no futebol que o Moto Club alcança grande notoriedade. 

Em 1939 foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. 

Com seu próprio estádio, pois o Moto Club foi o único time do estado a ter um, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. 

Mas em 1972 o estádio é demolido e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.



 A primeira diretoria do Moto foi eleita com os seguintes componentes: 

Presidente: Cap. José de Ribamar Campos 

Vice-presidente: Cap. Aluísio de Andrade Moura 

1º Secretário: Raimundo Baima 

2º Secretário: Nagib Moucherek 

Tesoureiro: Antenor Monroe

 Branca e verde eram as primeiras cores no uniforme do Moto Club, mas, por influência do presidente César Aboud, foram transformadas em rubro-negro, quando foi criado o departamento de futebol.

 A estreia do Moto Club como time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939, contra o Ateneu, campeão estudantil.

 O resultado foi 1 a 1 - com o gol do Moto marcado pelo atacante Bibi. 

O time do Moto Club na época era formado por: Wilson, Jaime, Adolfo, Pavão e Feliciano, Mosaba, Bibi, Elvite e Leônidas, Ary e Bilau. 




Além de praticar o futebol, com participação em todas as categorias (profissional, júnior e juvenil) o Moto Club participará na atual administração em outras modalidades tais como: ciclismo, handebol, voleibol, atletismo, futebol de salão e futebol feminino, terceirizando essas atividades com uma cooperativa, constituída de técnicos em esportes nessas modalidades.


Obs : Texto extraído do blog Anotando Fútbol do Uruguay.






Nenhum comentário:

Postar um comentário